Adriano Machado/Crusoe

MPF investiga baixo investimento do governo para enfrentar a Covid-19

02.06.20 19:01

A Procuradoria da República em Brasília abriu investigação para apurar a baixa utilização do orçamento para enfrentar a pandemia do novo coronavírus pelo governo Jair Bolsonaro (foto). Segundo o Ministério Público Federal, até 27 de maio, apenas 6,8% dos recursos disponíveis foram aplicados. Os repasses a Prefeituras e Estados também “sofreram retenção”.

Ao abrir o inquérito, os procuradores afirmam que “é fato notório que o número de casos confirmados de Covid-19 continua em ascensão, destacando-se o Brasil em relação aos demais países do mundo pelo alto número de casos por habitante, de forma que se esperaria a utilização dos recursos disponíveis para seu enfrentamento de imediato”.

“Diante do quadro apresentado, mostra-se oportuna a realização de diligências com o fim de melhor instrumentalizar o presente expediente, especialmente no sentido de averiguar as razões pelas quais a União não vem se utilizando, até o momento, das verba”, diz o Ministério Público Federal.

Os procuradores requerem do Ministério da Saúde justificativas para “a utilização de apenas R$ 804,68 milhões, de um total de R$ 11,74 bilhões destinados à aplicação direta pela União”. Ainda querem saber “quais os parâmetros utilizados para se definir o montante a ser transferido a cada Estado e município”.

Mais notícias
Assine agora
TOPO