Latitude#84 Teaser: As duas características do fujimorismo no Peru

01.07.24 10:25

O fujimorismo é o movimento criado em torno do ex-ditador do Peru, Alberto Fujimori, que deixou a prisão em junho após ficar 17 anos na cadeia, condenado por crimes contra a humanidade e corrupção.

De acordo com o cientista político Carlos Meléndez, professor da Universidade Diego Portales, no Chile, o fujimorismo tem duas características principais.

O fujimorismo se fundou sobre o legado de Alberto Fujimori, com duas áreas importantes. Na economia, uma recuperação econômica aplicando medidas de ajustes de modelo neoliberal, as quais tiraram o Peru da hiperinflação e da crise tremenda que vivemos na década de 1980. É um legado de políticas pró-mercado. Por outro lado, o fujimorismo também traz consigo a ideia de que vale tudo para resolver o problema da insegurança pública“, diz Meléndez em conversa para o podcast Latitude.

Nesse vale-tudo da segurança do fujimorismo, está incluído violar direitos humanos. “Em alguns setores sociais há um certo pragmatismo, pois algumas pessoas acreditam que é preciso sacrificar valores democráticos em nome da segurança pública. Alguns desses setores da população apoiaram Fujimori em certo momento, assim como hoje à os que apoiam o presidente Nayib Bukele, em El Salvador“, diz Meléndez.

O partido Fuerza Popular, de Keiko Fujimori, foi fundado com base nesses dois valores principais.

Segundo Meléndez, fujimorismo é hoje a principal força política no Peru, apesar de ter apenas 15% das intenções de voto. Há 28 partidos no país.

 

 

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.

 

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

 

Assista a um trecho do Latitude abaixo:

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO