Ricardo Stuckert/PR via FlickrLula e Alckmin, junto a Lela, pré-candidato do PT a Santa Catarina

Lula é Lela

13.03.24 12:14

Lula indicou que deve dar apoio ao ex-vereador Vanderlei “Lela” Faria na eleição para prefeito de Florianópolis. O nome do PT catarinense recebeu a bênção do presidente da República, após reunião nesta terça-feira, 12, no Palácio do Planalto em Brasília.

O partido busca criar uma frente ampla para concorrer ao cargo que jamais conseguiu. Atualmente o prefeito é Topázio Neto (PSD), que assumiu o cargo em março de 2022, quando Gean Loureiro (União) renunciou para concorrer, sem sucesso, ao governo do estado. Topázio tem já o apoio do MDB e do Republicanos em sua pré-candidatura à reeleição.

O apoio de Lula a Lela foi costurado por Décio Lima, petista histórico e ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau. Depois de levar o partido ao segundo turno na eleição para governador em 2022 — onde foi derrotado por Jorginho Mello (PL)— Décio subiu no conceito de Lula e ganhou o cargo de presidente do Sebrae, o serviço de atuação junto a micro e pequenas empresas.

A tal frente ampla desejada pelo PT na cidade, no entanto, parece um pouco distante. Isso porque a federação PSol-Rede, criada em 2022 e que deve ser mantida nesta eleição, deve lançar um candidato próprio, provavelmente o deputado estadual Marquito (PSol).

E, apesar de a foto de divulgação do encontro contar com o vice-presidente Geraldo Alckmin, não é provável o embarque do PSB na campanha. Isso porque Dario Berger, que foi prefeito da cidade em dois mandatos e senador por oito anos, indicou que buscará uma terceira eleição na cidade.

Depois de integrar o MDB por uma década e meia, Berger trocou o partido pelo PSB às vésperas das eleições de 2022, buscando um segundo mandato como senador. Acabou em terceiro, perdendo sua cadeira para Jorge Seif (PL).

Leia mais em Crusoé  PL de Jorginho Mello irá à “guerra” por maior cidade de SC

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O povo de Santa Catarina não são os manés de certa região que escravizados a lamber migalhas entregaram o poder ao bando ditador e este cara, anotem aí, chegará em quinto.

Mais notícias
Assine agora
TOPO