Ministro que se rebelou por Lula vai mal em pesquisa
Expulso do União Brasil por se rebelar, Celso Sabino é apenas o quinto mais bem colocado na lista de pré-candidatos ao Senado no Pará
Celso Sabino (em boneco de papelão na foto) comprou uma briga com o União Brasil para permanecer no governo Lula depois da debandada do partido e acabou sendo expulso da legenda nesta segunda-feira, 8.
A aposta de Sabino se justifica pela tentativa de se eleger senador pelo Pará, mas, por enquanto, o plano não parece estar dando muito certo,
O ministro do Turismo, que chegou a entregar sua carta de demissão e foi adiando a saída do governo até decidir ficar, aparece apenas em quinto lugar na disputa pelas duas vagas de senador no estado em pesquisa divulgada pelo instituto Realtime Big Data.
O governador Helder Barbalho (MDB) é o favorito, com 40% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Delegado Éder Mauro (PL) e pelo ex-governador Simão Jatene, ambos com 14%.
Na sequência aparece o ex-deputado federal Paulo Rocha (PT), com 11%, e só então Sabino, com 7%.
A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, 95% de índice de confiança e foi feita em 4 e 5 de dezembro.
Leia também: Os ministros fiéis
Governo e rejeição
A pesquisa indica ainda que a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) lidera a corrida pelo governo do Pará, com 24% da intenções de voto, mas seguida de perto por Dr. Daniel Santos (PSB), prefeito de Ananindeua, com 20%.
O petista Paulo Rocha é o terceiro na lista, com 15%, seguido peplo ex-senador Mário Couto (PL), com 12%.
No cenário apenas com Ghassan e Santos, que poderia servir como indicação de segundo turno, a vice-governadora tem 30% e o prefeito, 28%.
O mais rejeitado na corrida pelo governo é Mário Couto, com 39%, seguido por Rocha (35%) e a ex-deputada federal Marinor Brito (Psol)., com 32%.
Governo Barbalho
O governo de Helder Barbalho é aprovado por 81% da população paraense e desaprovado apenas por 17%. O índice de ótimo ou bom é de 56%.
Para 49% dos eleitores consultados, o Pará está igual ao resto do país, enquanto 24% o consideram melhor e 22%, pior.
O atual governador é tido como o melhor dos últimos três por 64% da população. Jatene, que deve tentar vaga no Senado em 2026, é o segundo na lista, com 27%, seguido por Ana Júlia Carepa, com 4%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)