Adriano Machado/CrusoéO ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse que fica no cargo após incêndio no Museu Nacional

Ministro da Cultura não pretende se demitir por tragédia no Museu Nacional

02.09.18 23:00

Crusoé perguntou ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, se ele pretende se demitir após o incêndio de grandes proporções que destruiu o bicentenário Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na noite deste domingo.

Sá Leitão respondeu assim a pergunta: “Claro que não. De onde saiu isso? Jamais cogitei sair”.

O ministro ainda enviou uma nota, previamente elaborada, em que lamenta a tragédia.

Há anos, durante sucessivos governos, o museu enfrentava problemas financeiros. Em entrevista à TV na noite deste domingo, um dos dirigentes da instituição lembrou que, na comemoração dos 200 anos do museu, nenhum ministro de Estado compareceu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hoje, em O Antagonista, está dito que o Ministério da Cultura repassou à UFRJ, em 2018, mais do que repassou em 2017. Mas a Reitoria PSOLista da Universidade repassou muito menos ao Museu, do que no ano passado. E parece que o Reitor, nos últimos cinco meses, recebeu de salário mais do repassou ao Museu. Sabe como é comunista......

  2. Mas a culpa é só dele? O museu era um bomba relógio pronta para explodir, explodiu no colo dele, mas foi ele que construiu a bomba?E os que vieram antes o que fizeram para impedir que chegasse nesse ponto?

  3. A casa onde foi assassinado Jesse James, hoje é um museu. Privado!!! E ainda por cima, ele era um fora da lei.... O Museu de História Natural de NY inspirou até filme... Os EUA sabem preservar sua história, nos mínimos detalhes! Pobre Brasil que usa a Lei Rouanet para agradar os amiguinhos...

  4. nao acho que a culpa seja do governo federal. não obstante a importancia da cultura e a total desqualificaçao dos secretarios e ministros da cultura atuais e passados, hoje no Brasil falta dinheiro para tudo. duvido que vao cortar da saude para reformar museus. no entanto, sabedor que o dinheiro é escasso acho inaceitavel termos mais de 200 museus no eixo Rio, Petropolis e Niteroi. por que nao se concentra o acervo em menos lugares com consequente economia na segurança, manutençao, seguro e RH?

    1. Pudor? Um politico brasileiro tendo pudor? Em qual pais você vive?

  5. Não conheço esse jagunço. Mas imagine se ele quer perdera boquinha no ministério SÓ PORQUE QUEIMOU 200 ANOS DE HISTÓRIA DO PAÍS ????? Aliás , ele sabia que existia o Museu Nacional ???? Estes ratos só querem saber de roubar , roubar, roubar e roubar ..... é só o que sabem fazer !!!

  6. O vagabundo não se acha com nenhuma responsabilidade sobre o que ocorreu. Total irresponsabilidade. Nenhuma sensibilidade. Incapacidade intelectual de perceber a real dimensão da tragédia. Mais uma expressão de mentecapto socialista.

  7. E’ uma mancha eterna na historia e cultura do Brasil. Entre o MEC e o MinC se perdeu um dos maiores acervos da cultura brasileira. O pior e’ que ate’ o Temer quis acabar com esse “Ministerio de Artistas” ... um ano de orcamento dado aos apaniguados e agentes poderia consertar TODOS os Museus Brasileiros, mesmo com obras naturalmente superfaturadas. Temos que desaparelhar o estado brasileiro e eliminar todas as amebas.

  8. LULA E DILMA FIZERAM ESTÁDIOS SUPERFATURADOS, AO INVÉS DE DESTINAREM RECURSOS AO MUSEU, ERA MELHOR PARA ELES "ÏNVESTIR" EM ESTÁDOS SUPERFATURADOS ...

  9. Pensamento do governo: O museu estava necessitando de dinheiro para consertos e manutenção. Queimou. Pronto, problema resolvido e dinheiro poupado do orçamento para pagar o aumento do judiciário !

  10. Se for ficar, vê se honre o q ganhou e ganha c Ministro. Olhe p os demais q ainda estão "sobrevivendo e resistindo", ñ esqueça das cidades históricas...

