Lúcio Távora/Agência Tempo/Folhapress

Maia chama presidente da Caixa para explicar empréstimos ao Nordeste

06.08.19 20:00

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chamou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães (foto), para explicar a deputados a concessão de empréstimos do banco a prefeituras e governos de estados do Nordeste.

As explicações foram dadas em um café da manhã nesta terça-feira, 6, na residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília. O encontro não constou nas agendas oficiais nem de Maia nem de Guimarães.

Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo apontou que, até julho, o Nordeste recebeu cerca de 89 milhões de reais em empréstimos da Caixa, o equivalente a 2,2% do total distribuído pelo banco desde o início do ano, de 4 bilhões de reais.

Em conversa com jornalistas na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro ligou para Guimarães e o colocou no viva-voz do celular para contestar a reportagem.

Aos deputados, o presidente da Caixa mostrou dados atualizados que apontavam que esse índice já subiu para 8%, com a liberação de empréstimos nos últimos dias. Entre eles, para a prefeitura de Aracaju.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho que nao foi uma boa ideia. O que tem a esclarecer e falar, pode deixar os deputados com a lingua presa, prncipalmente a bancada e cambada nordestina.

  2. A Caixa Econômica Federal é mais um "cofre estatal" usado historicamente pelos políticos para distribuir empréstimos "interessantes" para os prefeitos e coligados. A melhor forma de evitar "a preocupação republicana" de políticos com os empréstimos públicos para qualquer região do país é privatizá-la e pronto. O Estado a venderá por um preço justo, aumentará a concorrência no mercado financeiro com benefícios para os clientes do banco, sem prejuízo para os contribuintes. Taoquei?

  3. chegando à conclusão: estamos em um parlamentarismo velado onde "nhonho", é o primeiro ministro. "...CHAMA o presidente da cef para dá explicações..." Bolsonaro, Bolsonaro...abre os olhos

  4. Rodrigo Maia quer se apresentar ao país como autoridade superior ao presidente da República. Bolsonaro é o chefe do Executivo, a quem está subordinado o Ministério da Economia e, por consequência, a Caixa. Nhonho, mais uma vez, está fazendo papel de idiota perante os brasileiros com senso crítico. Só engana os idiotas que estão contra o governo Bolsonaro em todas as circunstâncias e aplaudem o "quanto pior melhor"!

    1. Porque esse “leitão” não procurou saber porque Lula e Dilma mandou a grana do povo brasileiro para ditaduras Latinas e Africanas? FDP

  5. Pois é... onde estava o deputado Maia quando Lula desviou milhões para fora do país via BNDES. Alguém viu a câmara ou algum deputado exigir a convocação do presidente do BNDES para dar explicações? Nada como a mudança de governo para oxigenar a república e lembrar ao país que vivemos uma democracia!

    1. Jose, admiro a tua paciência em explicar o óbvio aos bolsonaristas. Qualquer crítica que se faça a esse presidente incapaz, é logo rotulado de petista. Eu não sei como as pessoas esqueceram, de uma hora p/ outra, que o Bolsonaro era do PP, partido tão envolvido nos esquemas quanto o PT. Até hoje o Bolsonaro não consegue explicar o dinheiro que ele recebeu do PP.

    2. Ele era do PFL. Portanto, ele era oposição. Vamos perguntar agora onde estava o Bolsonaro? No PP, o partido que mais roubou depois do PT. Portanto, o presidente estava na situação. Entendeu? Ou queres cobrir o sol com uma peneira?

    3. O presidente da Caixa não deve satisfações ao Legislativo! Ele se reporta ao Guedes e este a Bolsonaro! Empréstimos ao nordeste não pode? O povo nordestino não deve ser tratado como iguais, Sr. NHONHO! Constrange o Sr. MAIA Bolsonaro não discriminar mais o NORDESTE?

  6. Perguntar não ofende 🤔!!! Alguém viu essa mesma preocupação quando os bilhões foram enviados à países das ditaduras comunistas?????

    1. Responder não ofende. Ele estava na oposição ao PT. Em contrataste, o atual presidente estava no PP, o partido aliado ao PT anãs políticas e no roubo. E agora? Cadê a coerência?

    2. Exatamente. Esse nhonho é um hipócrita. Quer se cacifar como primeiro-ministro em um sistema presidencialista.

    1. O “Botafogo” está se achando. Logo também será preso!

  7. Eu acho que está certo. Tem que chamar pra explicar mesmo e depois divulgar para todos os brasileiros. Da mesma forma, penso que todas as mensagens vazadas, absolutamente todas, de todos que tiveram seus celulares hackeados, devem também ser divulgadas em todos os jornais. Do Moro, Deltan, do Maia, da Joice, do pessoal da oposição. Além disso, quebra de sigilo dos celulares e contas de todos. Passar o Brasil a limpo. Começar do zero.

    1. Concordo que tenha que ser explicado, mas não em um café particular fora da agenda, mas em uma entrevista para o Brasil todo, por que se não tiver nada ilícito seria bom que os nordestinos tivessem à informação que o dinheiro está sendo colocado, para que cobre a gestão eficiente do dinheiro. E se tiver algo ilícito que todos nós possamos saber. Pq com os governos anteriores podia-se vender o país que ninguém falava nada.

    2. Me parece que não houve hakeamento em celulares da oposição.

    3. Porque não grampeiam o STF, se é válido para um, válido para todos

    4. Bartolomeu, o seu querer esbarra em uma garantia constitucional chamada de direito à privacidade. E agora? Respeita a CF ou nesse caso não vale? Você não está sendo seletivo?

    5. Os graves problemas que o país enfrenta não são as mensagens hackeadas por bandidos e muito menos o Queiroz.

    6. Bartolomeu — Concordo com você. Infelizmente, o atual governo segue o caminho oposto do que pregava. Basta ver que o caso Queiroz foi encoberto e a investigação sobre o tema foi parada judicialmente com o apoio do petista Toffoli.

    1. Pq Maia claramente articula para impedir que as propostas do governo passem.

  8. ultimamente Bolsonaro começa a se comportar de modo estranho, seu governo não prosperará se ele continuar desse modo destemperado

    1. Gosto muito da revista, pelo menos leio com mais segurança! Acho que é normal emprestar dinheiro para os estados, só que começou pelo Norte e Nordeste... procede?

    2. Não façam isso, pessoal. Irão nos privar de tão honrosa companhia?

    1. Botafogo porquê ele torce pro time de futebol desse nome.

    1. Simples. Basta que o que conseguiu 57.7 milhões de votos de mostrar inapto para o cargo que foi eleito. Como não há vácuo no poder, o de 74 mil votos assumiu a presidência de fato. Entendeu?

    1. Bartolomeu — É fácil ver a história do retrovisor. No auge do governo lulista, a população fazia a festa por causa do boom econômico. Não foi à toa que os lularápios conseguiram vencer três eleições seguidas. Portanto, deste ponto de vista, o governo atual está perdendo. Sempre apresentei ideias para debater. Os únicos que sempre fogem dos debates são os bozistas, que são incapazes de produzir um argumento consistente e de qualidade. O que se vê aqui e a repetição ad nauseam de velhos chavões.

    2. Concordo com você, Edecio. Eu sou um que votou no JB e continuo apoiando esse governo, embora também consiga ver muitos erros sendo cometidos. Mesmo assim, comparo com o passado e, por enquanto, não chega nem aos pés da “era petista”. Agora, vemos assinantes aqui que só criticam, criticam e criticam. Embora esses críticos tenham se mostrado inteligentes, são incapazes de expor suas ideias para debatermos civilizadamente. Uma coisa é ser crítico, outra é torcer contra, incondicionalmente.

    3. Quem enxerga as limitações do JB não é necessariamente petista. É realista. Apoio incondicional é seita, não importa se Lula ou JB pessoal... cuidado pra não repetir tudo com sinal trocado...

    4. Passei aqui só para te lembrar que o seu messias, o LULA, tá preso, PRESO bab....... a deixa pra lá

Mais notícias
Assine agora
TOPO