Ministério da Saúde ainda não tem plano para evitar novo ataque hacker
O ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 10, que tirou do ar o ConecteSUS, plataforma que abriga os certificados de vacinação, não é o primeiro da atual gestão. Ainda assim, a pasta ainda não delineou um plano para evitar episódios similares, segundo informou o secretario executivo do órgão, Rodrigo Cruz. O número...
O ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 10, que tirou do ar o ConecteSUS, plataforma que abriga os certificados de vacinação, não é o primeiro da atual gestão. Ainda assim, a pasta ainda não delineou um plano para evitar episódios similares, segundo informou o secretario executivo do órgão, Rodrigo Cruz.
O número dois do ministério disse acreditar que a adoção de projetos de segurança cibernética é uma "etapa seguinte". "A gente precisa, de fato, fazer uma reunião com a Secretaria de Governo Digital, a Abin, o GSI, a Polícia Federal e todos os demais órgãos que trabalham com a segurança cibernética para aprimorar os processos dentro do ministério. Mas essa é uma segunda etapa. Agora, está toda a equipe direcionada para restabelecer prontamente o acesso ao sistema", completou.
Mais cedo, a Polícia Federal realizou perícia no data center da pasta. Segundo a corporação, os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados pelos hackers. A instituição instaurou inquérito policial para identificar a autoria e a materialidade dos crimes de invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço informático, telemático ou de informação de utilidade pública e associação criminosa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jaime
2021-12-11 11:35:53Cara, me pergunto se este não é um ataque de "falsa bandeira"? Pergunto porque o ataque veio a calhar pro MS. Ganha tempo. Ninguém quer impedir a entrada de não-vacjnados. Segundo a OMS, esse passaporte não tem valor do ponto de vista da transmissibilidade do vírus. Há uma guerra política. A favor, governadores que não apoiam o PR. Contra, os que apoiam (ao menos a IDÉIA). No meio do pegapacapá, eu e tantos outros q não queremos saber de vacina.
Edvaldo
2021-12-11 08:23:10Esse Ministério já teve algum plano até hoje?
Odete6
2021-12-10 22:55:58Esse ministério da doença nunca teve plano pra nada, apenas para o propinódromo...quidroga, só pensa em eleição.