Adriano Machado/Crusoé

Em documento, Bolsonaro, Moro e Guedes pedem a Senado para não mudar Coaf

28.05.19 11:50

O presidente Jair Bolsonaro e os ministros da Justiça, Sergio Moro (foto), da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, assinaram uma carta defendendo que os senadores aprovem nesta terça-feira, 28, o texto da medida provisória da reestruturação ministerial como saiu da Câmara.

O documento foi entregue ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que vai levá-lo para a reunião de líderes de hoje. O objetivo é usar a carta para convencer os senadores a não alterarem a MP, o que obrigaria a proposta a passar por nova votação na Câmara.

Alguns senadores, inclusive do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, defendem alterar o texto aprovado pelos deputados para devolver o Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, para Moro. A Câmara havia aprovado a volta do órgão para o Ministério da Economia.

Na carta, os ministros dizem que o governo se sente contemplado com o texto aprovado pela Câmara. Afirmam ainda que a MP é o “primeiro passo” para a votação das reformas estruturais que o governo quer aprovar nos próximos meses no Congresso Nacional.

Toda a articulação do governo tem um motivo: o medo de a medida provisória perder a validade sem ter sua votação concluída no Congresso, o que inviabilizaria a reforma administrativa. A proposta precisa ser analisada até a próxima segunda-feira, 3 de junho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por hora não há o que fazer pois um "um valor mais alto se alevanta". Entretanto, nada impede que o Guedes entregue informalmente o comando do COAF ao Moro.

  2. Imagino como estão consternados ao fazerem esse pedido. Pois, se barrarem, o mal será ainda maior. Esses deputados e Senadores agem, incansavelmente, contra o Povo. Mas este já começa a desenvolver noção da responsabilidade do voto. Que aguardem!

    1. Vamos esperar eles nas urnas...Cambada de inúteis,ganham rios de dinheiro para nos prejudicar...

  3. Fico com pena de quem investiu em cartazes no domingo, pedindo o Coaf pro Moro. Será que teremos que fazer uma manifestação de correção ou uma carta endereçada ao congresso basta?

    1. Maia fez um favor para o governo, postergando e separando a votação do Coaf com voto aberto. Uma conversa no pé do ouvido com os deputados, alertando que quem votasse a favor da remoção do COAF estaria fazendo uma "delação castigada" ou seria "réu confesso", e ainda lembrando que a lista negra poderia e pode circular em época de eleição, seria bem interessante e eficaz. Não vi articulação nenhuma do governo nesse sentido.

    2. Essa jogada suja da câmara foi muito bem planejada pelo nhonho, que colocou esse jaboti junto com o da previdência, impossibilitando sua reversão em detrimento da reforma da previdência. Muito espertinho é-se fdp.

  4. Mesmo que o COAF venha a ficar no ministério da economia Moro continuará tendo acesso a todas as informações necessárias, o governo é um só. Melhor não arriscar essa manobra e ver a volta aos 29 ministérios, nesse caso o governo está agindo estrategicamente, não é atoa que o documento tem a assinatura do principal interessado.

  5. A Câmara já assinou seu atestado de inidoneidade ao votar essa mudança descabida. Formam uma maioria bandida tentando se defender como podem. Vamos ver agora como se revelarão os Ilustríssimos Senadores da República.

  6. Decisão certa e estratégica essa do governo. Até porque, o COAF saindo do Moro e indo para o Paulo Guedes não vai mudar em nada, tudo é governo e em assim sendo, tudo que o Paulo Guedes souber passará para o Moro. Sem falar que toda a equipe de investigação que hoje está com o Moro passará para o Paulo Guedes. Então não haverá nenhuma solução de continuidade. O governo sabe o que está fazendo.

    1. acho q vc não entendeu NADA. Recomece a leitura, com calma, sem pressionar seus neurônios

  7. Neste Brasil tudo é feito com lentidão. Não se pode mudar nada sem delongas. A única coisa que corre é o dinheiro para as contas de quem não tem o direito.

  8. É certo um presidiário ficar se reunindo na prisão com dirigentes de partidos para decidir o futuro do país e do próprio partido? Alguém consegue me explicar se isto é diferente do controle do PCC , que tb dirige a facção de dentro do partido? por favor, gostaria de ler sobre isto .

    1. Por que a Crusoé não faz uma matéria sobre as regalias de Lula na cadeia? Até noivo o preso ficou!! Por que não vai pra uma cadeia comum, sem TV, frigobar, esteira elétrica, halteres, entrega de Viagra, visita de noiva, visita de correligionários, etc.. ? Os brasileiros de bem, que pagam seus pesados impostos, tem o direito de saber sobre a razão deste tratamento especialíssimo.

    2. Pelo visto ele está em um SPA, tem tudo a sua disposição, acho que até celular. Isso é permitido? Ele deveria estar em um presídio, como o Cabral que está em Bangu 8. Se isso não está previsto na Constituição tem que fazer uma PEC. Agora será que entra também bebida alcoólica? Acho que sim, tem falado cada bobagem, comum aos bêbados.

