Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Mais cara do país, campanha de Covas gasta R$ 4 mi a mais que a de Doria em 2016

14.11.20 14:05

Dono da campanha mais cara do país, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do PSDB, já gastou neste primeiro turno cerca de 4 milhões de reais a mais do que o ex-prefeito e governador João Doria em 2016, de quem era vice.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que o candidato à reeleição no maior colégio eleitoral do país já havia contratado 17,9 milhões de reais em despesas até a última sexta-feira, 13, antevéspera do primeiro turno.

Em 2016, quando a chapa Doria-Covas foi eleita no primeiro turno, feito inédito na cidade desde a redemocratização, a campanha tucana gastou 14 milhões de reais, um valor 10,6% menor do que o atual, já descontada a inflação do período.

Como a probabilidade de haver um segundo turno neste ano é alta, a campanha de Covas certamente ficará ainda mais cara. Segundo o TSE, o limite de gastos na eleição a prefeito de São Paulo é de 51,8 milhões de reais.

De acordo com as últimas pesquisas, o tucano lidera a disputa com pouco mais de 30% das intenções de voto e aguarda a apuração deste domingo para conhecer seu rival.

Guilherme Boulos, do PSOL, Celso Russomanno, do Republicanos, e Márcio França, do PSB, estão no páreo pela outra vaga no segundo turno, de acordo com os institutos de pesquisa.

Destes, quem mais gastou até o momento foi Boulos, com 3,3 milhões de reais em despesas contratadas, seguido por Russomanno, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, com 856,3 mil reais, e França, com 709 mil reais.

Quase metade dos 17,9 milhões de reais gastos pela campanha de Covas foi destinada à produção de programas de rádio e televisão. Dono da maior aliança partidária entre os candidatos, o tucano teve cerca de 40% do tempo do horário eleitoral gratuito.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho muito estranho uma campanha eleitoral despender tanto dinheiro!!!... Como eleitora, jamais uma campanha por si só me fez a cabeça, a dos meus familiares e a dos meu amigos! Não entendo com o que esse pessoal gasta tanto dinheiro!!!!

  2. Dinheiro desperdiçado ! Um absurdo essa gastança abominável no país que sofre de carência de tudo ! Isso é que é desprezo pelo povo ! Escárnio com a coisa pública ! Deboche de nossa cara !

Mais notícias
Assine agora
TOPO