Moraes determina abertura de inquérito sobre organização criminosa dedicada a fake news
O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira, 1º, o arquivamento do inquérito dos atos antidemocráticos e a abertura de nova investigação, para mirar, desta vez, uma suposta organização criminosa voltada à difusão de notícias falsas. O esquema, segundo o magistrado, tem "forte atuação digital" e é formado por pelo...
O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira, 1º, o arquivamento do inquérito dos atos antidemocráticos e a abertura de nova investigação, para mirar, desta vez, uma suposta organização criminosa voltada à difusão de notícias falsas.
O esquema, segundo o magistrado, tem "forte atuação digital" e é formado por pelo menos quatro núcleos: de produção, de publicação, de financiamento e político. De acordo com Moraes, o grupo trabalha com "a nítida finalidade de atentar contra a democracia e o Estado de Direito".
Devido a similaridades com o inquérito do fim do mundo, que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes do STF, o ministro ordenou que, por prevenção, a nova investigação também tramite sob sua relatoria. Em princípio, o prazo para a conclusão do inquérito é de 90 dias. Na PF, a investigação será conduzida pela delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro.
Na decisão, o ministro frisa a atuação de Allan dos Santos. Para Moraes, o blogueiro do Canal Terça Livre tentou "influenciar e provocar rompimento institucional", em abril e maio de 2020, a partir da "posição privilegiada" junto a Jair Bolsonaro e a seu grupo político, que conta com os deputados federais Bia Kicis, Paulo Eduardo Martins, Daniel Silveira, Caroline de Toni e Eduardo
Bolsonaro, além do tenente-coronel Mauro Cesar Cid, ajudante de ordens do presidente da República.
"Essa organização defende a necessidade de exclusão dos Poderes Legislativo e Judiciário na tríade do sistema de freios e contrapesos da Constituição Federal, ora atacando seus integrantes, especialmente, no caso do Congresso Nacional, dos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, ora pregando a própria desnecessidade de tais instituições estruturais da democracia brasileira".
Moraes menciona que as investigações apontam que o grupo impulsionava os conteúdos por meio do uso de contas inautênticas nas redes sociais para incentivar a alteração da ordem política ou social e incitar a animosidade das Forças Armadas contra o STF e o Congresso, por exemplo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria Lucia
2021-07-02 14:28:35Esse é outro aloprado que só sabe sacar do bolso ações inconstitucionais ! Brasil atolado até o pescoço !
Claudio
2021-07-02 12:02:13Esse Ministro é Sinistro. Cria coisas na sua careca e leva adiante, além disso é dotado de poderes paranormais, pois identifica e cria na sua mente articulações e pensamento e, como Delegado de Polícia dos anos 40 manda prender todos que pensam diferente dele e de seus métodos de apuração. Age sem qualquer senso de justiça e a seu bel prazer. O direito constitucional de manifestação de pensamento é letra morta na Constituição Federal. Se considera mais que Deus.
Mc
2021-07-02 04:02:42Brasil Paralelo que se cuide
ANA MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
2021-07-02 03:45:18Parabéns Ministro Alexandre de Moraes sem trégua para essa gente do Mal.
Roberto
2021-07-02 02:35:52Abrir um inquérito, investigar e julgar... tudo junto.... pode isso, Arnaldo?
Waldir
2021-07-02 00:25:21Agora, a Lei de Segurança Nacional deixou de se “um instrumento draconiano, feudo do governo autoritário é incompatível com a vigente constituição democrática”. Ora, seu cabeça de ovo…
Jose
2021-07-01 23:57:54vai fundo ministro moraes e parabéns
André
2021-07-01 20:22:12De facção criminosa ele entende....
PEDRO REZENDE MARINHO NUNES
2021-07-01 18:02:08Nem um comentário irônico a respeito? que decepção....
Odete6
2021-07-01 17:11:16Nem terão tanto trabalho: é seguir direto a cambada dos 5 rachids que pegarão toooooodos de uma só vez lá no gabinete do ódio.