Mansão da mãe de Maluf pode ser penhorada para quitar multa milionária
A penhora de uma mansão de mil metros quadrados na orla da praia da Enseada, no Guarujá, é uma das esperanças da Prefeitura de São Paulo e do Ministério Público para finalmente conseguir receber os valores devidos de uma condenação de Paulo Maluf em uma ação do início dos anos 1990. O imóvel foi deixado por...
A penhora de uma mansão de mil metros quadrados na orla da praia da Enseada, no Guarujá, é uma das esperanças da Prefeitura de São Paulo e do Ministério Público para finalmente conseguir receber os valores devidos de uma condenação de Paulo Maluf em uma ação do início dos anos 1990. O imóvel foi deixado por Maria Maluf, mãe do ex-prefeito e ex-deputado.
O processo remete a 1993, quando Maluf voltou a ser prefeito de São Paulo -- ele já havia comandado a cidade entre 1969 e 1971. À época, a prefeitura gastou 19,4 milhões de cruzeiros, o equivalente a 166 mil reais, com o envio de cartas a 1 milhão de moradores da capital pedindo para que pressionassem a Câmara de Vereadores a aprovar a isenção do IPTU para as parcelas mais pobres da população.
O Ministério Público considerou que a iniciativa era um caso de autopromoção com dinheiro público e processou Maluf em 1994. Somente vinte anos depois, o STJ decretou o trânsito em julgado do processo. Desde então, a briga tem sido para reaver o dinheiro da multa, que, com juros, hoje está em 4,1 milhões de reais.
A prefeitura pede à Justiça para que bens deixados por Maria Maluf sejam penhorados para pagar essa conta. Entre eles estão ações da Vale, cotas em terrenos e a mansão no Guarujá, que ficou como herança para o ex-prefeito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Antonio
2020-08-03 12:08:32Segundo a PGR, este é o bom é velho combate à corrupção! E assim caminha a corja de corruptos mais felizes do mundo!!!
Raimundo
2020-08-03 09:49:30Dr. Augusto Aras defende esse modelo: transitado em julgado, após 20 anos! Haja paciência, leniência com corruptos poderosos!
Claudenor
2020-08-01 13:38:24Ladrão do PP, mesmo partido do Ciro Nogueira aliado e amigo do peito do Bolsonaro. Ciro também é acusado em vários inquéritos e processos por corrupção. O Bolsonaro que elegi foi outro, fake!
Paulo
2020-08-01 11:54:51Larápio roubou São Paulo durante décadas, com aval de parte daquele povo. Sempre reeleito. Pobre povo, escravizado por um bandido, que se deu bem. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