Momento é 'inadequado' para discutir ampliação do STF, dizem Lira e Pacheco
Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco (foto), disseram nesta terça (11) que o momento é "inadequado" para discutir ampliação do número de ministros do Supremo Tribunal Federal. A proposta foi defendida pelo vice-presidente Hamilton Mourão, pelo líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros, e aventada pelo...
Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco (foto), disseram nesta terça (11) que o momento é "inadequado" para discutir ampliação do número de ministros do Supremo Tribunal Federal.
A proposta foi defendida pelo vice-presidente Hamilton Mourão, pelo líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros, e aventada pelo próprio presidente durante uma transmissão nas redes sociais — hoje, porém, em visita a Pelotas, Bolsonaro alegou que "vocês [da imprensa] é que inventaram isso".
“Este assunto, neste momento, ele não é adequado. O adequado é a gente estar discutindo as propostas de cada candidato para o que vai fazer para o Brasil”, disse Lira hoje, em entrevista ao UOL. O deputado do PP-AL afirmou também que "não há nada caminhando nesse sentido" e "nada em vias de se votar nisso para que esse assunto esteja presente na discussão do segundo turno”.
Pouco depois, Pacheco deu declarações na mesma linha sobre a proposta de aumentar vagas no STF. "Me parece que é, inclusive, incoerente com a lógica dos que defendem uma redução da competência do Supremo Tribunal Federal, que o Supremo se torne uma Corte constitucional, que se fortaleçam as primeiras instâncias e segundas instâncias jurisdicionais do país.Acredito que o momento é inadequado para essa discussão”, afirmou o senador do PSD de Minas Gerais.
A proposta de aumentar o número de ministros do Supremo —aplicada por regimes iliberais, como a Hungria, e ditaduras, como o chavismo na Venezuela e o regime militar brasileiro— foi pesadamente criticada por especialistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Sueli
2022-10-12 11:32:21Aumentar o número de ministros do STF? Enlouqueceram de vez? Queremos é que diminua, isso sim. O custo para manter esses "Supremos" a lagosta e vinhos importados é uma verdadeira ofensa ao povo que passa fome...Que falta do que fazer, não? Cortar os gastos e diminuir a despesa dessa máquina obesa, ninguém fala, né? Bando de oportunistas!
NESTOR
2022-10-12 10:54:22São necessárias urgentes no STF ... 5 ou 6 ministros dominarão o país...Estabelecer prazo de mandato e mudar o critério de escolha.
Sillvia2
2022-10-12 00:39:05Momento nenhum é nem será adequado: A TRIPARTIÇÃO DOS PODERES É CLÁUSULA PÉTREA E INTOCÁVEL SEGUNDO A CF/88!
NESTOR
2022-10-11 22:16:42Alguma atitude tem de ser tomada...um STF sem a menor credibilidade, onde um ministro interfere diretamente nas eleições, liberando totalmente um corrupto julgado, condenado e delatado, tem relações promíscuas com escritórios de amigos e da própria esposa. Acabar com o cargo vitalício, mudar o método de escolha. Nosso Congresso tem coragem para isso?
Nyco
2022-10-11 21:32:41Pachequin covardin e Lira já estão com os dias contados em suas cadeiras. Vem aí um congresso majoritariamente bolsonarista para por ordem nesse puteiro.