Crusoé
08.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    'Lula livre', Kakay, Toron e cia: grupo que organizou live com Aras é composto por críticos notórios da Lava Jato

    As duras críticas do procurador-geral da República, Augusto Aras, à Lava Jato repercutiram no meio jurídico e foram amplificadas por outros adversários da operação, como parlamentares e militantes petistas. Ao aceitar o convite para participar da conversa com advogados, na noite de terça-feira, 28, Aras sabia bem onde estava pisando. Ou seja, tinha total conhecimento...

    Crusoé
    4 minutos de leitura 29.07.2020 12:32 comentários 10
    Prerrogativas
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    As duras críticas do procurador-geral da República, Augusto Aras, à Lava Jato repercutiram no meio jurídico e foram amplificadas por outros adversários da operação, como parlamentares e militantes petistas.

    Ao aceitar o convite para participar da conversa com advogados, na noite de terça-feira, 28, Aras sabia bem onde estava pisando. Ou seja, tinha total conhecimento de que estaria ao lado de notórios adversários da operação. O Grupo Prerrogativas, organizador da webconferência, defende, por exemplo, que o ex-presidente Lula foi “condenado sem provas”. Integrantes da associação estão entre os maiores críticos da força-tarefa, com um histórico de artigos e livros contra a Lava Jato, os procuradores que atuaram na operação e, sobretudo, contra o ex-juiz Sergio Moro.

    Desde o início da pandemia, o Grupo Prerrogativas já fez lives com outras autoridades, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. Um dos seminários virtuais do grupo, realizados durante a pandemia, foi um fórum sobre a suspeição de Sergio Moro, com a participação do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, conhecido por não medir palavras nos ataques ao ex-juiz da Lava Jato. Àquela altura, o convite a Aras já estava em gestação.

    O Prerrogativas surgiu há cinco anos, pouco depois das primeiras fases da Operação Lava Jato, inicialmente como um grupo de WhatsApp. O objetivo prioritário era defender as prerrogativas dos profissionais, sobretudo os que atuavam no caso, mas logo a associação de advogados virou uma trincheira contra a força-tarefa em si, com ataques aos integrantes da Lava Jato.

    O coordenador do "Prerrô", como o grupo é informalmente chamado, é o advogado Marco Aurélio de Carvalho. Defensor do "Lula Livre" e muito próximo de figuras históricas do PT, ele trabalhou para a sigla e chegou a ser cotado no começo do ano para concorrer à Prefeitura de São Paulo pelo partido. No texto de apresentação do Prerrogativas, Marco Aurélio afirma que, com a Lava Jato, “as leis foram rasgadas e costuradas feito uma colcha de retalhos de conveniência, aparentemente com o intuito de embalar os objetivos políticos de alguns servidores da Justiça e do Ministério Público”.

    Quem também participou da live com Augusto Aras foi Alberto Toron, um dos criminalistas mais requisitados por investigados da Lava Jato e também um duro crítico da operação. Ele defendeu acusados como Fernando Bittar, sócio de Lulinha. Foi de Toron a tese, reconhecida pelo Supremo, de que é direito dos delatados apresentarem as alegações finais depois dos réus que firmaram acordo de colaboração. O entendimento, aplicado no caso do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, cliente de Toron, é considerado um dos maiores golpes à Lava Jato e deve beneficiar o ex-presidente Lula.

    O Grupo Prerrogativas já foi ao Supremo para tentar fazer avançar uma investigação contra o procurador Deltan Dallagnol, e lançou manifesto quando, em janeiro deste ano, o jornalista Glenn Greenwald foi denunciado pelo Ministério Público Federal no âmbito da investigação que apura o ataque hacker contra autoridades, entre elas, Moro.

    Na live, Aras aproveitou a presença de adversários da Lava Jato para soltar o verbo contra a força-tarefa e tentar justificar a decisão de sua gestão, que levou à entrega de dados sigilosos da operação à PGR. Na conversa com o grupo Prerrogativas, além de chamar a Lava Jato de “caixa de segredos”, ele criticou supostos privilégios dentro da instituição. “A igualdade de todos perante a coisa pública deve ser preservada, especialmente no âmbito da carreira do Ministério Público, onde os privilégios alcançaram pequenos grupos, que partilharam de viagens internacionais, de favores, de cursos, de cargos. Nossa gestão abriu todas essas oportunidades para distintos segmentos da carreira”, afirmou Aras. Segundo ele, um dos objetivos de sua gestão à frente do MP é “mudar a lupa e tratar da atuação preventivamente, em todos os campos do direito, inclusive no direito penal”.

    Nesta quarta-feira, 29, o ex-juiz Sergio Moro reagiu aos ataques de Augusto Aras à força-tarefa. “Desconheço segredos ilícitos no âmbito da Lava Jato. Ao contrário, a operação sempre foi transparente e teve suas decisões confirmadas pelos tribunais de segunda instância e também pelas cortes superiores, como STJ e STF”, disse Moro, pelas redes sociais.

    Diários

    Ex-ministro de Putin é encontrado morto horas após demissão

    Crusoé Visualizar

    Lula omite que Hamas 'sabota a paz em Gaza'

    Crusoé Visualizar

    "O regime do Irã não pode ser amigo do Brasil"

    Crusoé Visualizar

    Janja voltou com o Instagram

    Crusoé Visualizar

    O porém de Boric sobre a cúpula do Brics de Lula

    Crusoé Visualizar

    UFRJ tenta se distanciar de professor que sugeriu "guilhotina" à família de Justus

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A persistência do patrimonialismo

    A persistência do patrimonialismo

    Visualizar notícia
    A tentação do realismo

    A tentação do realismo

    Visualizar notícia
    Estudo revela 6 traços do que é ser 'cool' - e não é só carisma

    Estudo revela 6 traços do que é ser 'cool' - e não é só carisma

    Visualizar notícia
    Janja voltou com o Instagram

    Janja voltou com o Instagram

    Visualizar notícia
    Lula omite que Hamas 'sabota a paz em Gaza'

    Lula omite que Hamas 'sabota a paz em Gaza'

    Visualizar notícia
    Musk promete foco no Congresso com novo partido

    Musk promete foco no Congresso com novo partido

    Visualizar notícia
    Não é a direita que vai ganhar a eleição de 2026

    Não é a direita que vai ganhar a eleição de 2026

    Visualizar notícia
    Nem os aliados de Putin escapam dos bombardeios na Ucrânia

    Nem os aliados de Putin escapam dos bombardeios na Ucrânia

    Visualizar notícia
    O porém de Boric sobre a cúpula do Brics de Lula

    O porém de Boric sobre a cúpula do Brics de Lula

    Visualizar notícia
    "O regime do Irã não pode ser amigo do Brasil"

    "O regime do Irã não pode ser amigo do Brasil"

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Augusto Aras

    Curitiba

    Deltan Dallagnol

    Gleen Greenwald

    Grupo Prerrogativas

    Lava jato

    PT

    < Notícia Anterior

    Planalto escolhe ex-senador do Centrão para cuidar de R$ 100 milhões em emendas

    29.07.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    ‘Quem dá o ritmo das reformas é a política, não é a equipe econômica’, diz Guedes

    29.07.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Danton

    2020-07-30 15:19:47

    vocês merecem uma VAIA ENSURDECEDORA " Buuuuu


    Silvino

    2020-07-30 12:24:34

    O lançamento da candidatura de Sérgio Moro foi antecipada. Agora esse procurador que foi nomeado por Bolsonaro participar de uma live junto ao pessoal do PT é demais pra nossa cabeça. A traição de Bolsonaro é coisa latente e vai ter consequências em 2022. Lamentável o cerco à Lava Jato que foi a responsável pela maior operação contra a corrupção da face da terra. Devemos nos preparar para o pior no país. Pena que tá todo mundo recluso, por ora.


    Ramiro

    2020-07-30 11:54:46

    É a repetição do que ocorreu na Itália. A reação lá, teve até o assassinato do grande juiz responsável pela operação que se chamava MÃOS LIMPAS. Aqui, esse grupo opositor, que me ocorreu agora chamar de MÃOS SUJAS, não foi tão longe, ainda! Olho neles!


    Vera

    2020-07-30 09:31:59

    ABSURDO !!! Juntar a esquerdopata pra atacar a Lava Jato especialmente Sérgio Moro ! É uma calamidade isso ! Inaceitável ! Aras deveria ser demitido !


    Oliver

    2020-07-30 09:19:42

    Pode isso, Arnaldo?


    Maria

    2020-07-30 07:39:42

    Aras esta testando , até onde pode ir , VERGONHA


    Ricardo

    2020-07-30 00:02:51

    Aras deu um tiro no pé e outro na cabeça do presidente Bolsonaro, para defender os amigos corruptos ele acaba de colocar o Dr Sérgio Moro na corrida presidencial como franco favorito.


    arnildo

    2020-07-29 22:52:13

    Bolsonaro vai se consagrar junto aos seus asseclas, afinal está fazendo de tudo para sepultaar a Lava Jato.


    Paulo

    2020-07-29 22:06:08

    E esse babaca do Aras ainda se presta para participar desse covil


    FRANCISCO

    2020-07-29 21:24:55

    Na Procuradoria Geral do Bolsonaro, o ambiente é incestuoso!


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Danton

    2020-07-30 15:19:47

    vocês merecem uma VAIA ENSURDECEDORA " Buuuuu


    Silvino

    2020-07-30 12:24:34

    O lançamento da candidatura de Sérgio Moro foi antecipada. Agora esse procurador que foi nomeado por Bolsonaro participar de uma live junto ao pessoal do PT é demais pra nossa cabeça. A traição de Bolsonaro é coisa latente e vai ter consequências em 2022. Lamentável o cerco à Lava Jato que foi a responsável pela maior operação contra a corrupção da face da terra. Devemos nos preparar para o pior no país. Pena que tá todo mundo recluso, por ora.


    Ramiro

    2020-07-30 11:54:46

    É a repetição do que ocorreu na Itália. A reação lá, teve até o assassinato do grande juiz responsável pela operação que se chamava MÃOS LIMPAS. Aqui, esse grupo opositor, que me ocorreu agora chamar de MÃOS SUJAS, não foi tão longe, ainda! Olho neles!


    Vera

    2020-07-30 09:31:59

    ABSURDO !!! Juntar a esquerdopata pra atacar a Lava Jato especialmente Sérgio Moro ! É uma calamidade isso ! Inaceitável ! Aras deveria ser demitido !


    Oliver

    2020-07-30 09:19:42

    Pode isso, Arnaldo?


    Maria

    2020-07-30 07:39:42

    Aras esta testando , até onde pode ir , VERGONHA


    Ricardo

    2020-07-30 00:02:51

    Aras deu um tiro no pé e outro na cabeça do presidente Bolsonaro, para defender os amigos corruptos ele acaba de colocar o Dr Sérgio Moro na corrida presidencial como franco favorito.


    arnildo

    2020-07-29 22:52:13

    Bolsonaro vai se consagrar junto aos seus asseclas, afinal está fazendo de tudo para sepultaar a Lava Jato.


    Paulo

    2020-07-29 22:06:08

    E esse babaca do Aras ainda se presta para participar desse covil


    FRANCISCO

    2020-07-29 21:24:55

    Na Procuradoria Geral do Bolsonaro, o ambiente é incestuoso!



    Notícias relacionadas

    Ex-ministro de Putin é encontrado morto horas após demissão

    Ex-ministro de Putin é encontrado morto horas após demissão

    Crusoé
    07.07.2025 18:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Lula omite que Hamas 'sabota a paz em Gaza'

    Lula omite que Hamas 'sabota a paz em Gaza'

    Crusoé
    07.07.2025 16:01 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    "O regime do Irã não pode ser amigo do Brasil"

    "O regime do Irã não pode ser amigo do Brasil"

    Crusoé
    07.07.2025 15:33 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Janja voltou com o Instagram

    Janja voltou com o Instagram

    Crusoé
    07.07.2025 15:12 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso