Menos dinheiro para filosofia e sociologia
O presidente Jair Bolsonaro anunciou no Twitter nesta sexta-feira, 26, que o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), "estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas)". "Alunos já matriculados não serão afetados", afirmou Bolsonaro. "O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina". Segundo o...
O presidente Jair Bolsonaro anunciou no Twitter nesta sexta-feira, 26, que o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), "estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas)".
"Alunos já matriculados não serão afetados", afirmou Bolsonaro. "O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina".
Segundo o presidente, "a função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta, e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta".
A influência do pensamento de esquerda nas instituições de ensino superior é uma preocupação do governo Bolsonaro. É nos cursos de humanas como filosofia, sociologia e história que essa influência é mais presente.
O próprio Weintraub já relatou como foi perseguido pela esquerda ao declarar simpatia a Bolsonaro quando era professor de economia na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
HELIO
2019-04-30 17:30:21é bom mesmo porque esse ministro vou fazer vestibular para as áreas de sociologia filosofia especialmente ele vai ser reprovado para ele só curso por correspondência do Olavo de Carvalho idiota é assim mesmo
Newton
2019-04-27 20:50:05Leilão de privatização de todas as Federais. Quanto valem?
FRANCISCO
2019-04-27 18:59:24Nada contra cursos superiores inuteis que alguns não-estudantes se escoram pra usar camiseta de faculdade. Cada um segue o rumo ou a falta de, que melhor entender. O governo subvencionar isso, já é outra conversa. Alem de cienciais socias e filosofia, estudos para puro deleite intelectual, tem muito mais. É preciso fazer um levantamento pra saber que profissionais o mercado demanda e dar suporte a esses cursos. Expandir vagas para áreas saturadas dá retorno apenas para os cofres da faculdade
Bruno
2019-04-27 17:32:54Não acho mesmo que o conjunto da população tenha que pagar a formação de militantes políticos.
Massaaki
2019-04-27 11:37:22Não permitam a abertura de cursos em que já há muito excesso de formandos ou baixa qualidade formação no mercado de trabalho. Fechem cursos e faculdades fracas. E premiem as melhores. As faculdades devem se auto-sustentar e receber $$ de mecenatos. Não do Estado!
Massaaki
2019-04-27 11:34:45Tem de haver liberdade e democracia nas universidades; além de meritocracia. Acabem com todos os subsídios estatais e instituam a cobrança de mensalidade, pelo menos dos mais ricos; bolsa mas meritocráticas para os mais pobres. Vários critérios de entrada.
Marcos
2019-04-26 21:45:36Tem lógica. O país colocar dinheiro para formar marxista especialista em destruir país é totalmente contraditório.
Fernanda
2019-04-26 20:53:42As pessoas esquecem que até o governo petista investiu em cursos de Exatas em detrimento dos de Humanas, como na concessão de bolsas de estudos no programa Ciência sem Fronteiras, ao menos em suas últimas versões. E é natural que se faça isso, em um país com poucos recursos para a Educação, investe-se em áreas consideradas estratégicas. E é assim em qq lugar do mundo.
Jose
2019-04-26 18:38:42Esten ministro é picareta. É professor universitário e nunca publicou absolutamente nada. Não se save nem como ele foi admitido em um concurso público. Deve ter entrado pela janela. Duvidam? Olhem no Curriculo Lattes dele. Está lá, tudo disponivel!
Antonio
2019-04-26 18:00:43Crusoé trata a matéria com profissionalismo. Parte da imprensa vem noticiando que Bolsonaro decreta o fim das faculdades de humanas. Mentira sórdida. Mas, a realidade é que a área de humanas está super dimensionada no sistema de ensino, um setor que cresceu demasiadamente dentro de um processo de esquerdização das universidades. Reduzir o fluxo de recursos para esses comunistas é como reduzir o fluxo de sangue para um tumor maligno, um tratamento recomendável.