Lira reage a ameaças de Bolsonaro e diz que 'é hora de dar um basta nessa escalada'
Depois de um dia de silêncio, o presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), criticou Jair Bolsonaro pela escalada das ameaças golpistas, sem citá-lo nominalmente. Ainda assim, se disse aberto ao diálogo com "todos" e não citou a palavra "impeachment", mesmo diante do crescimento da pressão de partidos pela abertura do processo. Em um discurso mais sóbrio...
Depois de um dia de silêncio, o presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), criticou Jair Bolsonaro pela escalada das ameaças golpistas, sem citá-lo nominalmente. Ainda assim, se disse aberto ao diálogo com "todos" e não citou a palavra "impeachment", mesmo diante do crescimento da pressão de partidos pela abertura do processo.
Em um discurso mais sóbrio do que o esperado pelos aliados, nesta quarta-feira, 8, Lira disse que o Legislativo deve servir como uma "ponte" entre o Supremo Tribunal Federal e o Planalto. "A Câmara se apresenta hoje como motor de pacificação. Na discórdia, todos perdem", emendou.
O parlamentar afirmou que não existe mais espaço para "radicalismos" e "excessos" e avaliou que chegou a hora de dar um "basta" no "infinito looping negativo". "Conversarei com todos e todos os poderes. É hora de dar um basta nessa escalada, em um infinito looping negativo. Bravatas em redes sociais, vídeos e um eterno palanque deixaram de ser um elemento virtual e passaram a impactar o dia a dia do Brasil de verdade", declarou, citando a alta da gasolina e a "supervalorização" do dólar.
O deputado justificou a demora para o pronunciamento dizendo que não queria ser "contaminado pelo calor do ambiente já por demais aquecido" e criticou o presidente por insistir na implementação do voto impresso nas eleições de 2022, mesmo após a Câmara rejeitar a proposta.
"Os poderes têm delimitações. O tal quadrado deve circunscrever seu raio de atuação. Isso define respeito e harmonia. Não posso admitir questionamentos sobre decisões tomadas e superadas como a do voto impresso. Uma vez definida, vira-se a página", disse.
De acordo com Lira, o Brasil tem somente um compromisso "inadiável" e "inquestionável" no calendário: o pleito do próximo ano. "Com as urnas eletrônicas, que são as cabines eleitorais com sigilo e segurança em que o povo expressa sua soberania. Que, até lá, todos tenhamos respeito às leis, à ordem e, principalmente, à terra que todos amamos".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RASTILHO
2021-09-08 23:07:57Repitam comigo, criaturas desprezíveis e desprovidas de cérebro e senso crítico: Atos antidemocráticos, ameaças e golpismos. Atos antidemocráticos, ameaças e golpismos. Atos antidemocráticos, ameaças e golpismos. Atos antidemocráticos, ameaças e golpismos. Atos antidemocráticos, ameaças e golpismos. Mais uma vez! Atos antidemocráticos, ameaças e golpismos. Agora vão às urnas e “fazeis” a NOSSA vontade!
Rosely
2021-09-08 17:32:00Bolsonero incendiando a Nação com sua Lira na mão! Uma Lira de cordas desafinadas, dissonante das necessidades do país! STF sozinho pra tentar conter os desmandos do desgovernado! Avante, STF! Salve o Brasil do Capetão, a Be$ta do Apocalipse e seus 4 Cavaleiros: a Peste (COVID), a Fome (20 milhões em insegurança alimentar), a Morte (584 mil). A Guerra, o Capetão começou ontem!
RICARDO
2021-09-08 17:10:46Esse Lira cada vez mais confirma o quão corrupto é; se mostrando como o maior inimigo dos brasileiros e verdadeiro traidor da Pátria; parceiro e escudo fiel para instalação do novo regime autoritário - ditadura - no Brasil. Conivente com a destruição do nosso Brasil. Junto ao Aras... Quanto mais tempo demorarem para o impeachment e prisão do Capitão Mor, maior será a destruição do Brasil e dos Brasileiros.
Wanderlei
2021-09-08 16:27:47Politiqueiro do centrão=podridão não se espere algo de útil desse oportunista rastaquera.
Maria
2021-09-08 16:06:23O Brasil é a vergonha mundial. Ninguém quer investir aqui, nem os brasileiros, tamanha insegurança política.
MENEZES88
2021-09-08 15:16:14ESTÃO COM A CHAVE DO COFRE E SÃO OS DONOS DA BOLA. É MELHOR DISSECAR AOS POUCOS O PALHAÇO E MANTER O ROMBO BILIONÁRIO NO ORÇAMENTO DO QUE TIRAR A GALINHA DOS OVOS DE OURO. É UM PAÍS GOVERNADO POR BANDIDOS DE ESQUERDA, DIREITA E CENTRO, PQ FAZEM PARTE DA MESMA ORCRIM. MORO VEM AÍ PARA ACABAR COM A FESTA DESTA BANDIDAGEM BOZOLULISTA E COLOCAR O PAÍS NA DIREÇÃO CERTA, COMBATENDO O DESMANTELO DOS PODERES E INSTITUIÇÕES. AINDA TEREMOS DIAS MELHORES BASTA NÃO ELEGER ESSES CANALHAS.🚔⚔☠👊
Maria
2021-09-08 15:06:52IMPEACHMENT JÁ!!! FOOOORA BOLSOPAI PECULATO!!!!!
Maria
2021-09-08 15:05:47LIRA FICOU NI MURO!!! IMPOSSÍVEL PACIFICAÇÃO COM ESSE PRESIDENTE TERRORISTA!!! O IMPEACHMENT TEM QUE SER PAUTADO OU O INSANO IMPLANTARÁ A DITADURA!!
William
2021-09-08 14:36:50Correto todos comentários, tira Bolsonaro. Põe um amigo da China, Venezuela, Cuba, países Árabes e Talibã, volta os conchavos e todos ficam felizes. Hipócritas.
Monica
2021-09-08 14:24:04Prossegue omisso. O oportunismo faz parte do seu ser. Reação mais do que esperada.