Adriano Machado/Crusoé

Lembrete para o STF

20.07.19 14:30

A sanção do governador de Goiás, Ronado Caiado (foto), a uma lei que autoriza a extração do amianto no estado provocou controvérsia. A produção, venda e uso de materiais com o amianto está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal em todo o país, pelos riscos à saúde que provoca.

Mas pessoas próximas ao governador interpretam que o objetivo de Caiado é chamar a atenção do Supremo para que sejam julgados os embargos de declaração no processo sobre o amianto. E, assim, que a extração seja definitivamente proibida ou não.

A avaliação no governo goiano é de que o STF deve rejeitar os embargos e proibir definitivamente a atividade. Neste caso, Caiado tem em vista um projeto de exploração de terras raras em Minaçu, tirando do município a dependência econômica de uma mina de amianto parada.

A crise em Minaçu, no norte de Goiás, depois da restrição determinada pelo Supremo, foi o motivo de os deputados do estado terem aprovado a lei — que autoriza a extração apenas para a exportação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Está provado, amianto causa câncer. Países civilizados proibiram há muito tempo seu uso, vão exportar para quem? Matar inocentes onde ainda é permitido seu uso é imoral e criminoso.

  2. Para quem não sabe, o amianto é altamente cancerígeno, especialmente na faze de extração, pela inalação de seu pó! Tem que banir de vez!!!

  3. O banimento dos produtos feitos com a fibra do amianto é resultado de uma manobra da indústria petroquímica internacional. A industria de extração e de transformação do amianto crisotila deveria se adequar ao emprego dos EPI e EPC adequados nos seus processos e procedimentos operacionais. A casa em que resido tem uma caixa de cimento-amianto há 57 anos e ninguém contraiu asbestose por isso. Acho uma boa iniciativa do governador provocar uma revisão no lobby da petroquímica.

    1. José, você está se informando com ElPays? você que tá aí arrotando conhecimento, no mínimo deveria nos dar uma fonte mais dígna. Mas vejo que de você só saem textos prontos, típico de um perfil fake. além de ofensas com o presidente da sua pátria. Ver eleitor do Haddad, fazer piadas do presidente da própria nação, acredito ser a maior piada.

    2. Leiam o que os cientistas dizem. Opinião de amador não vale. Amianto não pode ser usado para o bem da saúde pública. Quem quiser rejeitar esta ideia que vá estudar e desenvolver pesquisas para opinar.

    3. Todo material é passível de adequação à produção, estando sob controle especificamente normatizado e operacionalidade tecnológica. Não parece razoável que o amianto não seja dominável, enquanto materiais muitíssimo mais prejudiciais sejam bem utilizados em diversos bons produtos através de competentes processos de industrialização. "Há algo de muito estranho no reino "dessa" Dinamarca".

    4. Que tal fechar toda a indústria petroquímica nacional e focalizarmos somente no amianto, um produto que já foi banido em mais de 70 países? Qual tal falir a Brasílit, que já substituiu o amianto nos seus produtos, e dar mais subsídios para a Eternit, a dona da empresa em Minaçu. Depois ainda sou criticado quando chamo Bozista de apedeuta. Os exemplos são claros.

    5. E algo semelhante ao gás cfc , só interessa a grandes corporações

    1. Nao confunda "todo mundo" com você. Sabe-se muito bem, e há décadas, os efeitos deletérios do amianto.

  4. Crusoé, se vocês fizerem uma pesquisa sobre o asbesto brasileiro muito bem feitinha, vão ter muita história prá contar! Pergunte à Saint Gobain...

  5. BORA Caiado! Faz bem em peitar o STF, uma Instituição que outrora foi motivo de orgulho para a nação, ao enfrentar e punir, exemplar e altaneiramente, a Criminosa Gang do Mensalão e hoje tem o Toffoli protegendo corruptos e milicianos. Certo ou errado, este conterrâneo tem coragem de sobra e não tem medo dos figurões, sendo um dos poucos políticos que podem botar a boca no trambone, porque não tem o rabo preso e nem a bunda de fora... Força!!! 👏👏👏

    1. Exatamente!! Em acréscimo apenas o fato de que o stf tem agora na verdade é uma verdadeira gang lá inserida, empesteando a corte, externa e interna corporis.

    1. Exatamente!!! A torcida era para que o dr.Ronaldo Caiado tivesse se candidatado à Presidência da República ao invés de governador. Hoje teríamos um excelente presidente, sem patetas e cartomante ao redor, com os bons militares no governo, com toda certeza o dr. Sérgio Moro a caminho de sanear o stf, o dr.Deltan Dallagnol prestigiado, a lei imperando e decisões inteligentes no lugar das bobagens diárias. Continua sendo o candidato ideal para a sucessão na Presidência da República!

  6. Que retrocesso. Esta mineração de amianto em Minaçu é muito antiga. É um absurdo que os políticos locais e estaduais não fizeram nenhum plano decente para fazer a transição econômica do município para uma atividade menos degradante.

    1. Vinicius — por favor liste os governadores de esquerda de Goiás? Para o resto, vocês apenas zurram. Sem argumentos, apenas zurram. Bando de apedeutas. Coitados. Somente sabem zurrar!

    2. Confessa, você tem como seu ídolo e exemplo mor o Maduro!!!! Pode falar aí... todos nós já sabemos...

    3. Jose (será que homem (José) ou mulher Jose.... enfim....) você bem que poderia se mudar pra Venezuela. Você que tece críticas aos governadores atuais que tentam reparar em 6 meses o que os seus ídolos nefastos fizeram por 14 anos.

    4. Foi por também quo que o Caiado ganhou a eleição para governador José. Quem foram os governos que comandaram o estado de Goiás naquele período que o STF sancionou a a lei, foram as esquerdas que sempre iludiram e nunca fizeram nada para os trabalhadores ao não ser pedir votos e embolsar dinheiro para manter o “status quo”.

    5. José, vc não trabalha não, seu vagabundo! só fica o dia inteiro comentando pastagens.

Mais notícias
Assine agora
TOPO