MPF pede esclarecimentos sobre agenda de presidente do ICMBio com pecuaristas
O Ministério Público Federal pediu ao presidente do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, esclarecimentos sobre a presença dele em uma reunião com pecuaristas que atuam na Reserva Extrativista Verde para Sempre, no Pará, prevista para 14 de março. O órgão ministerial lembrou que a criação de gado nesse...
O Ministério Público Federal pediu ao presidente do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, esclarecimentos sobre a presença dele em uma reunião com pecuaristas que atuam na Reserva Extrativista Verde para Sempre, no Pará, prevista para 14 de março. O órgão ministerial lembrou que a criação de gado nesse tipo de unidade de conservação é permitida apenas para comunidades tradicionais e para subsistência.
A participação de Homero no “III Encontro dos Criadores de Gado da Resex Verde para Sempre” tem sido divulgada nas redes sociais. Para a Procuradoria da República no município de Altamira, “a presença do Presidente do ICMBio em evento voltado para a criação de gado em uma Reserva Extrativista pode ser incompatível com o exercício de sua função pública.”
Assinado por 11 procuradores, o ofício ressalta, ainda, que cabe a Homero “garantir o cumprimento das finalidades das unidades de conservação, devendo tal conduta ser adotada tanto em suas manifestações formais quanto em manifestações públicas”.
A Reserva Extrativista Verde para Sempre foi criada em 2004 para proteger 1,3 milhão de hectares de florestas ainda preservadas na região do baixo Xingu, onde moram cerca de 10 mil pessoas em comunidades com tradição extrativista, ribeirinha e de agricultura familiar. As famílias criam animais de pequeno porte e, com base em planos de manejo aprovados pelo poder público, podem explorar recursos madeireiros. A presença de grandes criadores de gado e de pecuária extensiva, contudo, é vedada na área.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Vera
2020-02-18 09:48:39O MPF serve pra isso ? Pra tomar conta dos passos do governo ? Onde estavam enquanto acontecia a maior roubalheira do MUNDO no Brasil ?
Eduardo
2020-02-18 09:17:19Bolsonaro já tentou colocar o ministério do meio ambiente na pasta da agricultura. Quer entregar o galinheiro para as raposas. Ignorante e criminoso ambiental.
Juarez
2020-02-18 05:48:11O que tem há ver a foto do " cochinha" com a matéria. Muito confuza.
Amilton
2020-02-17 23:23:25Os esquerdopatas dominaram o judiciário e, estão dando ordens no executivo, ou melhor, estão mandando mesmo, é uma vergonha. Xô satanás, deixa o Brasil em paz!
Jairo Cabral DF
2020-02-17 23:19:20Meu Santo Deus, são 1,3 milhão de hectares para que 10 mil homo sapiens que NADA produzem mantenham uma biodiversidade que gera ao menos um automóvel por ano de renda... Não há lógica nessa insistência em manter humanos a 60 mil anos de atraso......
Rafael
2020-02-17 22:16:07É necessário mudar essas regras peculiares imbecis, criadoras de castas, que só servem para serem burladas.
Jose
2020-02-17 20:54:56MP está certo. Há milhões de hectares de área desmatada na Amazônia para criar gado. Por que os grileiros querem criar gado dentro de uma unidade de conservação com o apoio do Presidente do ICMBIO? Há algo muito estranho nesta história!
Ricardo
2020-02-17 20:04:55Vão trabalhar Srs. procuradores de bobagens.