Mais uma fala machista na conta de Lula
Desta vez o petista se referiu à diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, como uma "mulherzinha"

Nem mesmo a queda de popularidade entre as mulheres impediu o presidente Lula (PT) de voltar a fazer declarações machistas em eventos públicos.
Durante cerimônia de abertura da 29ª Feicon (Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura) e da 100ª edição do Enic (Encontro Internacional da Indústria da Construção), o petista se referiu à diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva (foto), como uma "mulherzinha".
"E lá [em Hiroshima] eu encontro com uma mulherzinha, sabe, presidente do FMI, diretora-geral do FMI, nem me conhecia. ‘Presidente Lula, presidente Lula, você sabe que está difícil a coisa para o Brasil. O Brasil só vai crescer 0,8%’. Eu falei: ‘Você nem me conhece, eu não te conheço, sabe? Como você fala que o Brasil vai crescer 0,8%?’. E a resposta veio no final do ano, o Brasil cresceu 3,2%."
O petista falava sobre o encontro que teve com a presidente do FMI em Hiroshima, no Japão, em 2023, às margens da reunião de cúpula do G-7.
Mais uma fala machista na conta de Lula https://t.co/POOaExh3U1. pic.twitter.com/v5nnMRt1L5
— Revista Crusoé (@RevistaCrusoe) April 11, 2025
Machismo de Lula não passou em branco nas redes
A declaração machista de Lula gerou críticas a ele nas redes sociais:
"Agora imaginem se fosse um político de direita chamando a PRESIDENTE DO FMI de 'mulherzinha' em tom jocoso. Foi isso o que o Lula fez e, mais uma vez, a esquerda não falou nada, assim como fizeram quando ele chamou as mulheres do PT de "mulheres do grelo duro" ou quando seu filho foi denunciado por agressão doméstica. Não importa o que você diga ou faça, mas de que lado você esteja", escreveu o deputado estadual Guto Zacarias (União-SP).
"Lula não decepciona quando o assunto é falta de respeito com as mulheres, principalmente quando elas discordam de suas ideias. Chamou a diretora-geral do FMI de “mulherzinha” e, mais uma vez, expôs o machismo escancarado que a esquerda prefere ignorar. E onde estão os defensores dos direitos das mulheres agora?", afirmou o senador Jorge Seif (PL-SC).
"CADÊ AS FEMINISTAS? Não vão chamar lula de misógino não? Ou vai ser "deslize", "escorregada", "gafe" de novo? #foralula e leve sua misoginia com você!", disse a deputada Carla Zambelli (PL-SP).
As frases infelizes de Lula
Lula tem dado recorrentes declarações machistas nos microfones.
Em julho do ano passado, ele falou sobre violência doméstica.
"Tem pesquisa, [Fernando] Haddad, que mostra que depois de um jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corintiano, tudo bem, como eu. Mas eu não fico nervoso quando perde, eu lamento profundamente", disse Lula.
Em janeiro deste ano, o petista disse que se considerava um "amante da democracia".
"Não sou nem marido, eu sou amante porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres, e eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela", disse Lula.
Em março, disse que colocou "uma mulher bonita" na Secretaria de Relações Institucionais para "melhorar a relação" com o Congresso, referindo-se a Gleisi Hoffmann.
No final de março, afirmou que a primeira-dama Janja não nasceu para ser dona de casa.
"Ela vai continuar fazendo o que ela faz, porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa. Ela vai estar onde ela quiser, vai falar o que ela quiser, e vai andar para onde ela quiser, é assim que eu acho que é o papel da mulher", disse o presidente em visita no Vietnã.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2025-04-12 08:08:03As femilôkas de grêlo duro (palavras de Lula) devem ter adorado ...
Andre Luis Dos Santos
2025-04-11 22:53:07"Nem me conhecia". O ego desse FILHO DA PUTA não cabe em lugar nenhum. #ForaLula, #Venha2026, #ForaPT, #PTLixo