U.S. Army

Haiti solicita envio de forças militares dos Estados Unidos

09.07.21 19:25

O ministro para Eleições do Haiti, Mathias Pierre, afirmou nesta sexta, 9, que fez um pedido para que os Estados Unidos enviem militares para conter o caos em seu país. Ele quer que soldados americanos protejam o porto, o aeroporto e os depósitos de gasolina.

Pierre afirmou que a solicitação foi feita porque o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o secretário de estado americano, Antony Blinken, prometeram ajudar o Haiti.

A Casa Branca não confirmou o pedido feito pelo Haiti, mas a secretária de imprensa, Jen Psaki, afirmou que o país enviará membros da polícia federal americana, o FBI, e do Departamento de Segurança Interna para avaliar a situação e ver como os Estados Unidos poderão ajudar.

Nesta quinta, 8, o presidente Joe Biden fez um discurso para justificar a saída de militares americanos do Afeganistão, o que indica baixa predisposição para se envolver em problemas no exterior.

No entanto, após o terremoto de 2010, os Estados Unidos foram os primeiros a enviar ajuda. Horas após o tremor, militares paraquedistas (foto) repararam a pista do aeroporto da capital Porto Príncipe, permitindo que outros países enviassem alimentos e remédios.

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi morto a tiros na madrugada da quarta, 7, por um grupo de homens armados que chegaram à residência oficial dizendo que eram agentes da agência americana contra as drogas, a DEA. Em seguida, o caos tomou conta das ruas.

Diversos membros do grupo já foram presos. Entre eles, havia dois americanos, que relataram trabalhar como tradutores para os demais integrantes, que eram na maioria colombianos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A única solução viável seria os EUA tomarem o controle da situação e transformarem o Haiti num big resort internacional dando emprego a toda sua população.

    1. É politicamente incorreto (segundo os imbecis da patrulha ideológica), mas concordo contigo.

  2. Só não pode pedir ajuda do Brasil, pois os militares que foram para lá se transformaram nos maiores cúmplices do Bozo, o genocida.

    1. José, já formou sua parelha com a Maria? Tou com uma carroça sem tração!😎

Mais notícias
Assine agora
TOPO