Adriano Machado/CrusoéRicardo Lewandowski: o ministro aposentado trabalha para indicar o sucessor

Lewandowski manda Anvisa se manifestar sobre importação da Sputnik V

13.04.21 16:01

O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu prazo para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, se manifeste sobre a importação excepcional e temporária da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. A autarquia deverá se posicionar até 28 de abril.

A decisão atende pedido do governo do Maranhão comandado por Flávio Dino, que anunciou a negociação de 4,5 milhões de doses do imunizante. Caso a Anvisa não se manifeste dentro do prazo, o estado ficará automaticamente autorizado a importar o estoque.

Ultrapassado o prazo legal, sem a competente manifestação da Anvisa, estará o Estado do Maranhão autorizado a importar e a distribuir o referido imunizante à população local, sob sua exclusiva responsabilidade, e desde que observadas as cautelas e recomendações do fabricante e das autoridades médicas“, afirmou o ministro.

A Sputnik V é objeto de desejo não somente do governo do Maranhão. Como mostrou Crusoé em sua 154ª edição, ao todo, doze estados já tentam desde o ano passado viabilizar a importação de 37 milhões de doses da vacina vindas diretamente da Rússia. A gestão Jair Bolsonaro também tem interesse. Na semana passada, o presidente conversou por telefone com Vladimir Putin e tratou da compra e da produção do imunizante no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO