Lava Jato do Rio denuncia Dario Messer e advogados por evasão de R$ 24 mi
A força-tarefa da Lava Jato do Rio denunciou Dario Messer, conhecido como 'doleiro dos doleiros', o operador Marco Antonio Cursini e os advogados Antônio Augusto Lopes Figueiredo Basto e Luis Gustavo Flores por evasão de divisas em valores superiores a 24 milhões de reais. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o grupo fez movimentações ilícitas através...
A força-tarefa da Lava Jato do Rio denunciou Dario Messer, conhecido como 'doleiro dos doleiros', o operador Marco Antonio Cursini e os advogados Antônio Augusto Lopes Figueiredo Basto e Luis Gustavo Flores por evasão de divisas em valores superiores a 24 milhões de reais.
Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o grupo fez movimentações ilícitas através de operações conhecidas como dólar-cabo, rede paralela de transações financeiras. Foram 32 operações realizadas por Cursini para transferir 2,5 milhões de dólares da dupla de advogados, o equivalente a 10,5 milhões de reais pelo câmbio atual, entre 2008 e 2012.
Além disso, o trio teria feito mais três operações envolvendo outras moedas, sendo 70 mil francos suíços em maio de 2010 e 21,2 mil euros entre 2009 e 2010, de acordo com as investigações da força-tarefa fluminense.
O MPF afirma que as transferências bancárias envolveram contas de diferentes titularidades no brasil para contas em um banco no exterior em nome da offshore Big Pluto Universal S.A. As contas seriam controladas por Figueiredo Basto e Luis Gustavo Flores, e não declaradas às autoridades. Em ao menos sete ocasiões houve a participação de Dario Messer.
Além disso, segundo o MPF, os dois advogados, com a ajuda de Cursini, venderam dólares para terceiros que enviaram ilegalmente divisas para o exterior, entre 2016 e 2017. Tais operações são chamadas de dólar-cabo invertido, segundo os procuradores.
Ao todo, através de oito operações de dólar-cabo invertido, foi possível promover a saída ilegal para o exterior de 3,5 milhões de dólares, segundo o MPF, valor correspondente a 14,7 milhões de reais. Messer teria participado de ao menos três dessas operações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Eduardo
2020-01-21 16:04:30Isso aí não é nem o couvert, nem a entrada do banquete que Messer pode nos oferecer. Imagina os clientes dos clientes dele. Quanta grana esse cara movimentou. Vai explodir a elite brasileira. Artistas, políticos, atletas, empresários, muita gente usou doleiro nos últimos anos. Quanto mais grana, maior a chance.
PAULÃO
2020-01-21 13:56:00Alha aí, de novo tem "adevogados" BANDIDOS na jogada. Sempre tem! Fale alguma coisa presidente da OAB; venha em rede nacional e seja homem o suficiente para CONDENAR seus filiados assaltantes. Não é possível tanta covardia sua. Como é que o slogan da OAB diz que "sem advogado não se faz JUSTIÇA"? Em toda MARACUTAIA tem ADVOGADO! Por que? Nós honestos BRASILEIROS queremos saber a sua opinião e dos conselheiros dessa (hoje) famigerada OAB. Que vergonha!
Maria
2020-01-21 13:38:21Quando será a vez de prender Roberto Teixeira advogado amigo de LULADRĂO em suas transações imobiliárias???
ROBERTO
2020-01-21 13:18:47Eba! Boas notícias.