    3. Muito bem colocado, Vera. Já passou da hora do ilustre bandido ser tratado e acomodado como o marginal que é.

    4. Vera, sua percepção é digna de bons elogios. Também gostaria de ver uma matéria acerca desse assunto.

  9. O risco é muito grande do retorno de 29 ministérios. Tem que aprovar logo isso daí, talquei? Não vale a pena queimar munição por isso.

  10. Se MUDAR VOLTA PARA A CAMARA dos dePUTAdos ,e senao for votada ate dia 3/6 os larapios Corruptos do centrao , enterram tudo que foi votado

  11. Acho que o recado das ruas foi bem entendido por todos. Vamos ver se os senadores assimilaram bem o cunho da manifestação. caso contrário essas manifestações continuarão.

    1. Se os Senadores votarem para manter o COAF com Moro, a MP volta para a Câmara, para ser votada lá de novo. Depois que ela for votada na Câmara, ela retorna para o Senado, para ser votada mais uma vez. Se isso acontecer, vamos perder o prazo, que é segunda-feira, dia 03/06. Infelizmente, os Senadores vão ter que manter a MP como está.

  12. Pura bobagem. O que impede de amanha ou depois um novo projeto e o retorno do tal coaf p/ a justiça; ou a transferencia da equipe de um p/ outro ministério. o governo é o mesmo. A bandidagem que se cuide.

  13. Olha lá, Alcolumbre! Se essa MP caducar, na próxima manifestação vou sugerir que façam um boneco nu representando o Senhor. E vamos malha'-lo.

  14. Realmente agora se o senado decidirem deicar com Moro o COAF, corre o risco de não ser votada a MP870 a tempo e caducar, vc diav03/06.

  15. Espero que o Major Olímpio não se equivoque e respeite as vontades expressas. Quem pede a aprovação da MP 870 como está é o presidente da república, cujo prestígio levou esse senador ao Senado...

  16. parece que o "povo na rua" está conseguindo colocar um pouco de ordem (votar o que e realmente importante pro pais). Esta carta estabelece uma posição do executivo em exercício e o futuro pacto do dia 10/6 um rumo pro "barco Brasil".

    1. Acho que o Senador Major Olímpio gosta mesmo é de jogar Pôquer! Ele está blefando e pode deixar o governo Bolsonaro em maus lençóis! Se essa MP voltar à Câmara, duvido que volte ao Senado até 03 de junho. Falta de bom senso!

  17. Na reta final, pedindo por favor... Não se esqueçam que o jabuti do Coaf foi colocado pelo relator, senador Bezerra (MDB - Centrão - homem do Renan), líder do governo no Senado (pasmem). O Bezerra é o amigão de JB, que viaja de avião com ele, e dão gostosas gargalhadas em cima de nós, os otários. E tem gente que ainda acredita na "santidade" de JB.

    1. Melhor ser Poliana e torcer pro país dar certo do que criticar tudo e não enxergar o óbvio. O óbvio estamos livres dos petralhas e do PT não por muito tempo se dependesse de você e outros tantos que estão urubuzando o governo

    2. O mencionado acima atrasou o Coaf. Contra fatos não há argumentos. As Polianas, que gostam de ver tudo cor-de-rosa, e os Fanáticos, que não gostam de pensar, podem ladrar à vontade. Bezerra torpedeou Moro. Por que vocês não tecem loas ao Bezerra; quero ver quem tem coragem...

    3. O problema Tiago é que todos os comentários dele são asneiras....

    4. Joshua nem sempre é necessário comentar, as vezes é melhor reservar-se ao invés de falar asneiras...

    5. Muito bem lembrado Auxiliadora. Se não articula não presta mas se articula não presta também. Tem gente que acha que é melhor uma esquerda que rouba, ahhhh faz parte 😏

    6. Joshua porque você não bota a cabeça na privada e dá a descarga?

    7. Acho que você é que está esquecido de quem são os parlamentares e todos criticam o JB por não ter base e quando mantém relações com o congresso não falta gente venenosa resumo JB não vai agradar alguns pelo simples fato de ser JB não importa o que faça simples assim

  18. Essa é a matéria correta, não é jogando o Bolsonaro na fogueira,a imprensa como sempre tem que jogar sujo com o presidente ele é o responsável do Moro estar no ministério ele que fez a mudança do COAF os responsáveis pela mudança são os parlamentares que tem rabo preso e também por uma disputa ridícula do Maia querendo se firmar como primeiro ministro porém esqueceu que não foi eleito pra esse cargo

  19. Deixem o Coaf aonde está e sigam com as outras votações. Major Olímpio está querendo aparecer e pode prejudicar o Governo, se perder o prazo p votação da MP.

    1. Grandes ministros! Temos que confiar na sensatez dos nossos ministros, que ao se comprometerem conjuntamente nesta ação, reforçam a parceria entre os dois ministérios no combate à corrupção. 👏👏👏

Mais notícias
Assine agora
TOPO