Meta bane canais estatais russos de suas plataformas online
Empresa, que controla Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, diz que empresas de mídia usam "táticas clandestinas" para influenciar usuários
Dona das plataformas Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, a empresa Meta decidiu banir de todas elas diversos canais estatais russos de informação, alegando que eles usam "táticas clandestinas" para influenciar usuários.
"Após cuidadosa consideração, ampliamos nossa ação contínua contra veículos de mídia estatal russos. Rossiya Segodnya, RT e outras entidades relacionadas estão agora banidas de nossos aplicativos globalmente, por atividades de interferência estrangeira", anunciou a companhia em nota divulgada na noite desta segunda-feira, 16.
A decisão está alinhada com o posicionamento do governo americano a respeito, especialmente, do canal RT. Na sexta-feira, 13, o Secretário de Estado dos Estados Unidos Antony Blinken qualificou a emissora de ser um "braço de facto do aparato de inteligência da Rússia", cujo objetivo seria minar as democracias do Ocidente.
O Kremlin reagiu de maneira enfática à decisão da Meta. "A Meta está se desacreditando com essas ações", disse o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, nesta terça. "Essas ações seletivas contra a mídia russa são inaceitáveis. Elas complicam as perspectivas de normalização das nossas relações com a Meta."
A empresa fundada por Mark Zuckerberg e o governo de Vladimir Putin colidiram dois anos atrás, por causa da invasão da Ucrânia pelo exército russo. A Meta alterou sua política sobre "discursos de ódio" para permitir que usuários se manifestassem em termos duros sobre a guerra iniciada pelo Kremlin. Além disso, limitou o alcance das publicações da imprensa estatal russa e bloqueou anúncios em seus canais.
Em resposta, Moscou classificou a Meta como uma organização "extremista" e bloqueou o Instagram e o Facebook. Poupou, no entanto, o WhatsApp, que tem milhões de usuários no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)