Ministério de Minas e Energia recua
O Ministério de Minas e Energia recuou de uma portaria que reduziu a autonomia da Agência Nacional de Mineração, a ANM, para promover mudanças de regras do setor. No final de fevereiro, a pasta editou portaria determinando que a agência reguladora teria de enviar para a Secretaria de Geologia e Mineração do ministério todos os...
O Ministério de Minas e Energia recuou de uma portaria que reduziu a autonomia da Agência Nacional de Mineração, a ANM, para promover mudanças de regras do setor.
No final de fevereiro, a pasta editou portaria determinando que a agência reguladora teria de enviar para a Secretaria de Geologia e Mineração do ministério todos os atos normativos já publicados e os que serão publicados.
A pasta havia estabelecido que esses atos seriam avaliados quanto à sua "adequação, conveniência, oportunidade e pertinência temática, inclusive para fins das devidas correções que se fizerem necessárias".
Na semana passada, o ministério editou nova portaria alterando a anterior. O novo texto prevê apenas que os atos normativos devem ser enviados à Secretaria de Geologia, sem dizer que a pasta fará a avaliação.
A Crusoé, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal (foto), afirmou que a portaria foi revista porque o texto anterior "suscitou interpretações descontextualizadas de seu real propósito".
"Tal ato, em momento algum, sob qualquer aspecto, objetivou reduzir a autonomia da Agência Nacional de Mineração", afirmou o secretário. "Do texto da portaria não cabe retirar essa compreensão".
A decisão foi aprovada pelo setor e pelos defensores de órgãos reguladores. "A portaria feria de forma brutal a autonomia administrativa da ANM, que passaria a ser praticamente uma secretaria ligada ao ministério", afirmou Fernando Franco, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Maria
2019-03-16 13:49:45Melhor desrecuar. Se a mineração continuar livre, o agronegócio afundará. Minas está prestes a ficar sem água, inclusive para a agropecuária. Se isso acontecer, o prejuízo será muito maior - não só para a economia, mas para o bem-estar dos brasileiros mesmo.
MARCELOWAC
2019-03-15 19:21:00A crase foi criada para ser usada, senhor jornalista.
Ivo
2019-03-15 18:51:58O governo Bolsonaro parece o Felipão. Vive recuando! Espero que consiga resultados...
João Ribas
2019-03-15 17:49:14Cutucaram a Onça com a Vara curta ou o Leão Inglês ! mais isso tem pano para muitas Mangas, Este assunto de Mineração no Brasil tem que ser Revisto para sairmos deste atoleiro de Lama e Libras, Dólares o Brasil é muito Rico em Minérios já diz Dr.Ribas Paiva!