Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Moeda comum pode ser oportuna, diz economista

Em encontro com empresários argentinos na quinta-feira, 6, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro falou que os dois países pretendem criar uma moeda comum, a qual se chamaria "peso real". Para o economista argentino Roberto Luis Troster, a ideia é oportuna. "Isso facilitaria muito o comércio entre os dois países. Quando há uma moeda intermediária, como...

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 07.06.2019 16:50 comentários 6
Moeda comum pode ser oportuna, diz economista
Jair Bolsonaro Mauricio Macri ARgentina buenos Aires junho 2019
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Em encontro com empresários argentinos na quinta-feira, 6, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro falou que os dois países pretendem criar uma moeda comum, a qual se chamaria "peso real".

Para o economista argentino Roberto Luis Troster, a ideia é oportuna. "Isso facilitaria muito o comércio entre os dois países. Quando há uma moeda intermediária, como o dólar, é preciso fazer duas transições: do real para o dólar e do dólar para o peso. Mas essas moedas oscilam, o que gera um aumento de custo e da incerteza", disse Troster em uma live para a revista Crusoé (assista aqui). "Hoje, já podemos fazer uma transação direta com a Argentina (sem uma moeda intermediária), o que já facilita muito o comércio entre os países. Com uma moeda única, não teríamos nenhuma transição."

Segundo Troster, para se criar uma moeda única, seria preciso sincronizar as políticas econômicas, assim como a Europa fez com o euro. “Moeda é credibilidade. E credibilidade é governança. A governança da moeda brasileira não é lá essas coisas. O juro básico aqui, apesar de estar em um piso histórico, é um dos mais altos do mundo. Tanto no Brasil como na Argentina, a relação entre o crédito e o PIB é baixa. A volatilidade cambial dos dois países é baixa. A taxa de juros é alta. Então, ao desenhar uma moeda que sirva para os dois países, ambos sairiam ganhando."

Sobre as crises fiscais, Troster afirma que elas ocorrem com frequência nos dois países, e que a situação da Argentina está até melhor que a do Brasil: "Enquanto o Brasil terá déficit primário, a Argentina terá superávit este ano".

Para o economista, a moeda única deve ser estudada para um futuro de longo prazo. "Perguntam muito quanto será o crescimento do PIB este ano. Mas acho que a pergunta é que está errada. Precisamos pensar como será o crescimento do Brasil daqui a dez anos, daqui a vinte anos. Temos de olhar mais longe, tanto lá como aqui."

Diários

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar Visualizar

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé Visualizar

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé Visualizar

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Visualizar notícia
Como virar o jogo do comércio internacional 

Como virar o jogo do comércio internacional 

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O tempo inverso no cinema

O tempo inverso no cinema

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Ajuste fiscal

Argentina

Jair Bolsonaro

Mauricio Macri

Mercosul

moeda única

União Europeia

< Notícia Anterior

Dodge diz estar "à disposição" para continuar no cargo

07.06.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Lava Jato devolve 681 milhões de reais a União e Petrobras

07.06.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Ivo

2019-06-08 12:05:38

O primeiro em falar em moeda única na América latina. foi o Hugo Chávez. Agora Bolsonaro vem com esse factoide. Um bom nome pra moeda seria Caracu. A Argentina entraria com a cara. O Brasil...


Máxima

2019-06-07 22:13:23

Sinceramente não estou entendendo nada dessa moeda comum. Não seria melhor o Brasil se arranjar economicamente primeiro e depois partir para isso. É muito atropelo.


Milton Friedman

2019-06-07 17:38:47

Alguém falou aí em sincronização das políticas monetárias do Brasil e da Argentina??? Isso só pode ser delírio. Ou seria "realizar" a moeda Argentina?


Catilinário

2019-06-07 17:35:54

Conversa de argentino prá boi dormir. Valorizou tanto a economia argentina, que um pouco mais ia fazer um paralelo com a economia alemã. Ficou envergonhado. Ah! é claro, o "Banco Central" teria de ficar em Buenos Aires, pois afinal a moeda se chamaria "peso real". Primeiro o peso. kkkk Quem conhece a Argentina e OS BONS argentinos, sabe perfeitamente que, lá como cá, são escassos os BONS políticos e homens públicos.


Anarquista

2019-06-07 17:23:43

Ideia de moeda unica envolvendo um morto e um desfalecido ja é uma boa piada. Agora, essa ideia partindo de um “economista “ argentino, ja é piada dupla Afinal, bozo viajou pra la, pra q? Ta sem assunto por aqui? Ta esperando bater a marca de 20 milhões de desempregados, pra agir ou se demitir?


Andre

2019-06-07 17:21:20

Só faltava essa!!!!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Ivo

2019-06-08 12:05:38

O primeiro em falar em moeda única na América latina. foi o Hugo Chávez. Agora Bolsonaro vem com esse factoide. Um bom nome pra moeda seria Caracu. A Argentina entraria com a cara. O Brasil...


Máxima

2019-06-07 22:13:23

Sinceramente não estou entendendo nada dessa moeda comum. Não seria melhor o Brasil se arranjar economicamente primeiro e depois partir para isso. É muito atropelo.


Milton Friedman

2019-06-07 17:38:47

Alguém falou aí em sincronização das políticas monetárias do Brasil e da Argentina??? Isso só pode ser delírio. Ou seria "realizar" a moeda Argentina?


Catilinário

2019-06-07 17:35:54

Conversa de argentino prá boi dormir. Valorizou tanto a economia argentina, que um pouco mais ia fazer um paralelo com a economia alemã. Ficou envergonhado. Ah! é claro, o "Banco Central" teria de ficar em Buenos Aires, pois afinal a moeda se chamaria "peso real". Primeiro o peso. kkkk Quem conhece a Argentina e OS BONS argentinos, sabe perfeitamente que, lá como cá, são escassos os BONS políticos e homens públicos.


Anarquista

2019-06-07 17:23:43

Ideia de moeda unica envolvendo um morto e um desfalecido ja é uma boa piada. Agora, essa ideia partindo de um “economista “ argentino, ja é piada dupla Afinal, bozo viajou pra la, pra q? Ta sem assunto por aqui? Ta esperando bater a marca de 20 milhões de desempregados, pra agir ou se demitir?


Andre

2019-06-07 17:21:20

Só faltava essa!!!!



Notícias relacionadas

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini
23.06.2026 11:21 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar
23.06.2026 10:29 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé
23.06.2026 10:08 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé
22.06.2026 18:38 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso