Latitude#84 Teaser: A presidente viajante do Peru

01.07.24 07:21

Com uma aprovação ínfima entre a população e cumprindo um mandato tampão, a presidente do Peru, Dina Boluarte, resolveu viajar pelo mundo. Em meados de junho, ela apareceu vestindo um training com o símbolo do desenho animado dos Simpsons durante uma conexão em Paris, na França, com destino à China.

Dina Boluarte é uma presidente impopular, que só tem o respaldo de uma aliança circunstancial no Congresso“, diz o cientista político peruano Carlos Meléndez, professor da Universidade Diego Portales, em Santiago, no Chile. “Ela é mais impopular do que foi Michel Temer, no Brasil. Tem apenas 5% de aprovação. Mas há uma coalizão no Congresso que permite que ela continue governando“, diz Meléndez, que participou do podcast Latitude.

Mas não se trata de uma coalizão de partidos como a que Temer construiu, aproveitando-se da sua experiência política. “Simplesmente, ela não tem nenhuma experiência. A questão é que os parlamentares não querem mais crises, pelo menos por enquanto“, diz Meléndez. “Se Dina Boluarte for destituída, seria preciso adiantar as eleições e os parlamentares seriam obrigados a deixar seus postos“.

O que ela gosta de fazer é viajar, participar de eventos internacionais“, diz o cientista político.

Este ano, Dina Boluarte foi bastante criticada pela imprensa após aparecer com diversos relógios de luxo em seu pulso. A presidente não declarou os bens para a Receita e não se sabe quem os deu de presente para ela, o que gera suspeita de conflitos de interesses.

 

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.

 

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

 

Assista a um trecho do Latitude abaixo:

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO