Lira encontra Fux para discutir solução para pagamento de precatórios
Fora da agenda, o presidente da Câmara, Arthur Lira, foi ao Supremo Tribunal Federal no final da tarde desta terça-feira, 24, para discutir com Luiz Fux uma solução para o pagamento pelo governo federal em 2022 de uma fatura de 89,1 bilhões de reais em precatórios -- dívidas de entes federados reconhecidas judicialmente. Recentemente, a...
Fora da agenda, o presidente da Câmara, Arthur Lira, foi ao Supremo Tribunal Federal no final da tarde desta terça-feira, 24, para discutir com Luiz Fux uma solução para o pagamento pelo governo federal em 2022 de uma fatura de 89,1 bilhões de reais em precatórios -- dívidas de entes federados reconhecidas judicialmente.
Recentemente, a gestão Jair Bolsonaro entregou ao Congresso uma proposta de Emenda à Constituição que prevê ajuste nas regras de parcelamento dos precatórios, ampliando as possibilidades já previstas na Constituição Federal.
Na conversa com Lira, Fux sugeriu que se aguarde o andamento da PEC no Congresso antes de o STF participar de eventual mediação ou conciliação.
Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a afirmar que, se a proposta não for chancelada pelo parlamento, não haverá recursos para pagar salários.
“Nós oferecemos essa alternativa. Se não passar, não tem problema, nós vamos mandar uma PEC com R$ 90 bilhões para os precatórios e faltando dinheiro para tudo mais, inclusive para salários nossos. Salário do Executivo, Congresso, Judiciário, de todo o lugar", disse, durante uma audiência no Congresso.
A proposta do governo estabelece o parcelamento em dez anos de todos os precatórios com valor superior a 66 milhões de reais. Para a aprovação, são necessários pelo menos 308 votos favoráveis de deputados e 49 de senadores, em dois turnos.
Com o parcelamento, a gestão Bolsonaro busca abrir espaço no Orçamento para turbinar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda para cidadãos em situação de vulnerabilidade social que substituirá o Bolsa Família.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Humberto
2021-08-24 21:13:48Não mesmo !! O Brasil está crescendo ,acabou a roubalheira do PT , quem quer tirar o melhor presidente que já teve no Brasil é esquerdeopata , tudo que está ruim é culpa do STF, congresso , OAB, Governadores, Igreja Católica , Globo , Datena (agora candidato) e Dos que morreram de COVID!! Assinado: Associação Brasileira dos Bovinos Genocidas !!! Dia 07/09 em vez de mortadela, Dízimo!!!!!!
Jose
2021-08-24 20:04:52O Brasil está quebrado. Apenas os muares idiotizados não conseguem perceber. Enquanto o Bozogenocida estiver brincando de presidente, o país continuará em recessão permanente. Em um país decente, o governo já teria caído e o Bozo estaria na cadeia por crime contra a humanidade.
MARCOS
2021-08-24 19:41:12VAI DAR CALOTE NO POVO PARA TENTAR SE REELEGER E NÃO VAI CONSEGUIR (SE REELEGER).