  11. Se fosse uma instituição privada, cabeças iriam rolar... Mas em sendo administrado pelo poder público, nada irá acontecer. Até o próprio ministro se surpreende com a indagacão sobre sua demissão. Ao fazê-lo, demonstra, ironicamente, um dos motivos pelos quais o museu ardeu: nossa falta de cultura. Fôssemos um povo conhecedor do passado, da história dos grandes homens e mulheres, de valores éticos e morais celebrados nas fases áureas das grandes civilizações, a pergunta soaria plausível.

  12. Sou totalmente contra a reconstrução do prédio, o acervo e o museu se foram. As ruínas não nos deixarão esquecer do descaso com a coisa pública. Não gastem meu dinheiro para reformar o prédio do museu que suicidou-se após anos de agonia, já que não existe um responsável pela eutanásia.

  13. Estive há menos de 2 meses no museu e fiquei impressionado com a qualidade do acervo, que era comparável a grandes museus equivalentes dos EUA. A infraestrutura, porém, claramente demandava reparos. Agora está tudo perdido e vão aparecer vários responsáveis jogando a culpa nos outros. Nada disso vai trazer de volta o que foi perdido. Enquanto existia, ninguém ligava, e era prioridade financiar show do Chico PTarque ou filme do Globon Mello. Agora todos choram a perda irreparável. Ridículo.

    1. Detalhe, isso inclui também a iniciativa privada. Santander e Bradesco criam teatros pra elite assistir musicais cópia dos norte americanos pagando centenas de reais por ingresso. Mas não copiam o modelo americano de financiar a preservação de museus. Agora que vai gerar propaganda, todos se voluntariaram a "reconstruir" o museu. Não há dinheiro no mundo que reconstrua os sarcófagos egípcios, vasos etruscos, arte arquitetural do século XIX, etc.

    2. Exatamente, o ocorrido decorre diretamente da inversão das prioridades ocorrida no Brasil nas últimas décadas.

  14. Se o Brasil fosse minimamente sério seria a 1ª providência a ser tomada em nível de governo - a demissão, a pedido, ou ordenada. Será que um naco dos 7 bi surrupiados da Petrobrás teria servido para prevenção desse incêndio? 51 mi do apto do Geddel seriam suficientes para, pelo menos, colocar água nos hidrantes?

  15. Deve estar esperando o parecer da ONU Assembleia Geral Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura sobre o Museu Nacional do Rio.

  16. Estou arrasada. O museu era lindo e tinha um acervo incrível. Eu vou levar meu filho para fora do Brasil. Não quero que ele se estabeleça aqui.

  17. Já alertava Mefistófeles (o diabo) a Fausto: se desdenhares da sabedoria e da ciência que são dois bens entregues gratuitamente à humanidade, serás entregue ao diabo e estarás frito. Lamentável o fim do museu, mas na UFRJ e quejandos um cachorro cheira o C... do outro.

    1. E vão querer “reconstruir” pra superfaturar a obra e poderem roubar mais um pouco...

    2. Exatamente, inversão total de prioridades (desde há décadas).

  18. Li que o BNDES liberou recentemente R$ 21,7 milhões para obras de restauração do Museu. Segundo o diretor do museu, o governo federal empurrou o problema com a barriga até que o museu tivesse que recorrer ao empréstimo. Aí me vem à cabeça que tem verba do orçamento para o fundo partidário. Para financiar artistas renomados com a Lei Roanet também. O MInC tomado por funcionários em cargos de confiança. Era uma tragédia anunciada. O Museu acabou. Para tudo e muda tudo. Chega.

  19. O Brasil não dá a menor bola para o seu passado. Nem os brasileiros, pelo jeito. Isso ajudaria a explicar o fascínio que muitos mostram ter pelo vigarista cachaceiro que está preso em Curitiba.

  20. E a comemoração dos 200 anos foi desprezada. A comemoração contou com escola de samba. Menosprezo pela nossa cultura. Pobre Brasil! Perde a História, a nossa MEMÓRIA!!

  21. Quem deveria se demitir é o reitor da UFRJ, Roberto Leher, e sua trupe, que estão "no poder" da universidade desde 2015. Eles, sim, tem parte de responsabilidade nessa tragédia. O Ministério da Cultura, por mais inútil que seja, não tinha responsabilidade alguma pelo Museu.

  22. Perdoe minha ignorância por não conhecer a relevância desse senhor. Qto a sua indignação ao responder ao repórter Caio Junqueira é absolutamente normal neste governo cujos ocupantes só se preocupam em se preservar no cargo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO