Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Diários

Lula está perdendo a batalha dos aposentados, aponta pesquisa

Pesquisa Genial/Quaest indica que 31% da população enxerga governo do petista como principal responsável pelo escândalo do INSS

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 04.06.2025 12:30 comentários 2
Lula está perdendo a batalha dos aposentados, aponta pesquisa
Foto: Ricardo Stuckert / PR
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Quem acompanha O Antagonista já sabia faz tempo, mas pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4, traduziu em números a derrota do governo Lula (ao centro na foto) na batalha de narrativas sobre quem é o maior responsável pelo escândalo de desvio de pensões do INSS.

Como O Antagonista também mostrou, as responsabilidades sobre essa questão vão além do governo Lula e alcançam, sim, o governo Jair Bolsonaro, mas a pesquisa divulgada nesta quarta indica que 31% da população enxerga a gestão do petista como o principal responsável pelo escândalo.

O governo Bolsonaro é visto como protagonista nessa história por apenas 8% dos 2.004 consultados em 120 municípios de 29 de maio a 1º de junho. O próprio INSS é apontado como principal responsável por 14%, em segundo lugar, atrás apenas do governo Lula.

Pesquisa Genial/Quaest
Foto: Genial/Quaest

Outros 8% culpam as entidades que fraudaram as assinaturas dos aposentados para poder descontar valores sem que eles percebessem. Apenas 1% pôs a culpa nos "aposentados que não conferiram os descontos antes" e 12% escolheram a opção "outros".

Leia também: Isentões repudiam Lula

Batalha de narrativas

A oposição ao governo Lula naturalmente usou o escândalo do INSS para machucar os petistas politicamente, com destaque, mais uma vez, para um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), visto 137 milhões de vezes.

Os governistas reagiram, acusando o governo Bolsonaro diretamente, inclusive com campanha do PT, mas nenhuma das iniciativas, entre elas a do deputado federal André Janones (Avante-MG), obteve reverberação considerável.

Lula só veio falar diretamente sobre o assunto nos últimos dias. Na entrevista coletiva de terça-feira, 3, o presidente quase esquece de destacar o assunto, inclusive.

"Pirotecnia"

"Eu devia ter falado na abertura, mas não falei a questão do INSS. Nós detectamos que tinha um desvio, a gente poderia ter feito um show de pirotecnia, como sempre se faz nesse país, toda a imprensa dá manchete de jornal,  uma semana depois todo mundo esquece e o roubo continua", disse o presidente.

Mas os desvios não foram detectados pelo governo Lula, e sim denunciados pela imprensa, e o governo fez sim sua "pirotecnia", com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, dizendo, em entrevista coletiva, o seguinte, em seu jeito meio sem jeito:

“O que eu queria ressaltar é o seguinte: que o papel da Polícia Federal é um papel de polícia de Estado, absolutamente republicana e [que] investiga o que for necessário, doa a quem doer, inclusive cortando na própria carne se for preciso. Então isso é um dado muito importante, do atual governo, que não poupa quem quer que seja, aliado ou não. A polícia faz seu papel, investiga tecnicamente, com respaldo do poder Judiciário e do Ministério Público.”

Todo mundo viu

A versão do governo Lula não parece estar colando, pelos dados da Genial/Quaest. E o problema é que, segundo o mesmo levantamento, 82% dos brasileiros ficaram sabendo do escândalo.

Outros dois dados deixam a situação do petista ainda pior nessa história. Para 50%, “é importante que o legislativo abra CPI do INSS”. Outros 43% disseram que a investigação da Polícia Federal é suficiente e que “a oposição só quer desgastar o governo”.

Para 52%, a prioridade do governo Lula deveria ser “devolver o dinheiro desviado apenas com recursos que foram bloqueados das entidades investigadas”, enquanto 41% escolheram a alternativa “devolver o dinheiro desviado dos aposentados, mesmo que tenha de usar recursos públicos”.

Quer dizer, como O Antagonista já vinha destacando, caberá ao governo Lula ressarcir os aposentados, o que aumenta sua responsabilidade na história. É Lula quem tem mais a perder, por estar no governo — e com aspirações à reeleição. E dificilmente os vídeos do PT contra Bolsonaro ou quem quer que seja vão convencer os brasileiros do contrário.

Leia mais: Quaest aponta popularidade de Lula no pior patamar do mandato

Diários

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé Visualizar

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah Visualizar

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé Visualizar

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé Visualizar

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé Visualizar

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia
Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Genial/Quaest

governo Lula

INSS

< Notícia Anterior

Isentões repudiam Lula

04.06.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

04.06.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Rodolfo Borges

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (2)

Amaury G Feitosa

2025-06-05 09:34:18

Finalmente a nação acordou e consegue ver o criminoso cínico que este canalha se tornou e se ousar a reeleição será defenestrado e humilhado nas urnas ,,, chega destes ditadores criminosos massacrando o povo.


Joaquim Arino Durán

2025-06-04 15:35:32

Na próxima segunda-feira, 09/06 às 10 h, todos os aposentados na frente da sede do INSS no viaduto Santa Efigênia no centro de São Paulo. Pela Revisão da Vida Toda e pela devolução do que nos foi roubado!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (2)

Amaury G Feitosa

2025-06-05 09:34:18

Finalmente a nação acordou e consegue ver o criminoso cínico que este canalha se tornou e se ousar a reeleição será defenestrado e humilhado nas urnas ,,, chega destes ditadores criminosos massacrando o povo.


Joaquim Arino Durán

2025-06-04 15:35:32

Na próxima segunda-feira, 09/06 às 10 h, todos os aposentados na frente da sede do INSS no viaduto Santa Efigênia no centro de São Paulo. Pela Revisão da Vida Toda e pela devolução do que nos foi roubado!



Notícias relacionadas

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé
23.06.2026 19:56 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah
23.06.2026 17:01 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé
23.06.2026 15:55 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé
23.06.2026 15:34 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso