Mais um capítulo na briga entre Musk e Trump
O presidente dos EUA sugeriu que o DOGE, órgão que era chefiado por Musk, revisasse os subsídios concedidos às empresas do bilionário sul-africano

Após Elon Musk renovar suas críticas ao One Big Beautiful Bill Act, pacote fiscal que mantém cortes de impostos introduzidos em 2017, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta terça-feira, 1º, que o Departamento de ‘Eficiência Governamental’ (DOGE), órgão que era chefiado por Musk, revisasse os subsídios concedidos às empresas do bilionário sul-africano.
"Elon Musk sabia, muito antes de me apoiar tão veementemente para presidente, que eu era totalmente contra o mandato de veículos elétricos (EV Mandate, na sigla em inglês). É ridículo e sempre foi uma parte importante da minha campanha. Carros elétricos são bons, mas nem todos deveriam ser obrigados a ter um. Elon pode receber mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul. Chega de lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos, e nosso país economizaria uma FORTUNA. Talvez devêssemos pedir ao DOGE para analisar isso com atenção? MUITO DINHEIRO A SER ECONOMIZADO!!!", escreveu Trump na rede Truth Social.
Em resposta à publicação de Trump, Musk afirmou no X: "Estou literalmente dizendo CORTE TUDO. Agora."
No sábado, 28, o dono do X voltou a criticar o projeto de lei econômica defendido por Trump, alegando que a proposta tem o potencial de eliminar milhões de postos de trabalho em território americano e de infligir “imensos danos” estratégicos à nação.
"O último projeto de lei do Senado destruirá milhões de empregos nos Estados Unidos e causará imensos danos estratégicos ao nosso país!
Completamente insano e destrutivo. Oferece esmolas às indústrias do passado, enquanto prejudica severamente as indústrias do futuro", escreveu.
Na segunda, 30, Musk afirmou que os legisladores que fizeram campanha para cortar gastos, mas apoiaram o projeto de lei, "deveriam abaixar a cabeça de vergonha!".
"E eles perderão as primárias no ano que vem, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra", acrescentou.
One Big Beautiful Bill
O projeto de lei proposto por Trump visa manter os cortes de impostos de 2017 e aumentar os gastos com defesa e segurança nas fronteiras.
No entanto, analistas entendem que a medida pode aumentar o déficit fiscal em até US$ 2,4 trilhões na próxima década, podendo atingir US$ 5 trilhões.
Além disso, os críticos apontam que a dívida nacional pode ter um aumento substancial.
As empresas do setor de veículos elétricos também se preocupam quanto à redução de incentivos para energia limpa.
Leia mais: A treta entre Musk e Trump sobre a política fiscal americana
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Joaquim Arino Durán
2025-07-01 11:24:14Depois de fazer eles perderem as primárias, vai pra Marte em definitivo.