Adriano Machado/Crusoé

Ministro da Educação é alvo de questionamento e ação de procuradores

30.05.19 15:20

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), tornou-se alvo do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte.

No Rio de Janeiro, o procurador Sergio Suiama enviou um ofício ao secretário-executivo do Ministério da Educação, Ricardo Machado Vieira, pedindo informações sobre o impacto que o bloqueio de verbas de universidades e instituições federais de ensino poderá ter sobre a recuperação do Museu Nacional (foto), incendiado em setembro do ano passado.

Na manhã de hoje, Weintraub divulgou nas redes sociais um vídeo inspirado em Cantando na Chuva para dizer que a redução foi de verbas previstas nas emendas parlamentares destinadas ao museu, e por uma decisão da bancada do Rio de Janeiro, não do MEC.

Enquanto o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro questiona o ministro pelo museu, o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte entrou com  uma ação civil pública para condenar Weintraub e a União por danos morais coletivos “decorrentes de condutas praticadas desde que ele assumiu a pasta”.

A ação quer punir o ministro por ter dito em uma entrevista que “universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”. E ter sugerido a reitores e integrantes da bancada parlamentar do Rio Grande do Norte que representantes das entidades estudantis fizessem a limpeza das instituições de ensino federal no estado, se faltasse dinheiro para pagar o serviço de limpeza.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ministro categórico: “um veículo de comunicação das pessoas que estão de mal com a vida” de tentar macular a imagem do MEC, divulgando que as obras do Museu Nacional RJ - estariam sendo paralisadas pelo MEC. Segundo Weintraub, pura fake news. Na realidade foi a bancada fluminense que retirou emendas parlamentares com vistas às obras de recuperação do museu. De um total de R$ 55 milhões, restaram R$ 43 milhões. Não houve qualquer participação do governo. Ainda há suspeitas de corrupção nas UNI's

  2. Museu Nacional, um reduto de esquerdopatas, só serve como cabide de emprego para essa corja, principalmente PSOL, é um absurdo investir dinheiro público nessa porcaria, acaba de derrubar essa bosta! A tal cultura pregada pelos esquerdopatas não atinge nem 1% do povo brasileiro, buraco sem fundo esse estado do Rio de Janeiro, habilitado apenas na formação de bandidos de todos o níveis!

  3. Queridos Procuradores o Museu queimou. Nāo falta Dinheiro para aumento salários UFRJ, mas para administration da Universidade sim.

  4. Que brasileiro deseja ver o dinheiro dos seus impostos se escoar pelo ralo? Tudo o que se gastou com Educação até agora, nos últimos 30 anos, foi pelo ralo. Os resultados pífios nos retratam como uma nação de semi-analfabetos na Educação Média e Superior e de analfabetos na Educação Básica. Não temos grandes pesquisadores, grandes cientistas, grandes literatos, nenhuma figura de peso entre as novas gerações. Todos os grandes já morreram ou estão morrendo. Não houve renovação de quadros.

    1. Nunca vi tanta besteira junta. O Brasil tem pesquisadores excelentes em todas as áreas, com vários recebendo prêmios internacionais, incluindo, por exemplo, a Medalha Fields. Indicadores de ciência no mundo mostram o Brasil como um dos países onde a produção científica mais cresceu no mundo. Isso tudo com um investimento mixuruca em ciência e tecnologia. A nova geração é muito mais internacional e bem preparada que as gerações anteriores, com muitos hoje lecionando fora do Brasil.

  5. Todos nós, pessoas de bem, sabemos que o ministro está certíssimo,mas como a educação e a justiça ainda estão muito aparelhadas pelo PT o ministro tem que tomar cuidado com suas declarações.Podemos pensar mas não podemos falar.

    1. O ministro se for inteligente reata com as universidades focando em projetos, não em ideologias. Isso desgasta desnecessariamente o governo Bolsonaro e o torna impopular. Pior, não leva o país a lugar nenhum.

  6. Taí o MP sendo usado por esquerdopatas para gerar desgaste no MEC. Como só fazem chorar os descontentes com a vitória de democracia nesse país.

  7. A educação no Brasil já tem quase sempre tradicionalmente cortes demais de verbas em todos os níveis. Apesar, povo sem educação não necessariamente é povo burro, apenas é povo que não sabe se defender... ou então é ideológicado... Idologias, sejam eles da esquerda ou da direita, tb não melhoram o quadro educacional. Más, como instituições públicas sempre dependem de verbas públicas, tb nada nunca vai mudar, desde os governos atuantes são de um ou do outro lado...

  8. Sem estresse pessoal. O Bozo sumiu e agora há o JAPA para solucionar todos os seus problemas. Mais um produto das organizações tabajara. Aproveitem.

    1. Muitos procuradores ,muitos procurados e poucos achados!

  9. O MP deveria denunciar as entidades e os alunos que estragam o patrimônio público das nossas universidades . Nunca vi o MP fazer isso....

  10. A Educação está precisando de um choque de gestão. O min. Weintraub, com seu pragmatismo, deverá colocar as universidades e escolas públicas no seu devido lugar. Os professores de universidade, tem bons salários, mas desproporcionais ao que ensinam. Deve mesmo afastar professores doutrinadores de seitas e outros sociopatas, que estão destruindo os jovens deste país.

  11. E o que interessa mesmo! Quais fôram os irresponsáveis que deixaram o Museu Nacional chegar ao abandono que propiciou um desatre anunciado? Atacam o governo de todas as formas e em todos setores e níveis. O aparelhamento da esquerda se contorce nas entranhas de um sistema político decadente que se nega a sucumbir à vontade popular.

  12. Ah, que belezocas, quando a Dilma fez ficaram quietinhos né? O Ministro está certíssimo, agradeço por estar defendendo nosso dinheiro, dinheiro público não é pra bancar balburdia mesmo! No Japão a cultura dos estudantes é limpar o que eles mesmo sujam, por isso o Japão é o Japão e o Nordeste é o Nordeste, né?

    1. Caras — vocês esqueceram também que o Japão tem milhares de anos de civilização enquanto o Brasil tem somente alguns poucos anos de vida como país. Por fim, a maior parte dos problemas do país surge no Sudeste e Sul, que sempre dominaram a política do país. Simples assim. Basta estudar a história.

    2. É assim mesmo ,sempre tem alguém pra distorcer o que a gente escreve e levar para o lado errado. O senhor que comentou acho que não leu o artigo ou não percebeu que a ação partiu de um estado nordestino, por isso a minha comparação.

    3. Por isso o Japão é o quarto no ranking mundial de Educação (fora nos outros setores) e o Brasil é o trigésimo nono!,Por causa de gente que se escandaliza com a possibilidade de aluno de escola pública contribuir com a limpeza do ambiente onde estuda e acusa os outros de preconceituosos.

    4. O Japão é o Japão e o Brasil é o Brasil. Sou mineiro, mas sem preconceitos contra Nordestinos, povo e terra querida!

  13. Procuradores do RN......??? Imagino que tenham muito tempo livre. Até dezembro de 2018 estava uma beleza as universidades de lá. É rir pra não chorar!!!

  14. Não entendo que poder ilimitado é esse que interfere num governo eleito democraticamente e até nos rumos de uma nação. O medo da perda de mega aposentadorias e privilégios está deixando alguns membros do judiciário loucos por destruir esse governo.

  15. O Brasil tá tomando um porre de judicialização de tudo. E o próprio MP, estadual, federal e a PGR, muitas vezes esquiva-se de dar explicações. O MP do RJ poderia pedir explicações à Universidade Federal do RJ explicações sobre o que fez ou deixou de fazer no Museu.

Mais notícias
Assine agora
TOPO