Lava Jato mira propina de R$ 4 mi a Vital do Rêgo e bloqueia contas do ministro do TCU
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 25, a 73ª fase da Operação Lava Jato, que mira suposto pagamento de propina de 4 milhões de reais ao ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo para "blindar" o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. À época, ele era senador e presidia a CPMI da Petrobras. A...
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 25, a 73ª fase da Operação Lava Jato, que mira suposto pagamento de propina de 4 milhões de reais ao ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo para "blindar" o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. À época, ele era senador e presidia a CPMI da Petrobras. A juíza federal Gabriela Hardt determinou o bloqueio das contas do ministro no mesmo valor da suposta vantagem indevida. Aliados dele, como o assessor do TCU Alexandre Almeida, são alvo de busca e apreensão.
"Os pagamentos feitos pela empreiteira a tais empresas foram justificados em contratos fictícios ou superfaturados, e os valores respectivos seriam sacados pelos representantes das empresas e entregues em espécie a intermediários do investigado", afirma a PF, que cumpre 15 mandados de busca e apreensão. A operação é baseada em provas entregues por Léo Pinheiro.
Além de cumprir as buscas e apreensões, a Lava Jato também ofereceu denúncia contra Vital do Rêgo. Segundo a Lava Jato, houve duas formas de pagamento ao ex-senador. Uma delas foi por meio de contratos fictícios com empresas que, por sua vez, repassavam a propina a homens de confiança do ministro do TCU. No total, esses repasses somariam 3 milhões de reais. Os investigadores buscam ainda, com a medida deflagrada nesta terça-feira, 25, confirmar a doação de 1 milhão de reais da OAS ao Diretório Nacional do MDB, a pedido de Vital do Rego.
Os repasses em espécie a intermediários de Vital do Rêgo, de acordo com a Lava Jato, teriam ocorrido em um shopping center do Recife, no aeroclube de João Pessoa e num restaurante localizado na rodovia que liga a capital da Paraíba e a cidade de Goiana, em Pernambuco.
Por meio de nota, o ministro afirmou que "foi surpreendido na manhã de hoje com a notícia de que procuradores da Força-Tarefa de Curitiba apresentaram denúncia nos autos de inquérito judicial que tramita há quase 5 anos e que dois procuradores-gerais da República - Rodrigo Janot e Raquel Dodge - não vislumbraram elementos para formalizar o pedido de ação penal".
"Causa estranheza e indignação o fato de que a denúncia nasceu de um inquérito, aberto sem autorização do STF, Corte esta que ainda examina recurso contra a remessa da investigação para Curitiba/PR, em uma clara usurpação da competência do Supremo Tribunal Federal", disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Pedro
2020-08-25 16:31:51A dita CPMI, presidida por Vital do Rego, fez de tudo para melar as investigações. Não viram nada contra os administradores da Petrobrás. O povo precisa refletir sobre as razões que levaram os corruptos e corruptores, instalados nos três poderes da República, a se unirem no propósito de destruir a Operação Lava Jato. Acorda Brasil!
Nelson
2020-08-25 14:49:35Pronto, mais um corrupto caindo no colo STF..... Sai limpo em um mês, eita suprema corte, piada do país kkkk
Leonardo
2020-08-25 13:20:47OAS e MDB são siglas presentes em qualquer escândalo de corrupção.
Solange
2020-08-25 13:16:40Calma, máfia, GM ou DT chegarão em apoio
Giuseppe
2020-08-25 12:50:23Sou a favor da Pena de Morte para gestores e administradores públicos que roubam dinheiro publico! E ainda a família terá que pagar a bala, como na China.
Getulio
2020-08-25 11:17:59Ao extinguir, ou mutilar, a Lava Jato, as chamadas autoridades deixariam o contribuinte, que a todos remunera, desamparado e desesperado. Quem é o único aliado do contribuinte, do qual se extraem tributos de porte europeu em troca de bens e serviços públicos de padrão moçambicano? A Lava Jato, que tem demonstrado eficácia e destemor ao reaver dinheiro público roubado pelo Grande Sindicato das Tetas, integrado por bandidos que posam de políticos, empresários de araque e jabutis arborícolas.
PAULO
2020-08-25 11:11:41Vira nada não
Silvino
2020-08-25 11:07:49Não se esqueçam que sempre haverá pela frente - para os momentos de definição - o empresário juiz - GILMAU MENDES - O PALADINO DA JUSTIÇA DOS EMPRESÁRIOS, JUÍZES e POLÍTICOS CORRUPTOS. Afinal aquele que nunca se declara impedido para nada e, que quando a coisa aperta, os processos são sempre destinados ao protetor mor da corrupção endêmica.
Maria
2020-08-25 11:00:55Sem querer ser repetitiva...não se iludam... Gilmar e Toffoli logo abafarão o caso. Qto desilusão nesse país de compadrio;(
Jose
2020-08-25 10:55:39A corrupcao neste pais e pior que o covid 19 Mata o pobre e enriquece o politico Nao ha , infelizmente , pessoas em Brasilia que pense no pais Olham apenas para sua contas e das QI para os cargos de maior $$$$$ Isto e Brasil