Lula insiste em igualar ditadura de Maduro a oposição
Lula voltou, nesta sexta-feira, 30 de agosto, a igualar autocratas ou regimes de exceção às vítimas de sua repressão. Desta vez, em relação à Venezuela. O petista afirmou que não reconhece o ditador Nicolás Maduro como chefe de Estado legítimo do país, mas tampouco aceita a oposição democrática, liderada por María Corina Machado e o...
Lula voltou, nesta sexta-feira, 30 de agosto, a igualar autocratas ou regimes de exceção às vítimas de sua repressão. Desta vez, em relação à Venezuela.
O petista afirmou que não reconhece o ditador Nicolás Maduro como chefe de Estado legítimo do país, mas tampouco aceita a oposição democrática, liderada por María Corina Machado e o ex-presidenciável Edmundo González.
"Não aceito nem a vitória dele nem da oposição. A oposição fala que ganhou, mas você não tem provas. Estamos exigindo provas. Obviamente que ele [Maduro] tem o direito de não gostar, porque falei que era importante convocar novas eleições", disse Lula em entrevista à Rádio Mais PB, de João Pessoa, Paraíba.
O petista se refere à apuração paralela da oposição, segundo a qual González teria sido eleito com cerca de 70% dos votos.
Lula ainda afirmou: "A Venezuela tinha um colégio nacional eleitoral que tinha três pessoas do governo e duas da oposição. Era esse colégio que tinha que dar o parecer sobre as atas. Acontece que Maduro não ouviu esse colégio e passou direto para a Suprema Corte. Não estou questionando a Suprema Corte. Apenas acho que corretamente deveria passar pelo colégio eleitoral que deveria ser criado para esses fins".
O petista, que sugere dar uma segunda chance a Maduro, concluiu: "Maduro cuide de lá. Ele arque com as consequências do gesto dele, e eu arco com as minhas".
Lula já havia equiparado a repressão policial às manifestações pró-democracia que sucederam a fraude eleitoral de 28 de julho.
A retórica do petista sobre a Venezuela não difere de sua abordagem à invasão da Rússia à Ucrânia e à guerra entre Israel e o Hamas.
UE não reconhecerá Maduro
O alto representante da União Europeia para Assuntos Estrangeiros, o espanhol Josep Borrell, anunciou que o bloco não reconhecerá Nicolás Maduro como presidente da Venezuela.
Ele deu a declaração na quinta, 28 de agosto, um mês após a fraude eleitoral.
Borrell justificou a decisão ressaltando que as autoridades eleitorais venezuelanas, aparelhadas pelo chavismo, se recusaram a apresentar as atas das urnas.
"Um mês depois, não há esperança de que Maduro apresente [as atas]... É tarde demais para continuar pedindo isso" , disse o diplomata europeu.
"Consideramos que a vitória eleitoral que ele proclama não foi provada. E como não foi provada, não temos por que acreditar nela. E se eu não acredito que ele ganhou as eleições, não posso reconhecer a legitimidade democrática proporcionada pelas eleições", acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Amaury G Feitosa
2024-08-31 09:44:50Lula se limpou depois de bostejar tanta asneira? Quanta covardia, será medo de Maduro dizer ao mundo o motivo pelo qual afirma que se cair o barbudo também cai? ganha uma passagem de ida a Caracas quem adivinhar o motivo.
Cláudio Oliveira Ianni
2024-08-30 23:19:24Tem cada falador de bobagem, nuuuuu. Lula fala bobagem mesmo, mas aqui também. Nuuuuuu
100413CAIO02
2024-08-30 13:04:49Incrível como Lula se aferra à possibilidade de Maduro ter sido realmente eleito. Oito milhões de venezuelanos fugidos do país e outros quatro milhões prestes a faze-lo não lhe abre a cabeça para as maldades de seu amigo. Está sendo humilhado por ele e outros esquerdistas e caindo em descrença pelos democratas de verdade. Ele, cada vez que abre a boca, só nos envergonha! Para ele o governo Maduro é só "desagradável"!
Vicente Bersito Neto
2024-08-30 12:07:42- Lula daqui: "Eu quero as Atas... - Maduro de lá: " Eu não dou" - Lula de lá: "Eu quero as Atas" - Maduro de lá: "Eu não dou".... em 2026.... Lula daqui: "Eu quero as Atas" - Maduro de lá: "Eu não dou".... Lula daqui................ O cara não assume mesmo que o Maduro é um Ditador de quinta categoria, e se borra de medo do que ele sabe e pode falar sobre as nossas "eleições"!!!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-08-30 12:00:53ESPERTALHÃO IDIOTA.