Presidência da República

Merkel se contrapõe a Macron e diz que cancelar acordo não ajuda Amazônia

24.08.19 10:22

A chanceler alemã Angela Merkel (foto) se contrapôs ao presidente da França, Emmanuel Macron, e avisou neste sábado, 24, que impedir um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul não ajuda no combate aos incêndios na Amazônia.

Merkel lembrou que o acordo com do Mercosul “inclui um ambicioso capítulo de sustentabilidade com regras vinculativas sobre proteção, em que ambos os lados se comprometeram a implementar em um acordo sobre o clima”.

“A não-conclusão é, portanto, do nosso ponto de vista, uma resposta não apropriada ao que está acontecendo atualmente no Brasil”, reprovou a chanceler, segundo agências internacionais.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu na abertura do encontro do G-7, na manhã de hoje, que “é difícil imaginar um processo de ratificação” do acordo “enquanto o governo brasileiro permitir a destruição” da Floresta Amazônica. O político polonês, no entanto, não tem o mesmo peso que Merkel na reunião dos sete países mais ricos do mundo e da União Europeia.

Os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reúnem na manhã deste sábado, 24, para discutir a implementação de medidas para conter as queimadas na floresta amazônica.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil é um veículo que, em outubro de 2018, viu-se obrigado a desviar de um enorme buraco na estrada chamado PT; o susto foi tão grande que o veículo acabou por cair numa vala barranco abaixo chamada Bolsonaro. No final da história a seguradora vai dar PT (Perda Total). A sina do país é trágica.

  2. A Angela Merkel não é trouxa, é uma estadista que defende de fato os interesses da sua “Bundesrepublik Deutschland”. Ao contrário do gnomo das florestas o Lacron, e o homem com uma “cloaca” no lugar da boca, o JB. O primeiro defendendo os interesses dos agricultores franceses, com forte subsídio estatal. O segundo, ainda não descobriu que a eleição já acabou e que ele foi eleito para governar para todos os brasileiros. Quiçá tivéssemos uma Angela Merkel governando o Brasil. Invés disso - cloaca.

  3. Mimimimimi....como se já não bastasse o mimimi Nacional, agora o Internacional. E um monte de imbecil intelectual entrando na onda. Ôh! Bando de come-livros, não é questão de ser Bolsonaro, Lula, ou qualquer outro fdp q a Pátria pariu. É questão de ser BRASILEIRO, bando de Maria-vai-com-o-Mimim. Os arrogantes europeus estão cagando p vcs, seus Idts, os branquelos, os albinos, os loiros, os olhos azuis. Eles estão cagando para os amazonenses (índios e indigenas), estão cagando para os nordestino.

    1. AURELIO, a besta que escreve. O inculto que não entende a universalidade do ser humano. Deve olhar o mundo da pequena janela de seu quarto de cortiço. Horizonte curto, mente curta. Inveja de quem estuda, dá duro, ganha, viaja, curte, conhece e vive. E Aurélio com seu churrasquinho na laje ouvindo Anitta. Burrice não tem cura, nem breguice.

  4. MARCOS/MC77: Euskadi. Então a origem remota poderá ser Celta ou a mais recente (800 D.C.) poderá ser Viking. De qualquer forma, gente guerreira. Os antigos nórdicos-escandinavos (vikings) são descendentes de etnia germânica remota. Fundaram Kiev e são a origem dos russos e ucranianos brancos. Os celtas são uma etnia própria (provável origem Irlanda, Gales e Escócia). Tem muitos ruivos nos dois grupos (a melanina sofre alterações em áreas com pouco sol - pele muito clara, ruivismo, albinismo).

    1. Carrapato à parte, o fato é que as invasões na Europa (para ficar só ali), desde tempos distantes, foram comuns. Povos antigos já ali habitavam e surgiram outras. Sempre em conflitos. Roma foi fundada em 21/04/753 A.C. e, dizem, por gregos fugidos de Tróia, que vagaram muito tempo até ali chegar; e ali já estavam os Sabinos e, mais ao norte, os Etruscos (já muito avançados). Sabemos lá de onde viemos realmente... A única coisa que sei é que carrapato bozista é inseto nocivo.

    2. kkkkk... Não foi isso o que você disse no texto inicial, intelectual....kkkk. Não dá para explicar essa derrapada aí, "cumpadi".

    3. Tino, entendi perfeitamente o que vc escreveu. Sei também que até hoje os historiadores não chegaram a uma conclusão sobre a origem do povo basco e daquela língua que falam, que não se parece com nenhuma outra conhecida. Já registraram indícios da presença do homo sapiens na região, desde a pré-história. Quando os romanos ocuparam a península ibérica, já encontraram, nos pireneus, aquele povo falando uma língua estranha. Árabes, mouros e muitos outros povos também andaram por lá. Ok, Paulo?

    4. O ignorante Paulo se meteu na conversa (onde não é chamado) e falou platitude. Sabemos o significado de Euskadi (Pátria Basca). O ETA, grupo terrorista, tinha o lema: Euskadi Ta Askatasuna (ETA) - (Pátria Basca e Liberdade) e assassinou muitos inocentes por isso. A origem dos bascos remonta à Navarra, um povo chamado Vascones, de origem desconhecida anteriormente. MARCOS: Os bascos não são em sua maioria Vikings ou Celtas (eu não afirmei isso), mas sofreram invasões. Paulo: cai fora, carrapato.

    5. Obrigado, Tino, isso é que é cultura! Não sabia que tinha todo esse background naqueles meus 25%. Quem sabe, sabe! Sempre pensei que os bascos fossem uma tribo meio estranha, surgida misteriosamente lá pelas bandas dos pireneus. De todo modo, os meus outros 75% fizeram desaparecer qualquer traço de ruivo que porventura possa ter vindo parar aqui no Brasil.

    6. Só para contrariar nossos intelectuais desta área de comentários, devo dizer-lhe que essa palavra Euskadi, não é celta e nem de algum dialeto nórdico, essa palavra é de origem do dialeto Basco, sua "inguinorança"! kkkkkkk.... intelectual, pois sim.

  5. O Macron com sua ignorância arrogante deu o pontapé inicial do fim da EU... os atrasados agricultultores franceses, juntamente com os políticos populistas da esquerda e direita francesa não aceitarão o acordo, e o caldo vai entornar!

  6. O Carluxo agora está culpando o General Heleno pelo deslize com as queimadas e ao mesmo tempo protegendo o ministro ficha suja do Meio Ambiente. Qual a razão? Todo mundo sabe que queimada = desmatamento recente e que o Messias disse antes da posse que enfraqueceria os órgãos ambientais (congresso em foco, 1 de dezembro) e que, depois da posse, incentivou o desmatamento (estado de 14 de abril). Há vídeos dos dois casos. O resultado não poderia ser diferente. Bolsonero é culpado de tudo.

    1. Perfeito, Jose. Precisamente isso. Todo mundo viu e "continua enxergando, ainda que em meio à fumaça das queimadas". Exceto os voluntariamente cegos.

    2. Tino — Paulo é realmente um ignorante. Fazer o que? Não se pode esperar muita coisa de um Bozista. O idiota ignorou que eu escrevi recente depois de desmatamento. O fogo poderia muito bem ser em áreas de desmatamento antigo, tal como alguns Bozistas estavam falando. Paulo, você é um medíocre. Dá até pena massacrar você em qualquer debate.

    3. Esse Paulo, apedeuta, todo vez que alguém escreve um argumento com conteúdo, aparece para contrariar e ofender. Está na cara que é um bozista pago para vomitar a costumeira estupidez dos descerebrados. Um papagaio de pirata dos xucros de direita. Sigam a trilha de seus escritos e verão. Um carrapato imbecil.

    4. Eis a equação do Jose: queimada=desmatamento recente, nem o Einstein chegaria numa equação dessas, ultrapassa em muito à sua famosa equação da energia. Muito me honra ter um gênio desses na mesma área de comentários que utilizo. Tá bom, jênio (com "j" mesmo).

  7. O Macron não conseguiu apagar o incêndio em uma igreja e vem dar palpite aqui. Hipócrita. Não compro mais nada de origem francesa.

    1. Ops... então vou jogar fora minha carteira LV novinha?🤣🤣🤣

    2. Não conseguiu apagar como também sequer descobriu a causa do incêndio.Um vagabundinho rico e incompetente

  8. Uma das medidas para conter qualquer tipo de "incêndio" no Brasil é fazer Bolsonaro fechar aquela matraca dele. A cada dia q passa ele "incendeia" algum setor da vida dos brasileiros. Ah, Bolsonaro, agradeça a Deus (que vive na sua boca!!) 1 milhão de vezes ao dia p/ Haddad ter sido seu concorrente. Estivesse qq outro no lugar dele, até mesmo o cabo Acioli, e vc teria sido monumentalmente derrotado. Em 2022 #MoroNoPlanalto

    1. Jose larga essa revista e va falar merda na carta capital seu otario filho da puta

    2. Manifestação das 10: apoio incondicional à lava jato. Não sei se os bozo-fanáticos estarão presentes.

    3. Magda está certa. Os bozistas, como sempre, não apenas estão errados, como também zurram e fedem. Zurrem bozistas fedorentos.

    4. Cala a boca Magda!!!Vai logo lavar a boca que a manifestação das 10 já vai começar.

  9. Essa reportagem é ótima p/ mostrar aos "inimigos brasileiros" de Merkel, q a vivem xingando, q ela é o único governante da EU q pensa c/ a cabeça. Por isso é a q tem + peso! A maioria pensa c/ o fígado ou c/ os intestinos. Doutora em física, mto pragmática, ñ age emocionalmente, p/ impulso. PENSA 10 x ANTES DE FALAR (viu, Bolsonaro?) p/ depois ñ ter q recuar. Ela pondera os contra e os a favor mil vezes antes de tomar uma decisão. Pena q ñ queira + candidatar. Depois 16 anos no poder, cansou.

    1. Magda está certa e o xará, como sempre, continua abusando do Lexotan. Magda, ela a Merkel parece que foi diagnosticada com Parkinson. Por isso, ela não se candidatará mais.

  10. O Acordo com a UE acabará saindo, embora mais demorado e com maiores negociações e exigências ambientais para NÓS. A França é o osso mais duro, pois tem a forte preço de seus agricultores. Estupidez cavalar foi JB ter causado tamanho estrago, desnecessariamente. Agora, mais uma vez, os ministros tentarão apagar o "incêndio" causado por JB. Por outro lado, o Ministro Ricardo Salles falar que "é bobagem falar que a Amazônia é patrimônio da humanidade". Declaração estúpida, igual ao Chefe. CONT...

    1. Herói?????? Cara Silvania, o nosso herói tem sido o Moro e vamos às ruas pela lava jato!!!!

    2. Quem causa mais queimadas é o próprio Bolsonaro com suas declarações impenssadas.

    3. Kkkkkkkkkkkkkk. Herói? Só se for para os bozokids. Temos aqui mais um troll do Carluxo.

    4. Tem que falar mesmo.Queremos transparência e não hipocrisias.Presidente Bolsonaro é um herói.Lutando contra todo um sistema corrupto nacional e internacional. Vc vai hoje a passeata?

    5. Tino, também creio que o acordo com a UE acabará saindo, mas espero que o Salles, o Ernesto e, principalmente, seu chefe parem de falar no assunto para não criar ainda mais problemas. Esses três quando abrem a boca, é encrenca na certa. Só para esclarecer: os meus 25% de francês nada têm a ver com a Alsácia. Vêm da Euskadi, o Pays Basque, terra de gente trabalhadora e independente, mas mais cabeçuda e teimosa que mula velha. Consegui escapar um pouco disso, mas não muito.

    6. CONT...Amazônia, área que ultrapassa o país, é, sim, patrimônio da humanidade, bem como os Andes, a Patagônia, a Antártida, o Ártico, a Groenlândia, e muitas outras áreas mais. Ninguém falar em tirar a soberania do Brasil sobre sua área na Amazônia, bem a da Argentina, nem outra qualquer. Como essas áreas afetam o mundo todo, eles têm o direito de exigir cuidado e respeito. Vejam o incêndio na Bolívia o problema que está causando no Pantanal e mais além. Entenderam ou preciso desenhar...

  11. Esses dois sujeitos, visivelmente colonizados, verdadeiros quinta colunas do colonialismo europeu, que não cola mais diga-se de passagem, praticamente encamparam a área de comentários e vemos aqui um diálogo entre esses dois elementos, que na verdade é um monólogo já que eles se complementam tanto que até parece a mesma pessoa, vocês sabem que me refiro a essa dupla Cretino/Jose ou Jose/Cretino, tanto faz. Eu nem já leio os comentários dessas bestas quadradas.

    1. Kkkkkkkk, Silvania e Diogo formam um casal perfeito. Um mais medíocre do que outro. Zurrem bozistas. Zurrar é a única coisa que vocês sabem fazer.

    2. Leia as postagens e veja qual a origem do tratamento que você recebeu. Depois reflita e vá a um psiquiatra. Ataca os outros e depois quer elogios. Claramente é mais um bozista mimado querendo dar uma de inocente.

    3. Vocês não percebem apenas pelo fato de tratarem os outros como indivíduos inferiores, isso dá muito bem para perceber em todos os seus comentários, onde sempre tentam diminuir os demais. Mas é isso mesmo, não se preocupem em retrucar pois está muito na cara.

    4. Paulo é um ignorante. Como não consegue manter os seus argumentos fakes, sec desespera. Típico de menino pimpão que pensa que é mais inteligente que todo mundo, mas, na verdade, é um picareta. Passar bem, medíocre!

    5. Idiota, eu disse que a origem não tem importância, e, sim, a educação, a civilidade, o conhecimento, a cultura, o estudo, é que fazem o diferencial entre as pessoas; e, nesses quesitos você voa muito baixo.

    6. Esse seu comentário já dá para concluir muito sobre sua verdadeira personalidade, de fato não dá para discutir com um imbecil de seu nível. Para mim, tanto faz ter origem europeia ou tupi-guaraní ou mesmo africana, isso é indiferente. Agora para você isso faz realmente uma grande diferença não é?... europeu de araque, faz o que por aqui?

    7. Paulo; claro que você não lê. Seu cérebro não alcança. Bons comentaristas aqui são vários, com conteúdo e história. Você está com inveja desse conhecimento. Seu rancor contra os europeus pode demonstrar que sua origem é tupi-guarani ou africana; mas, lembre-se, o Brasil é um país multi-étnico, todos somos brasileiros. A diferenciação se dá pelo conhecimento, pela educação, pelo estudo, pela civilidade, não pela origem. Agora, se você escoiceia, eu lhe meto o relho, burro xucro comigo não.

  12. Odete6; Marcos/Mc77; Catilinário; Jose. MARCOS: seus 25% de francês são da Alsácia (Strassburg) antigo território alemão...kkkk. ODETE6; quem desdenha os alemães são os latinos e gregos, aquela gente mais folgada do Mediterrâneo, por pura inveja, mais ainda suas "amantes francesas". Toda cigarra odeia as formigas. E alemão não brinca em serviço, não. Eles aprenderam que não precisam mais das Panzer Divisionen para conquistar a Europa, basta ter uma economia super eficiente... Domínio econômico.

    1. Kkkkkkkkkkk. País do futuro: recessão econômica, proteção à corrupção feita pelos filhos, carta branca para criminosos ambientais, destruição total das nossas florestas, destruição da ciência e tecnologia do país, destruição das universidades, privatização da Petrobras, perseguição à comunidade LBTG, isolamento diplomático, produtos brasileiros sendo boicotados pelos consumidores do mundo todo, etc, etc. Este é o país do futuro que você quer?

    2. Europeu ta fu fu, Quebradinhos quebradinhos Um medo terrível dos produtos brasileiros.Com nosso Presidente finalmente vamos mostrar qual o Pais do futuro

    3. Odete6; errado; nenhum traço de cidadania alemã, embora eu conheça e admire aquele país. Meus "primos". A etnia germânica (50% de origem) está espalhada pela Europa. Do Báltico e Ucrânia ao Norte da Itália, e da França à Polônia, mais ou menos. Já a moral e o espírito, sim, estão no meu"genoma" cultural. Ordem e Progresso (isso é filosofia Positivista e tem muito a ver com a cultura germânica). Nasci Formiga e não me dou bem com as Cigarras. São muito bagunceiras e folgadas...kkkkkkk...

    4. Ora, ora, ora....você afinal se revelou: é na verdade muuuiiiito mesmo alemão, 100% alemão, totalmente alemão, extensamente alemão, profundamente alemão, alemãozérrimamente alemão, completamente alemão, alemãomente alemão... .apenas alemão...😖😖😖🤣🤣🤣....

    5. CONCLUSÃO: A China é tsunami Político-Econômico-Militar. Ela veio para ficar. O futuro será dado como as relações da multi-polaridade de poder entre USA, China, UE e Rússia serão tratadas. A supremacia da força dos 3 fatores (PEM) acima será fundamental, porém a Tecnologia (militar, sobretudo) será o determinante. No período Colonial (sequência dos Descobrimentos) o vencedor foi a Inglaterra (determinante: sua Marinha). Hoje, espera-se que os 4 entrem em bom acordo de paz (armada).

    6. CONT... Recomendo três livros: 1 - Império (Niall Ferguson), que fala da ascensão e do declínio do Império Britânico. 2- Colosso (Niall Ferguson), que mostra ascensão e declínio (relativo e acontecendo) do Império Americano. 3 - Sobre a China (Henry Kissinger), que mostra a história da China e sua atual estratégia de conquista mundial (imperdível - fundamental - entenderão como a China pensa). Estamos numa importante encruzilhada da História, grande quanto à Queda de Roma ou Os Descobrimentos.

    7. CONT...militar trouxe, inibiu os contendores. Arpetar o botão é suicídio global. Oriana Fallaci, célebre jornalista italiana dizia: "a paz é o intervalo entre guerras". Isso é um fato, porém a natureza do conflito hoje mudou para a disputa econômico-comercial-tecnológica. Apenas conflitos regionais localizados e não nucleares. A menos que algum louco mude de ideia. Imaginem se o Brasil tivesse bomba nuclear, com Bolsonaro perto do botão. A Guiana Francesa sumiria do mapa....e a Amazônia...kkkk..

    8. AOS AMIGOS: A natureza dos conflitos mudou. Von Clausewitz, general prussiano da era napoleônica escreveu em "Da Guerra": "a guerra é a continuação da política por outros meios". Hoje o método mudou, eu digo: "a economia é a continuação da guerra por outros meios". Foram-se os tanques entraram os chips. A luta se dá no terreno da competição comercial e, sobretudo, tecnológica. Vejam o affair USA x China e entenderão. A Destruição Mútua Assegurada que a tecnologia nuclear militar trouxe...CONT...

  13. Vocês já prestaram atenção nos comentários de vocês? É óbvio que nosso país será esta porcaria que está com um povo tão mal educado e sem capacidade de diálogo. Bolsonaro é ruim? Pode até ser mas se derem 16 anos de poder, aposto que entregará um país melhor do que recebeu. Europa está se lixando para meio ambiente, o interesse é econômico. Quem não crê nisso, aconselho a mandar cartinhas para o papai Noel.

    1. Esse aí respirou a fumaça da queimada da Bolívia (queimada de plantações de maconha) e surtou de vez. Se em 7 meses Bolsonaro já afundou o país, em 16 anos nós todos fugiremos para a Venezuela (via Roraima), aquilo será um paraíso. A preocupação européia com o Meio Ambiente é um fato, está na cultura já. Vá ver. Mas fique 3 ou 4 meses, e não 4 dias cheirando numa balada.

    1. Desce sim, compatriota Marilea.... luladrão desceu! Qualquer outro pode descer também, é ou não é?....

  14. São 18 hs. no Brasil. Até agora a Alemanha, Inglaterra e Espanha descartaram o boicote ao Brasil por causa das "queimadas". O francês, defensor de produtores ineficientes, cobertos de subsídios e que temem a "invasão" de produtos brasileiros, está ficando só e cada vez mais desmoralizado. Fotos falsas, de anos atrás, "girafas" mortas no fogo. Desmoralizado como os palhaços de costume fazendo protestos e como mídia e traidores nacionais.

    1. Beatriz -- Menos. Se torcer ganhasse jogo, a China era campeã mundial de todos os esportes. Messias tem que parar de presepada e trabalhar com responsabilidade. Na verdade, Messias tem que renunciar já para o bem do país!

    2. José torcendo contra, prejuizo para todos e ficas rindo? Fala sério!!!

    3. Kkkkkkkkkkkkkkkk. Quanta sandice. O Brasil e o Bolsonaro estão entre os nomes mais sujos hoje no mundo. Você sabe o quanto custa isso? Mesmo que um país não boicote um produto, a decisão final é do consumidor. Se o consumidor boicotar o produto brasileiro, você sabe o que acontece com o país? Não sairá nunca da recessão. As fotos podem ter sido falsas, mas as imagens de satélites da NASA não são. Portanto, bozista, pare de falar besteira. Teu dono fez um estrago enorme no país.

    1. Europa falida...kkkkk...o Brasil mudou de nome...kkkkk... O PIB da UE é de 18,7 trilhões de dólares (próximo dos USA - 20,5). Ali não há a miséria daqui. Os custos sociais lá são mais altos, devido aos benefícios sociais muito mais amplos. E a consciência ambiental é muito alta. Vá estudar apedeuta e vá viajar e ver. Até Portugal, geralmente mais pobre e de menores recursos, está ótimo. Vá na Alemanha e veja a qualidade de vida, outros países também. Suíça e Áustria são cartões postais naturais.

  15. Até agora eu criticava as FORÇAS ARMADAS por não estarem em constante treinamento em nossas fronteiras e no limites das nossas florestas em guerra contra incendiarios e traficantes. Agora vou um passo a frente: tem que confiscar tudo o que estiver em área desmatada depois de julho de 2008. Não se trata apenas de apagar incêndios, tem que desencorajar a grilagem.

    1. Quem desmobilizou o programa de Controle Ambiental foi Bolsonaro e seu lacaio Ricardo Salles. Cortaram verbas e reduziram a fiscalização. Na campanha JB já falava que isso era bobagem. Lembram-se... Com isso abriram a porteira para o desmatamento (contrabando de madeira) e para os grileiros e fazendeiros, com suas queimadas e suas pastagens. Causa e Efeito. A culpa é nossa (dele, JB).

    2. Mário — o Messias não deixará. Você se lembra que o Ibama confiscou e desmontou os equipamentos dos grileiros? O que o Messias fez? Desautorizou o Ibama e disse que no governo dele os grileiros seriam protegidos porque produzem para o pais. Tá aí a produção dos grileiros. Palmas para o Messias, presidente que ajuda a proteger criminoso.

  16. Valeu seu cretino diretor da Globopar. Representantes da resistência será sem perdão. A intenção, a honradez, a o trabalho sempre vencerá. Ainda que o apocalipse tenha cretino de plantão. Isto muda...ah isto muda. Se vc cretino não estivesse mamando nas minhas gostosas tetas, certamente engrossaria nossas fileiras amanhã contra essa máquina mortífera, o atraso, o bem individual, a bandidagem, o STF, o Botafogo.

    1. Ô Jose, numa boa: siga o conselho do xará e pare de tomar esses bagulhos. Você irá acordar bem melhor amanhã. Bom domingo!

    2. Tino — A minha explicação é excesso de Lexotan. Ou talvez o chá de Kunda, tomado pela rima, kkkkkkkk.

    3. Esse Jose acima surtou de vez. Deve ter respirado fumaça da Amazônia ou da Bolívia (queimada de plantação de maconha) e entrou em parafuso. Jose, tome um banho de sal grosso e, Saravá, Meu Pai !, que o capeta poderá ir embora.

  17. O governo JB foi montado em 4 pernas: 1 - Militares (já castrados); 2 - Moro (traição sórdida); 3 - Guedes (reformas paradas; Previdência sob chantagem no Senado; Tributária só sairá em 2020, com efeito apenas em 2021 - Economia na merda); 4 - Mídias Sociais: JB não se sustentará apenas nessa perna, nem no papo encrenqueiro. Os eleitores lúcidos já se enojaram de JB e dos bozistas, que são minoria nos 57,8 milhões de votos. A escada de 4 pernas de JB já está balançando... Mídias

    1. André; aguarde. Leia os enunciados da Lei de Murphy e do Princípio de Peter.

    2. 1- Militares, castrados. Será? 2- Moro, traído. Será? 3- Guedes, reformas paradas. Será? 4- Mídias sociais, enfraquecidas. Será? Essas são as quatro narrativas do momento. Todas as outras anteriores, acho que duas dezenas delas pelo menos, não prosperaram.

  18. Isto não vai passar na FDP da Globo. Trabalham aqueles comunistas paus mandados por salários, para destruir a NAÇÃO. Até q são chamados um a um na taba de sacrifícios, p a iminente redução de salários, e pulam fora. Mudam de ideologia se precisar, p sobreviverem. Todos sem exceção sem nenhum caráter. Entram nas casas dos brasileiros somente para se esconderem da verdade. PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO. Aguardem Waks.

    1. Kkkkkkkk. Gente, peço desculpas, mas o meu xará tomou novamente uma overdose de Lexotan. Ele está assim transtornado desde que ele descobriu que o Messias, o dono dele, tem uma aliança com o Petralha do Toffoli. Por favor, não sigam o exemplo dele. Daqui a pouco o Messias cai e a vida continua.

  19. Merkel, sem dúvida nenhuma, é uma Estadista. Fala com equilíbrio, diplomacia, é firme, porém aberta ao diálogo e à negociação. Ela enxerga os interesses da UE em relação ao Acordo, e sabemos (alguns de nós) que é importante para o Brasil (Mercosul todo, ainda mais com a Argentina na lona). JB, machão, fanfarrão, encrenqueiro, acaba por dar marcha-à-ré no progresso do país. Sempre seguindo a receita errada. Sempre. Parabéns Frau Merkel, lucidez germânica. E puxão de orelha no Macron.

    1. Como o Brasil é civilizado sem bozistas e petistas. Exemplo abaixo. Qual a razão?

    2. É mesmo, Marcos/MC77! Ambiente muito agradavelmente familiar...Só falta o chopp e o tira-gosto! rsrsrs... Ah, e na verdades somos todos 'melting pot' em nosso lindo país-bebê de 519 anos e apenas 12 gerações....🙏🙏🙏🙏🙏! Quanto ao clima, só detectei mesmo o bom ....😊😊😊😊.... Bom domingo pra todos vocês também ou... até mais em edição extraordinária, que é o que não anda faltando de jeito nenhum!!...

    3. "Mícron" é, Catilinário.... não cheguei a assistir essa não.... quase morri de rir... ai...ai... que ironia.... a gente chora mas também se diverte....😭....🤣....

    4. Tino, Odete6, Cati, realmente muito bons os comentários aqui nesta "sala". Além disso, ficamos sabendo que o ex-derrubador de muralhas tem 50% de sangue germânico. Eu tenho uns 25% de sangue francês e, ainda assim, concordo com ele quase sempre. Também, é graças a esse percentual em meu sangue que sei que os franceses são uns chatos insuportáveis. Desejo um bom domingo a todos e percebo que está pintando um certo clima entre dois dos companheiros... ou estarei enganado? Abraços!

    5. Em tempo, Tino... o problema basilar é mesmo defeito de programação genética... tanto que atinge a descendência. Sociopatia é uma das consequências...há piores...as que atingem a legalidade. E todas sobram pra todos nós! 😖😖😖 Mas sabemos, toda problemática tem uma solucionática. 🙏🙏🙏

    6. Marcos/MC77. Eu falei abaixo de "outros procedimentos" mas não tinha pensado ainda em chamar a ambulância do hospício... "com camisa-de-força e mordaça". Seria uma boa medida.

    7. À par disso, Tino, obrigada, sempre, por suas excelentes colocações, lúcidas, inteligentes, sagazes, perspicazes que nos premiam e enriquecem!!

    8. Conversa de "gente grande"... e sensata esta que se dá nesta "sala". Depois dos espasmos verborrágicos de JB e as momices politiqueras do Macron (que foi chamado de Mícron), Merkel colocou uma pitada de sensatez na conversa e Bolsonaro resolveu literalmente "ler" a lição de casa. Congratulações aos comentaristas. Os incêndios da Amazônia podem ser debelados com água e prevenção; já a "cabeça quente" e ôca de JB precisaria de outros procedimentos, para que não provoque confusões inúteis.

    9. Tino, eu sei, mas foi para isso que inventaram a camisa de força, a mordaça...

    10. Tino, ñ é porque "trabalham duro e são resolutos, firmes e ricos" que os alemães ñ são bem amados na UE. E o "histórico" traduz preconceito deles, não "contra eles", obviamente! Não é possível mudar a história. Há um tradicional apelido dos germânicos Europa afora, "cimentadores de praias", metáfora excelente p/ traduzir a mentalidade e o comportamento deles p/ com os demais países. Mas isso é assunto longo e impertinente p/ esse espaço.

    11. Marcos/Mc77; impossível com JB. Na semana entrante ele irá produzir outras sandices. Sempre em escala maior. Defeito de genoma não tem cura. Vide as histórias de Nero e Calígula. (Cá para nós, sussurrando: não é genoma, é sociopatia - está mais para Freud).

    12. Odete6; Macron está jogando para a platéia francesa e para os ambientalistas mundiais esquerdistas e onguistas. Jogo de cena. Se fosse um problema com Trump, este faria o mesmo, a seu modo. Bolsonaro é que é um trouxa de escorregar nas cascas de bananas que jogam à sua frente propositadamente. Veja a lucidez de Frau Merkel (objetividade germânica - manter o foco no cerne da questão). Alemão nunca foi muito bom de teatro; não criaram um Molière.... rrrrsssss....

    13. Concordo inteiramente com os comentários do Tino e da Odete6. O chato do Macron aproveitou para surfar na onda de bobagens produzida pelo Bolsonaro e a Merkel repõe as coisas no seu devido lugar. Ontem à noite Bolsonaro fez um pronunciamento sóbrio, coerente. Obviamente estava lendo o que alguém equilibrado escreveu. O que o seu entorno não deveria permitir, para evitar novas crises de repercussão internacional, é que ele volte a agir e falar, seguindo somente o que sai daquela sua cabeça oca.

    14. Odete6; os franceses ainda sofrem da "Síndrome da Revolução Francesa" ou "Síndrome de Maria Antonieta". Os "sans culottes" e a "canaille" ainda acham que podem morar no Palais de Versailles sem pagar o aluguel e os serviços.

    15. Odete6; continuação. Merkel tem muito valor, apesar de alguns erros. Os alemães não são "bem amados" por alguns países da Europa, por que trabalham duro e são resolutos e firmes no que querem. O motor da UE. São invejados (e ricos) e há ainda o preconceito histórico. Germânicos, Holandeses, Nórdicos, Anglos, são firmes. Franceses, bah !!! Tenho 50% de sangue germânico, conheço a firmeza cultural. É a fábula da formiga e da cigarra. O mundo não é para amadores. Nunca foi.

    16. 4) Mas sob pretexto de pressionar pela Amazônia, retaliar oportunisticamente prejudicando acordos de interesse mútuo do Brasil e da UE, como fazem alguns países para apenas particularizar seus interesses, é sim ato desconectado, é covardia, é tripudiar sobre a tragédia e não configura de maneira alguma zelo algum pelo patrimônio de todos.

    17. Odete6; A Amazônia brasileira é território nosso. Ponto final. Como é um bioma enorme e de multi-países, muito importante, o efeito não é apenas local. Devemos cuidar bem do que é nosso e dar uma satisfação à consciência global, cada vez mais preocupada com o meio ambiente (civilização), e não armar encrenca e internacionalizar o problema, que poderia ter sido resolvido aqui, se houve vontade política para tanto. O (des)governo JB está shitting and walking para a questão Meio Ambiente. Continua.

    18. 3 A linha q separa ingerências indevidas da efetiva colaboração internacional solidária de sustentabilidade, é fundamentada no exercício do nosso poder territorial sobre a Amazônia mas, igualmente na prática, em nossas ações concretas de resolução, solução, resiliência e fiscalização da incomensurável riqueza.Terra q ninguém cuida é paradoxalmente terra de ninguém. É preciso, antes de tudo, de cientificidade na gestão da Amazônia e ñ de "arroubos festivos" nas ocasiões de agravamento das crises.

    19. 2)Os problemas amazônicos exigem na verdade o estabelecimento de limites que impeçam rígidamente que, nem de longe, se tangencie a soberania nacional, sem desconsiderar entretanto a realidade de ser a Amazônia um patrimônio da Terra.(continua..)

    20. 1) Tino, os alemães ñ são exatamente os bem amados na Europa mas, são de fato, testemunho, muito procedentes suas observações sobre os franceses. E procedentes também, as ponderações sobre Merkel, que soube perfeitamente racionalizar o episódio, embora o mesmo ñ aconteça c/ frequência absoluta em todas as suas ações. (continua...)

    21. André; concordo que a situação da França é peculiar. Porém, o socialismo francês (um vinde a mim infindável) faz o país ingovernável. Os alemães trabalham duro, os franceses coçam o saco (e querem que o Estado os mantenha do útero ao túmulo, sem contrapartida). A França é um saco até para a Alemanha e a UE. Parece dondoca ou amante ranheta. Eu conheço aquilo lá. E a hipocrisia, então... Pergunte aos italianos, ingleses e alemães, o que eles acham dos franceses... Vai sair palavrão aos montes.

    22. A Merkel não está sofrendo pressão dos agricultores alemães como o Macron está na França. Muito menos ela está sendo confrontada nas ruas por "coletes amarelos".

  20. Em vez de o Sr. Macron falar de queimadas na Amazônia (que ele chamou de “nossa casa”) deveria deixar de queimar a própria rosca.

  21. Essa bicha francesa não consegue nem disfarçar...Queimadas sempre houveram..Politicos vagabundos e oportunistas não são previlégio só de brasileiros...

  22. O presidente pó de arroz francês está com medo do potencial agrícola brasileiro. A Amazônia é mero subterfúgio para encobrir a incompetência do seu governo.

  23. PARABENS MERKEL . A França não é a União Europeia , e nem Macron representa a França . Não faz sentido cancelar um acordo negociado por 20 anos , porque um presidente sem popularidade quer os votos dos agricultores franceses . 🇧🇷

  24. E evidente que a Alemanha nao poderia endossar o posicioamento de desespero do incompetente presidente francês Micron. O Brasil é um dos ou maior investimentos alemães fora da Alemanha, alem de sempre manter laços historicos e culturais e os interesses economicos e comerciais. Nem a Alemanha e nem o Brasil, ainda que envolva ideologias diferentes, colocariam em risco anos de parcerias e vultosos investimentos, por conta de questões politicas de momento.

    1. Brasil e França também sempre tiveram boas relações (comercial e militar), mas o comunista francês está doido para implodir isso, pois como todo comunista pensa apenas na "causa comunista" e não no próprio país.

  25. Precisamos de equilíbrio e bom senso. Não podemos nos inflamar diante do claro oportunismo de uns ou justificar o pavio curto e o non sense de outros. Os incêndios devem e precisam ser combatidos, eles têm ocorrido em várias partes do mundo. Os passivos sociais e ambientais dos países que hoje proclamam suas críticas não podem servir de desculpa para não abordarmos o tema de maneira responsável e urgente. A floresta não tem partido nem ideologia, mas é frágil e precisa de cada um de nós.

  26. A alemã recuou. Não desprezarão mercado de duzentos milhões de consumidores brasileiros, incluídos os traidores e a esquerdalha que, para combater o governo, traem o interesse nacional. Sócios úteis do francês mentiroso, defensor da pecuária francesa subsidiada e temerosa da concorrência dos produtos brasileiros. Feito o anúncio do acordo Mercosul x UE, atacaram a liberação de defensivos, mataram um índio que morreu afogado e agora incendiaram a Amazonia queimando girafas e com fotos falsas.

    1. Jose e Socrates atualizados e com bom senso. O unfanismo tupiniquim faz parte do complexo de vira-lata, que late, late, e não morde. Insuficiência de postura moderna, democrática e de consciência ambiental global. Estamos 19% já dentro do Século XXI.

    2. Mateus — justamente porque você morou lá você deveria saber que o país está investindo bilhões em tecnologias para restaurar a qualidade do ar e restaurar florestas. Você sabe qual o país que controla a tecnologia de energia solar? Não? Aparentemente você aprendeu muito pouco sobre a China, muito pouco.

    3. China sustentável???? hahahaha ... Boa piada ... morei 4 meses em Shanghai ... cidade maravilhosa, infraestrutura invejável.... mas uma das mais poluídas do mundo .... cai na real povo .... o interesse na Amazônia é comercial .... direta e indiretamente ... ou vocês acham que o presidente francês está preocupado com a sua empregabilidade e o futuro dos seus filhos ?

    4. Concordo com o Luis e acrescento que temos que ter cuidado com os interesseiros europeus, especializados em invadir e se apossar de terras alheias como sempre foi em seu continente e pelo mundo afora há séculos.

    5. Tem brasileiro que me lembra aquela propaganda do gatinho que olha no espelho e enxerga um leão. É bom ter a autoestima elevada, mas sem tirar o pé da realidade.Um país com a economia em frangalhos não pode se dar ao luxo de perder mercados, sob o risco de virarmos uma Venezuela de direita,não se pode contar só com Trump,Trump não representa todos os EUA e nem sabemos se será reeleito. É o que acontece com Maduro que acha que basta contar com Cuba e Rússia, ou o caso da própria Cuba!

    6. Todo o mundo de olhos no Brasil, inclusive os cegos.

    7. Engano seu. O Brasil não é nada. O maior número de consumidores estão na Asia e África. Basta ver os números. Combate ao aquecimento global é prioridade de todo mundo, menos do Trump e do Messias. Os países sabem o risco que correm e ninguém quer pagar para ver. Até os chineses hoje estão investindo bilhões em tecnologias sustentáveis. Enquanto o Brasil vive premiando a mediocridade, outros países premiam a inteligência e a ciência. Entenderam? Duvido. Mas eu tento mesmo assim!

    8. Quem faz recuos é o Bolsonaro. Ela não recuou de nada, ela não misturou alhos com bugalhos, ela falou da preservação da Amazônia e mantem a posição , quem colocou o Mercosul no meio foi o francês! Merkel está sendo inteligente e sensata!

    9. Farsantes e mentirosos, com o mesmo nível moral dos seus antecessores que colonizaram vários povos e que agora retribuem com uma invasão de imigrantes ilegais que estão afundando seus países na criminalidade e decadência cultural.

  27. Ainda a vozes sensatas no comando Europeu. Macron esta na verdade querendo tirar proveito da situação para beneficiar os produtores franceses que recebem ajuda do governo.

  28. A Alemanha sabe que precisa muito do comércio com o Brasil. O idiota do Macron, que não tem qualquer popularidade interna, faz de tudo para se releger!

    1. Começo a achar que muitos dos defensores incondicionais das sandices do Bozo, trabalham para a oposição. Quanto mais ele se expõe, mais enfraquece.

    2. Concordo plenamente, Geraldo. O abismo é enorme! O Presidente Bolsonaro está muito acima dela.

  29. Agora vou ver o que essa dupla de otários Jose/Cretino, vai dizer disso daí. É obvio que esses merdas desses europeus estão só blefando para conseguir mais força nas negociações que ainda virão, pois o acordo ainda não foi referendado.

    1. Esquece cara, esse jose e o cretino, pois é a mesma pessoa. Tudo melancia. Vamos focar na destruição da Globopar, em contrapartida ao mal que fazem ao PAÍS, e só porque estamos cobrando o atrasado.

    2. O Brasil tem capital ambiental, mas não tem tecnologia e não fiscaliza suas reservas.

    3. O Brasil tem um capital ambiental gigantesco, é hora de jogar pesado com esse francês de merda.

    4. Mas é óbvio que o Macron joga para o público interno. O filme dele tá queimado em casa.

    5. Alguém aí viu alguma cerimônia de assinaturas onde o Bolsonaro aparece colocando seu jamegão com a Bic? Vão se informar, imbecis.

    6. Os Europeus estão blefando...se depois de vinte anos os termos ainda não estão definidos, melhor cancelar tudo e voltar a trocar espelhinhos e apitos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO