Dirceu Portugal /Fotoarena/Folhapress

MPF recomenda distribuição de cloroquina em municípios de Minas

25.05.20 10:02

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais enviaram uma recomendação ao governador do estado, Romeu Zema, e a prefeitos de 46 cidades para recomendar a adoção do novo protocolo do Ministério da Saúde para uso da cloroquina, divulgado na última quinta-feira, 21. As orientações da pasta preveem a prescrição do medicamento a pacientes com sintomas leves da doença.

O MP pede providências para garantir a distribuição da cloroquina e da hidroxicloroquina nessas cidades. O documento é assinado por promotores do MP de Minas Gerais e por procuradores da República em Ituiutaba, responsável pela atuação em 46 municípios como Uberlândia, Paracatu, João Pinheiro e Campina Verde.

Os representantes do Ministério Público citam dezenas de estudo relacionados à cloroquina e lembram que o governo enfrenta dificuldades para comprar respiradores e equipar unidades de tratamento intensivo. “A elaboração de um protocolo clínico farmacológico para tratar preventivamente e em estágios iniciais a infecção causada pelo novo coronavírus é uma estratégia sanitária de vital importância para a preservação do maior número de vidas possível”, argumentam os procuradores e promotores.

Os representantes do MPF e do Ministério Público de Minas Gerais deram prazo de cinco dias para que o governador Romeu Zema e os prefeitos citados informem se cumprirão a recomendação. No ofício, os promotores e procuradores pedem providências para garantir a distribuição da cloroquina e da hidroxicloroquina em unidades da rede de saúde dos municípios.

Mais notícias
Assine agora
TOPO