Ricardo Stuckert/PRMais uma derrota de Lula na Justiça, dessa vez em São Bernardo

Lula perde ação contra delegado da Lava Jato

13.09.18 00:07

Condenado e preso por corrupção, o ex-presidente Lula perdeu na Justiça a ação que movia contra o delegado Filipe Pace, da Lava Jato. O petista queria indenização de pelo menos 100 mil reais porque o delegado associou seu nome ao codinome “Amigo” em planilhas envolvendo a corrupta Odebrecht e o delator Antonio Palocci. A sentença saiu nesta quarta-feira.

Para Lula, o delegado o perseguia e, por isso, deveria indenizá-lo. O juiz Carlo Melfi, da 5ª Vara Cível de São Bernardo, entendeu que Pace agiu corretamente. “Não há dúvida alguma de que a autoridade policial agiu com lisura, em regular atividade ligada à presidência de inquérito de fatos correlatos, justificando suas atividades com a transparência inerente às suas relevantes funções”.

O juiz determinou ainda que Lula pague honorários advocatícios de 15 mil reais à defesa do delegado. O magistrado aproveitou para dar um puxão de orelha no ex-presidente. Escreveu que se houve dano à imagem do petista, foi pelos atos que ele praticou, e não pelo trabalho da Polícia Federal: “Se houve algum abalo à reputação do autor, derivou dos próprios fatos investigados, os quais serviram de supedâneo à denúncia criminal de caráter público, o que ocorreria de qualquer maneira, ainda que menção nenhuma fosse feita pelo requerido”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO