Adriano Machado/Crusoé

Maia acata decisão de Bivar e tira poder de 12 deputados bolsonaristas

04.03.20 11:04

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), mandou afastar 12 deputados da ala bolsonarista do PSL de qualquer função partidária na casa. Pela decisão, esses parlamentares não poderão ocupar postos de líder ou vice-líder da legenda, nem participar de decisões internas da bancada.

A iniciativa de Maia acata decisão do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, que suspendeu os 12 deputados do partido pelo período de um ano. Foram alvos da sanção Aline Sleutjes, Bibo Nunes, Carlos Jordy, Carol de Toni, Daniel Silveira, General Girão, Filipe Barros, Cabo Junio Amaral, Hélio Lopes, Márcio Labre, Sanderson e Vitor Hugo.

Com as sanções, a bancada do partido na Câmara diminuiu de 53 para 41 parlamentares, o que facilitará a articulação dos bivaristas para obter maioria na bancada e indicar um novo líder do partido na casa, em substituição a Eduardo Bolsonaro. A deputada Joice Hasselmann busca apoio para ser a substituta.

“Ao receber a notícia de penalidade, desse modo, não compete à Câmara dos Deputados imiscuir-se no mérito da sanção, competindo-lhe somente averiguar a observância das formalidades extrínsecas relativas ao regular processo disciplinar, bem como os reflexos das punições impostas”, diz Maia na decisão.

Segundo a decisão do presidente da Câmara, os deputados que foram alvos da sanção ficam “afastados de qualquer função de liderança ou vice-liderança, bem como ficam impedidos de orientar a bancada em nome do partido, representar a agremiação e de participar da escolha do líder” durante o afastamento.

ATUALIZAÇÃO: Ao contrário do informado inicialmente, Eduardo Bolsonaro não foi afastado de suas funções partidárias.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. o Rodrigo Maia não é burro se ele não almoçar os bolsonaristas eles irão janta lo eles estavam lá dentro como uma cunha para derrubá-lo mantendo inclusive um dos filhos do bolsonaro da pior qualidade é isso mesmo afinal o bivar já foi amigo do bolsonaro deu até legenda ele mas como sempre ele acaba traindo os amigos foi uma medida higiênica

  2. Esse Maia está a cada dia se mostrando mais o bandido e quadrilheiro ideológico que é. A galera do nosso querido Estado vizinho está precisando votar um pouco melhor... filho do César "Vaia", filho do outro Sérgio Cabral....

  3. O PR não conseguiu liderar e capitalizar a seu favor a bancada do PSL. Prenhe pelas intrigas e paranoias, com uma arrogância incomum, agrediu, acusou e desorganizou sua própria base. Os primeiros rounds foram vencidos pela esperteza maligna e paciente, entretanto.

  4. Parece que já vivemos um Parlamentarismo branco e já começo a ter dúvidas sobre os poderes do Presidente, que parece que só se preocupa em ir "pra galera"...invés de tomar as atitudes inerentes ao seu cargo. Se o regime é Presidencialista, porque se submeter/aceitar as decisões do legislativo? Será que o povo terá que ir para os quartéis pedir intervenção militar? Parece que sim!

  5. Estamos chegando um ponto de tensão insuportável fomos jogados contra a parede e é necessário uma reação rápida forte e extremamente desagradável, que é fechar a po**a toda. 100 Cabos e 1000 soldados... CHEGA DE SERMOS FEITOS DE IMBECIS.

  6. A diferença entre “articulação” e “golpe” é que a 1a acontece em separado, mesmo que em paralelo com outras articulações e dentro de um quadro de licitude. Mas, “golpe”, se define por um objetivo claro e várias articulações ilícitas para alcançá-lo! Muito óbvio o golpe que o Leg. está dando no Exec., minando governabilidade do Pres. eleito e mudando, sorrateiramente o sistema, para aquilo que o próprio Rod. Maia já falava desde a posse do JB: “parlamentarismo branco”! ...provocando o Helenão!

  7. Mais uma vez o Inhonho trabalhando para enfraquecer o Governo e o Bolsonaro, enquanto aumenta seu próprio poder. Maia quer ser Primeiro Ministro, já que nunca será eleito Presidente.

  8. O FUTURO do Brasil depende do ESFORÇO de cada um de nós. A OMISSÃO dos BONS equivale à AÇÃO dos MAUS. “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. O presidente e seus ministros estão sendo atacados por todos os lados: Tvs, rádios, jornais, revistas, mídia eletrônica, congresso, judiciário e agentes esquerdistas por toda parte. Dia 15 de março MANIFESTAÇÃO de APOIO ao GOVERNO, em todos os estados. Compareça e leve ao menos mais um.

    1. Estou ajudando a minha jumentinha miguelina, a boazinha, kkkkkkk! Vamos todos participar do maior encontro muar do universo. Vocês ficarão emocionados. Colonião fresquinho e tenro será servido. Todos lá dia 15 zurrando de apoio ao Bozo. Vamos lá! Ajudem a nossa querida miguelina a manter o emprego de jumentinha-mor do Bozolulismo!

    2. Estou ajudando a minha jumentinha miguelina, a boazinha, kkkkkkk! Vamos todos participar do maior encontro muar do universo. Vocês ficarão emocionados. Colonião fresquinho e tenro será servido. Todos lá dia 15 zurrando de apoio ao Bozo. Vamos lá! Ajudem a nossa querida miguelina a manter o emprego de jumentinha-mor do Bozolulismo!

  9. O Maia e o Bivar, acabaram de gratuitamente dar a relação dos deputados que o povo vai votar em massa, nos próximos pleitos, eita gente burra

  10. Punidos por querem transparência e honestidade do partido que os perdeu por não estarem "alinhados" com as falcatruas do Bivar. O Maia deveria ter considerado isso.

    1. Coitado do Luis robot. Entrou em curto-circuito! Alguém ai para desligar a tomada?

    2. O PSL rachou por divergências e disputas em sua direção e não há, aparentemente, chances de reconciliação. Faz lembrar a situação do PT de antes (só a situação, nunca aquela megaquadrilha) que abrigava a galera que iria formar o PSOL, o PV e a Rede. Um pouco de bom senso e tato a ambos os lados ajudariam muito nesse momento a essas duas linhas políticas que poderão ser parceiras, porém independentes, no futuro. A direita não precisa existir em um único partido (veja o exemplo da esquerda)

    3. O ALIANÇA, partido proposto pelo presidente, dificilmente emplaca nessas eleições (só milagre) e sabe-se lá como ficará até 2022. Bolsonaro fez toda a sua carreira parlamentar como lobo solitário e agora precisa de uma boa turma para apoiar o seu governo e, mais que isso, as suas bandeiras que, aliás, são as mesmas do povo brasileiro. Seja você de esquerda, liberal ou conservadora, o grosso de suas propostas lhe atende e não há ninguém no cenário nacional que melhor as aglutina. Só débil não vê

    4. Infelizmente TODOS os partidos políticos possuem um dono que se cerca de uma estrutura que lhe serve fielmente. O dono do PSL é o Bivar que tem como único mérito ter cedido espaço para a avalanche bolsonarista que superinchou o seu até então minúsculo partido. Como prêmio, passou a dirigir o segundo maior partido político do país, detentor de espaço midiático e verba nunca antes imaginados. Acredito que esse novo status deve ter dado a Bivar a esperança de maior protagonismo no governo. SQN!!

  11. Punidos por querem transparência e honestidade no partido o qual os perdeu por não estarem " alinhados" com as falcatruas do Bivar.

    1. Kkkk o Bivar que o fundo partidário só para ele kkkk

    2. Ana, essa guerra é pra saber quem fica com o fundo do partido. O Bozo sabia de tudo isso antes de se filiar.

    3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk. E você acha que eles não sabiam das falcatruas do Bivar antes de entrarem no PSL? kkkkkkkkkkkkkkkkk. Quanta ingenuidade. Eles queriam na verdade era se apossar do fundo partidário e o Bivar não deixou. Tudo bandido!

  12. O deputado Federal Filipe Barros é ético e muito honrado. É daqui de Londrina ,foi muito bem votado e é muito querido. Não há motivo para cancelarem o seu nome. Agora, se for porque ele é bolsonarista , isto é sua escolha e minha também. Qual é o problema?

  13. Eu Jeneci Veras de Queiroz , morador de Salgueiro PE , votei nesse vagabundo , pilantra do Bivar, isso devido ele estar ao lado de Bolsonaro, pense num traira , mas eleições virão.

  14. Por que o Dep. Filipe Barros? Se é porque ele é próximo do Presidente, nada o impede de representar o povo de Londrina, que votou nele massissamente. Nada se explica porque ele é ético e de caráter ilibado.

    1. O senhor deve ter pretendido escrever maciçamente, imagino. Mas compreendo, os favoráveis a Bolsonaro geralmente desconhecem nosso idioma.

  15. Bozista é burro mesmo. Os deputados pertecem a um partido. O partido tem um presidente eleito. O Maia fez apenas cumprir o que o presidente do partido pediu. Não cabe ao presidente da câmara interferir em disputas partidárias internas. Simples assim. Bozistas, agora vocês podem voltar para o pasto de vocês!

    1. Caro Xará..Para mim tanto faz. Bozista rouba também. Ninguém tem ficha limpa!

  16. Essa decisão arbitrária tem por objetivo explícito isolar o Governo no legislativo e promover a retomada do controle do Congresso pelos partidos de esquerda, minoria em ambas as casas. Na prática esfacela ainda mais o PSL, segundo maior partido e alinhado do Governo. Como fica a participação dos deputados afastados nas comissões da Câmara?? No que se transformará a CPMI das Fake News sem a presença importantíssima desses deputados?? Botafogo está mais uma vez mostrando de quem é aliado

  17. Agora é chegado o momento da decisão, quem vai mandar no Brasil? O presidente do Brasil com 57 milhões votos ou presidente Câmara com 70 mil votos , veremos.

    1. Quanto o CONGRESSO tem de responsabilidade sobre esse resultado?! Quantos dos 57 milhões de eleitores estão testemunhando o empenho da LISTA DA ODERBRECHT que se encontra no CONGRESSO, para desautorizar e desestabilizar o EXECUTIVO, para conseguirem manter a principal motivação deles, se manterem sábios paraquedistas na política brasileira?

    2. Charles — Perfeita síntese. O Temer entregou país fora da recessão. O Bozo, com sua incompetência intrínseca, está nos colocando novamente em uma recessão profunda. Moeda fraca, presidente fraco. Simples assim!

    3. O por...da do Bolsonaro ganhou a quase um ano e meio atras estes votos. Hoje não tem nem um décimo disto. Com o. Crescimento da economia em míseros 1.1% o que este semi anarfa esperaria?

  18. Deputados cassados pela justiça continuam com todas as prerrogativas e exercendo seu mandato e os denunciados pelo próprio partido são punidos. BRASIL TA DE.PONTA CABEÇA MESMO!!!

  19. O que esperar do nhonho/ganso..Está mais pra conspirador do que para exercer o cargo que abocanhou e agindo como Batoré do Amapá(Alcolumbre) mostrando suas incoerências

    1. E vai voltar a ser nanico. É o destino desse lixo de partido.

    1. Olha este pessoal está brincando com o povo. Presidente da câmara está exarcebada da função e pode cair a qualquer momento. Com o povo não se brinca e estamos cansados de sermos escorchados, roubados e desrespeitados. Vamos acabar com as mordomias e o Brasileiro, principalmente os Jovens, querem outro país. Não se enganem pois há uma mudança gigantesca em curso e estes ladroes perdulários tem seus dias contados. Atenção ELEIÇÕES MUNICIPAIS, Abram os olhos e NÃO REELEJAM MALANDROS.

  20. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,. Hoje é meu dia de graça: 1) anuncio do pibinho bozista, mostrando a mediocridade do presidente; 2) 15 bi para o congresso, voltando ao acordo original e desmoralizando a marcha dos muares; 3) racha entre Bozistas e olavistas por alguns boquinhas na secretaria de cultura; 4) perda total de poder dos bozistas no congresso; 5) mais um pedido de habeas-corpus do bozokid mostrando que ele tem culpa no cartório. Será que ganharei ainda algum presente novo hoje? Zurrem bozistas!

    1. Kkkkkkkkkk. As minhas jumentinhas abaixo estão desesperadas. Obrigado Olavo, obrigado Bozo, por terem fornecido tantas jumentinhas para o meu plantel. Tem umas, inclusive, que fazem questão de dizer que não são jumentinhas Bozistas, kkkkkkkkkkk. Está récua está desesperada. O fim do dono delas está chegando!

    2. Comeu seu capim hoje ? Pra estar zurrando dessa maneira , deve ter ganho ração dobrada! O veio pão com mortadela?

    3. Só pode ser PeTralha! Esclareço: não sou Bolsominion.

    4. Amigos, não deem alfafa para esse cidadão, sem alimentos ele para de zurrar.

    1. Kkkkkkkkkkkkkkk. Bozistas estão desesperados. Concordo que o governo é podre. Por isso precisamos remover o Bozo antes que seja tarde.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO