Morre voluntário brasileiro para vacina de Oxford; laboratório e Anvisa não informam se ele recebeu imunizante
Um voluntário brasileiro que participou dos testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade Oxford e pelo laboratório AstraZeneca faleceu, segundo informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta quarta-feira, 21. A agência foi comunicada sobre a morte na segunda-feira, 19. A Anvisa não detalhou, entretanto, se o voluntário recebeu o imunizante ou...
Um voluntário brasileiro que participou dos testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade Oxford e pelo laboratório AstraZeneca faleceu, segundo informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta quarta-feira, 21.
A agência foi comunicada sobre a morte na segunda-feira, 19. A Anvisa não detalhou, entretanto, se o voluntário recebeu o imunizante ou placebo.
"A Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes", escreveu, em nota enviada à imprensa.
De acordo com a Anvisa, o processo "permanece em avaliação" e o Comitê Internacional de Avaliação de Segurança do ensaio sugeriu "o prosseguimento do estudo". "A Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Amauri
2020-10-21 21:46:46Nos estudos duplo-cego randomizados, há um rigoroso protocolo de dados para a proteção dos participantes. Porém o desfecho do ensaio e publicado com as estatísticas observadas no estudo, inclusive os efeitos deletérios da droga estudada. O mundo precisa ser esclarecido quanto a causa-mortis desse rapaz, pois tal informação não atinge a sua dignidade, apenas nos diz se a vacina é segura ou não. Nao devemos acreditar em panaceias, precisamos, sim, nos livrar do vírus, mas com segurança
Mar
2020-10-21 19:03:56Poderiam ao menos dizer qual a causa da morte?
TONI FERREIRA
2020-10-21 16:58:57Essa notícia não traz detalhares sobre se o voluntário recebeu a vacina e teste e a causa da morte.
MARIO
2020-10-21 15:28:09Condolências a família do voluntário, que doou sua vida, para uma possível vacina. Oxalá tenha tomado o placebo.
Soniai
2020-10-21 15:26:32Comitê Internacional de Avsliacao de Segurança ? Crusoé poderia nos informar melhor sobre esse Comitê!!!!