Líder da bancada da bala pede impeachment de Marco Aurélio Mello
Líder da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto, do PL, apresentou nesta terça-feira, 13, um pedido da abertura de processo de impeachment contra Marco Aurélio Mello. Na representação submetida ao Senado, o parlamentar diz que o ministro do Supremo Tribunal Federal pode ter cometido crime de responsabilidade ao autorizar a soltura do traficante André do...
Líder da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto, do PL, apresentou nesta terça-feira, 13, um pedido da abertura de processo de impeachment contra Marco Aurélio Mello. Na representação submetida ao Senado, o parlamentar diz que o ministro do Supremo Tribunal Federal pode ter cometido crime de responsabilidade ao autorizar a soltura do traficante André do Rap, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital, o PCC.
Marco Aurélio embasou a decisão no artigo 316 do Código de Processo Penal. O trecho, introduzido à legislação por meio do pacote anticrime, estabelece que as prisões preventivas devem ser revisadas a cada 90 dias, sob pena de torná-las ilegais. O despacho foi revogado pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, mas André do Rap tornou-se foragido.
O deputado Capitão Augusto argumenta que a inobservância do prazo não tem levado à automática revogação da prisão pelo STF e pelo Superior Tribunal de Justiça, o STJ. "Ambos os tribunais vêm decidindo que devem ser analisados os requisitos do caso concreto, que podem justificar a exacerbação do prazo", pontuou.
"Como elucidou, brilhantemente, o Excelentíssimo Senhor Ministro Luiz Fux, diversos eram os fatores que impediam a aplicação isolada do artigo 316, parágrafo único, do CPP para determinar a soltura do traficante, inclusive, óbices preliminares, como o fato de o habeas corpus ter se insurgido contra decisão monocrática de Ministro do STJ, o que impediria o julgamento pelo Supremo Federal", completou.
O parlamentar observa, ainda, que, com base no mesmo artigo, Marco Aurélio mandou soltar pelo menos 79 presos, conforme levantamento realizado pelo portal G1. "É necessário que Sua Excelência o Senhor Ministro Marco Aurélio seja chamado a justificar a legalidade de sua conduta, que já tem causado prejuízos processuais, como a fuga do narcotraficante", resumiu.
Como revelou Crusoé, ao autorizar a soltura de André do Rap, o ministro atendeu pedido de habeas corpus do escritório de um advogado que até o início deste ano era assessor de seu gabinete. Cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, decidir se coloca ou não o pedido de impeachment em tramitação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2020-11-11 23:20:02Tem que fazer o impeachment sim! e também do Toffoli, do Gilmar Mendes e do Lewandowski! Tetraimpeachment já!
Sônia
2020-10-15 11:53:47se MAM tivesse vergonha,que não tem,hombridade, coragem e decência,Sairia pela porta dos Fundos! mas é covarde e não vai perder a Mamata que pagamos a ele!
Newton
2020-10-14 14:41:28Nossas leis tem a cara do nosso congresso. Grande por fora mas pequeno por dentro.
Newton
2020-10-14 14:38:08A culpa é do CONGRESSO. Quem não quer ver isto faz parte da turminha.
PAULO
2020-10-14 11:55:53Agora é tarde! Por que NINGUÉM tomou essa decisão tempos atrás? 79 BANDIDOS PERIGOSOS e chefiando cada um 1.000 comparsas, dá pra imaginar o quanto que o "BOQUINHA" é responsável pelos CRIMES praticados até hoje pela BANDIDAGEM. É vergonhoso!
Patricia
2020-10-14 11:32:09Pois sim que esse daí será empichado. Já se mostrou peça utilíssima pra livrar bandido com arma e bandido político corrupto. É peça valiosa. Essa bancada da bala tá é jogando pra galera. Balela. O Marcão amigão só sai morto ou quando chegar a aposentadoria compulsória.
MARCOS
2020-10-14 11:29:15não vai dar em nada. o Alcolumbre engaveta.
ROGERIO
2020-10-14 11:28:32Se o presidente do senado se omitir ou rejeitar a petição, o irmão fatalmente perde a eleição atualmente em disputa. Marco Aurélio provavelmente deve ser chamado para uma conversa e deve então pedir aposentadoria antes do pedido de impeachment ser apreciado pela presidência do senado.
PAULO
2020-10-14 10:10:43Eu acho que o mais sensato e mais econômico para o Brasil, seria demitir todos os ministros do supremo e contratar o Watson da IBM. A Dilma se notabilizou pela contabilidade criativa, o supremo vem se notabilizado pelo estrupo da lei. Pelo menos com o Watson não teríamos nossa inteligência atacada por interpretações da lei de forma absurda.
paulo roberto
2020-10-14 09:23:56Alô OAB? E esse advogado ex-assessor do ministro? Seria ético trabalhar dessa forma? É preciso uma varredura em Brasília; Poderia começar com o impedimento de atuação, direta ou indiretamente junto aos tribunais superiores por 10 anos a partir da saída/exoneração do cargo/função para quem ocupou cargo público.