Lula continua alimentando o monstro bolivariano
Brasil manifesta incômodo com ditadura de Maduro nos bastidores mas atrasa manifestação oficial contra arbitrariedades do regime
A imprensa brasileira está inundada de notas de bastidor sobre como o governo Lula considerou "preocupante" ou mesmo "inaceitável" o mandado de prisão contra Edmundo González Urrutia, que venceu Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela e teve a vitória roubada. Mas declaração oficial de repúdio que é bom, nada até agora.
Escrevo depois do meio dia desta terça-feira, 3. Segundo as tais notas de bastidor, cuja única finalidade é servir ao público interno a mentira de que o governo tem convicções democráticas, um comunicado deve ser publicado pelo Itamaraty ainda hoje. Falta Lula conversar com o chanceler Mauro Vieira.
Sete paises latinos já se manifestaram sobre o assunto. Diz o comunicado: "Argentina, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai rejeitam de forma inequívoca a ordem de prisão emitida pelo Juiz do Primeiro Tribunal Especial do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela contra o senhor Edmundo González, candidato presidencial da oposição no último processo eleitoral de 28 de julho de 2024".
Não se deve esperar do texto brasileiro que inclua uma ou expressões sinônimas. Será um trololó frouxo, repleto de eufemismos, que se absterá de criticar a decisão do tribunal venezuelano que mandou encarcerar Urrutia.
A premissa é que não se deve criticar o Judiciário de um outro país, mas a premissa está errada, porque na Venezuela o Judiciário foi colonizado e se confunde com a ditadura de Nicolás Maduro. Não há Justiça independente e técnica, apenas um braço jurídico do regime.
Outra premissa errada é que o Brasil tem de preservar condições que lhe permitam servir de mediador entre governo e oposição na Venezuela. Como acreditar na hipótese da negociação se Maduro está pronto a jogar num calabouço o político que o enfrentou nas urnas? O ditador e sua claque querem silenciar o mais rápido possível a oposição, mandá-la para o exílio ou a clandestinidade. Em seguida, querem prosseguir com sua pilhagem das riquezas do país. O resto é conversa fiada.
Nicolás Maduro está apenas um passinho atrás de Noriel Ortega, outro esquerdista incensado por Lula ao longo das décadas. O nicaraguense já expulsou a embaixadora brasileira de sua ilha e aproveitou para zombar do presidente brasileiro e ameaçá-lo com a revelação de segredinhos vexaminosos. Maduro está quase lá na escalada retórica. Mas Lula, apesar de todas as humilhações e de todos os sinais em contrário, insiste em fazer de conta que tem poder de influência.
Lula é co-responsável pela miséria da Venezuela, porque muito tempo deu respaldo moral, político e material ao bolivarianismo predatório de Nicolás Maduro, que deve fazer muito mais cidadãos fugirem nos próximos anos do que os 8 milhões que já compõem um dos maiores êxodos humanitários do século XXI.
Vamos repetir: Lula, Celso Amorim e o PT ajudaram a criar esse monstro.
O único caminho possível de reparação é deixarem de lado as meias palavras e as meias medidas e denunciarem de uma vez por todas a brutalidade do governo de Maduro. Isso não fará com que o regime caia de uma hora para outra. Mas é melhor que a complacência fantasiada de "ação diplomática" adotada hoje em dia, que permite ao regime eternizar-se.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
F-35 - Hellfire
2024-09-04 11:51:22VERGONHA DE TER UM PRESIDENTE DE 5ª CATEGORIA, IGNORANTE, SEM NOÇÃO, FUNDADOR DA CLEPTOCRACIA ABSOLUTA.
Amaury G Feitosa
2024-09-04 10:22:07A ditadura tupi de um triunvirato já é um fato consumado e a cada dia escancara pois não há mais como esconder ... o Congresso Nacional apesar do covarde e oportunista presidente do Senado segura a marmota via Câmara Federal e se elegerem um aliado do bando no poder nem Zeus nos salva de virarmos uma Venezuela a médio prazo.
SONIA ADONIS FIORAVANTI
2024-09-03 19:38:41Nine atraz do prêmio Nobel da paz .falta um mínimo de bom senso
Pedro luiz Lepri
2024-09-03 18:20:17Lula tem medo de uma delação de Maduro.
Maria
2024-09-03 14:01:25Lula é uma besta!!🤮🤮🤮🤮🐀🐀🐀🐎🐎🐎💩💩💩