Lula é única esperança do PT, sugere Paraná Pesquisas
Haddad perderia na disputa pela presidência da República até para Michelle Bolsonaro, indica levantamento que projeta eleição de 2026
Lula (foto) continua sendo a única esperança do PT para o partido se manter no poder em 2026, conforme pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira, 13, que projeta a eleição presidencial de 2026.
Apontado como possível sucessor de Lula na sigla, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), perderia na disputa pela presidência da República até para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados são estimulados a dizer em quem votariam sem receber uma lista de candidatos, Lula e Jair Bolsonaro (PL) polarizam a disputa, com 20,1% e 16,7% das intenções de voto, respectivamente.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) são os únicos nomes que receberam mais de 1% das intenções de voto nessas condições. Mesmo assim, nenhum dos dois chegou a 2%.
Não sabem são 49,8%; brancos e nulos, 6,8%.
Sai Lula, entra Haddad
Quando Lula é substituído por Fernando Haddad em um dos cenários testados na pesquisa estimulada, ou seja, quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados, o ministro da Fazenda aparece apenas em terceiro lugar, com 18,1% das intenções de voto.
Na frente de Haddad, estão Tarcísio e Ciro, com 26,6% e 23,7%.
Em outro cenário, com Michelle Bolsonaro no lugar de Tarcísio, o ministro de Lula aparece com 17,9% das intenções de voto, atrás da ex-primeira-dama, com 29,5%, e do ex-governador do Ceará, com 21,7%.
Leia mais: Nome de Lula é “consenso” no PT para 2026, diz Haddad
Camilo Santana e Gleisi Hoffmann
O Instituto Paraná também testou cenários com dois outros nomes do PT: o do ministro da Educação, Camilo Santana, e o da presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann.
Contudo, nenhum dos dois conseguiu chegar a 10% das intenções de voto.
O ex-governador aparece com 6,9% dos votos, atrás de Ciro Gomes e Tarcísio de Freitas, empatados com 27,8%, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 8,8%.
Gleisi, por sua vez, recebeu 8% das intenções de voto, ficando atrás de Michelle Bolsonaro, com 30%; Ciro Gomes, 26,1%; e Ronaldo Caiado, 8,7%.
A pesquisa
O Instituto Paraná ouviu 2.018 eleitores de 164 municípios em 26 estados e no Distrito Federal entre 7 e 10 de janeiro.
A margem estimada de erro é de 2,2 pontos percentuais.
A relação Paraná Pesquisas e PL
O Instituto Paraná Pesquisas recebeu 2,7 milhões de reais do PL, partido de Jair Bolsonaro, no período de pré-campanha eleitoral de 2022, conforme registrou a Folha de S.Paulo.
Entre janeiro e julho daquele ano, foram 20 transferências bancárias. A maior parcela foi de 787,5 mil reais em janeiro.
Leia também: 2026 já começou
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)