Agência Senado

Ministério Público critica ‘jabuti’ que limita atuação da Receita

08.05.19 16:31

A Câmara Criminal do Ministério Público Federal alertou que a limitação da atuação dos auditores fiscais da Receita Federal prevista em uma emenda à reforma administrativa do governo, como noticiou Crusoé, vai prejudicar o combate à corrupção. O aviso foi dado em nota técnica enviada ao Senado nesta quarta-feira, 8. A emenda foi aceita pelo relator da reforma, o senador Fernando Bezerra (foto), do MDB de Pernambuco, e apresentada por Eduardo Braga, senador do MDB de Amazonas.

Coordenadora da Câmara Criminal, a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen detalhou que o trabalho de identificação de crimes de corrupção pela Receita Federal é de importância fundamental para a República. “O texto sugerido limita, e muito, a atuação da Receita Federal no combate à corrupção, com sérios prejuízos ao País”, avaliou. Ela afirmou que os auditores sempre submetem a identificação de crimes de corrupção à análise do Ministério Público, titular da ação penal, conforme a Constituição.

A nota técnica cita três convenções anticorrupções internacionais assinadas pelo Brasil que seriam atingidas caso as atribuições dos auditores seja limitada: a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, elaborada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico; a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção; e a Convenção Interamericana contra a Corrupção.

“O combate à corrupção decorre das importantes convenções internacionais ratifcadas pelo Brasil, que, por sua vez, balizaram os trabalhos desenvolvidos pela comissão de Juristas criada, no âmbito do Senado Federal, inclusive para a elaboração do anteprojeto do novo Código Penal”, lembra a nota técnica. “É de bom alvitre assegurar os trabalhos da Receita Federal do Brasil no combate à corrupção”, recomenda a subprocuradora.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bom está tudo claro. Acoes coordenadas a favor da corrupção. Tirar Coaf de Moro , Jabuti e decisão do STF !!!!! Tudo redondinho pra atar as mãos da PF e eles continuarem roubando impunimente Raposas velhas , felpudas e imorais. Parece que o estado está ainda muito bem aparelhado. Quando se trata de se autoprotegerem das punições eles reúnem -se na madrugada e articulam tudo !!!! 😢😢😢😢😢

  2. O que se espera é que sejam divulgados os nomes dos corruptos que votarem a favor deste jabuti. Se tem medo de investigação é porque estão comprometidos.

  3. São canalhas e corruptos. O BRASIL é um País de CORRUPTO. Não enxergo nada de bom para o futuro somente o aeroporto de Guarulhos.

    1. Se você não está disposto a lutar, vá para GRU. É mesmo o melhor. De minha parte, vou lutar. Não sou corrupto, e não estou sozinho - portanto, o Brasil NÃO É um país de corruptos. De molengas e covardes, talvez.

  4. Elegemos Bolsonaro, na esperança de termos um Brasil livre da arbitrariedade, da corrupção, dos desmandos da velha política desses "coronéis nordestinos e nortistas"...Mas, esses bandidos, sem vergonhas, ladrões do petrimonio público, querem continuar donos do Brasil.... Presidente, esse país só será limpo, com uma "Intervenção Militar" urgente, nesses poderes "Podres" Legislativo e Judiciario" URGENTE!!! NÃO TEM OUTRO JEITO NÃO....A BANDIDAGEM É MTO FORTE... FÓRA BANDIDOS CORRUPTOS.

  5. Os corruptos se unindo para continuar impunes .513 deputados 83 senadores ( um è fantasma ) regiamente pagos,lotados de mordomias representando 26 estados e 1 DF

    1. Tem que fechar o congresso com c minúsculo. Forças Armadas neles !

  6. Vamos mandar email p esse vagabundo eduardo Braga vamos dizer p ele o q pensamos dele este sem vergonha bandido deveria ser preso

  7. A emenda Gimar Mendes é uma vergonha! Servirá para proteger marginais e suas organizações criminosas. Quem não deve não teme!! Nisso que dá colocar raposas para tomar conta do galinheiro. Raposas que são pagas com recursos públicos pa

    1. ...Pagas com recursos públicos e trabalham contra o país.

  8. É estranho que não tenha havido uma reação à altura deste ataque frontal à Lava Jato. Esta emenda, já chamada de "Gilmar Mendes" é um desses momentos em que parlamentares sérios não podem silenciar. Fernando Bezerra Coelho foi uma escolha infeliz do Planalto.

  9. Ano passado, pela primeira vez, foi feita no STF uma representação contra a inserção de jabutis em medida provisória. O STF foi unânime em não permitir esse procedimento, ad tunc, ou seja, a partir daquela data. Ainda há muita água para rolar nessa votação.

  10. Simplesmente não querem que Receita Federal investigue encontre comprovação. Estão tirando um importante instrumento para investigação. E colocaram numa emenda de Medida provisória. O JB fax algo bom vai para o Congresso eles enfiam mais 200 porcarias e estragam tudo e votam. E a MP vira um jabuti feito por covras Antas malandros

    1. Falou tudo. Braga é homem de Renan. Bezerra é homem de Renan. Alcolumbre passou a ser o Renan II. Tá tudo dominado.

  11. É revoltante é para fugir do país cada vez que vejo e leio o que fazem nesse congresso mais quero viver longe daqui. Tem que dividir o Brasil em região e diminuir tudo os deputados partidos senadores tudo por região Norte Sul Sudeste Nordeste e Centro 5 partes e só. Diminuir Brasília descentralizar privatizar ao máximo mandar o dinheiro para cada região e pronto.

    1. Não temos de sair do país temos q colocar esses bandidos na cadeia

    2. Brasília insuportável não dá mais, fazem leis e governam para manterem poder dinheiro privilégios e só pensam nisso neles. Virou algo que atrapalha todo o desenvolvimento do país distante do sofrimento do povo e com o dinheiro dos brasileiros.

  12. Quanto mais vejo o que estes senadores e deputados federais propoem, mais vejo o quanto são pilantras. Acabe com foro privilegiado, tenha voto distrital, mas antes uma intervenção militar, que feche STF e Congresso por dois anos. Faça uma investigação de todos.

  13. É muito difícil combater a corrupção tendo oligarquias comprometidas até à medula no comando.Os representantes da nova política devem estar preparados para,no mínimo,vinte anos de lutas até o atingimento dos objetivos coligados.Ou,vamos mandar essa farândula pra casa e fazer logo as reformas necessárias.

    1. FB = Fernando Bezerra, carcamano véi, comparsa de Michel, Gedel é outros vermes políticos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO