Lula agora tenta pontes com o Irã, acusado de financiar Hamas
Lula conversou, nesta terça-feira (17), com Ebrahim Raisi, o presidente do Irã. O chefe de Estado de Teerã (e preposto direto de Ali Khamenei, o aiatolá que de fato comanda o país) é mais uma das pontes que Lula tenta armar para dizer que opera pela paz no conflito entre Israel e o Hamas, na...
Lula conversou, nesta terça-feira (17), com Ebrahim Raisi, o presidente do Irã. O chefe de Estado de Teerã (e preposto direto de Ali Khamenei, o aiatolá que de fato comanda o país) é mais uma das pontes que Lula tenta armar para dizer que opera pela paz no conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza.
Ele não podia ter escolhido uma dupla pior. O Irã é acusado de ser o principal financiador do Hamas no ataque a Israel, que se iniciou no último dia 7 de outubro; e o próprio Raisi é aquele que, após a os primeiros ataques, disse apoiar a “legítima defesa” da Palestina contra Israel. "O regime sionista e os seus apoiadores são responsáveis por colocar em perigo a segurança das nações da região", disse Raisi, na ocasião.
Na transcrição da conversa cedida pelo Palácio do Planalto, a ligação foi feita por Raisi ao brasileiro. Lula disse ao iraniano que aguarda a saída de brasileiros pela Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito. Já o presidente iraniano defendeu o fim imediato dos bombardeios de Israel e o fim do bloqueio da Faixa de Gaza.
O petita ainda pediu um consenso que criasse um corredor humanitário e fez um apelo a libertação de todos os reféns, que seria o melhor sinal para um apelo pelo fim dos bombardeios em Gaza. Pediu, no entanto, para a pior pessoa possível.
Leia na Crusoé: Petro repete Chávez e fala em cortar relações com Israel
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Juerg
2023-10-18 22:10:22Como foi o lema do PT nas eleições? Frente ampla pela democracia!! E agora na hora do vamos ver esse Luladrão se junta a assassinos e esquartejadores de mulheres! Asco!
JCB
2023-10-18 11:25:09Batendo a cabeça, cachaceiro? Fale com os iranianos que trouxeram dois navios de guerra no porto do Rio. Agora será que pagaram o favor?
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-18 10:51:58Lá vai o Lula fazer mais besteira. Faz uma comitiva e viaja para lá, seu Descondenado infeliz. Leva sua Janja e aproveita para discutir assuntos sobre liberação da maconha e liberdade de minorias LGBTQIA+.
Maria
2023-10-18 08:37:35Reunião de companheiros!
Odete6
2023-10-18 02:09:25É o resultado da mistura da demência, c/ ignorância e a cachaça. Enquanto esse celerado ñ atrair de vez esses facínoras p/ aumentar o terrorismo em nosso país (já temos o dos traficantes, milicianos, assaltantes e criminosos em geral) ele ñ """se realiza""" completamente como criminoso, exatamente como seus pares. Já temos núcleos desses selvagens terroristas do Oriente Médio na região em torno de Foz do Iguaçu e, ao invés dessa caterva do executivo cuidar de expurgar essa sementeira do mal...
ROBERTO
2023-10-17 19:18:00Lula está tão imparcial nessa guerra no Oriente Médio como tem estado na invasão da Ucrânia pela Rússia. O cachimbo entortou a boca do Molusco e sempre pende para o lado dos ditadores. De preferência aqueles que reprimem fortemente as mulheres e os direitos humanos.
Clayton De Souza pontes
2023-10-17 16:24:59O Lula sempre busca factóides pra sair bem na foto, como líder isento, mas seus atos deixam claro que ele escolheu o lado errado, dos autocratas, teocratas e ditaduras.. É a política externa imprestável