Latitude#76: Os desvarios de Petro
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, enfrenta a pior crise de imagem desde o início de seu mandato. Mais de 400.000 colombianos protestaram em uma dezena de cidades em 21 de abril, segundo estimativas de autoridades locais. Em entrevista ao episódio do podcast Latitude deste sábado, 4 de maio, o advogado colombiano Carlos Augusto Chacón,...
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, enfrenta a pior crise de imagem desde o início de seu mandato.
Mais de 400.000 colombianos protestaram em uma dezena de cidades em 21 de abril, segundo estimativas de autoridades locais.
Em entrevista ao episódio do podcast Latitude deste sábado, 4 de maio, o advogado colombiano Carlos Augusto Chacón, diretor-executivo do Instituto de Ciência Política da Colômbia, explica que diversos motivos explicam o desgaste social do presidente.
Dentre eles, estão ataques à autonomia de instituições de Estado, como o Ministério Público.
"Petro também disse que quer começar um processo constituinte para propor mudanças na Constituição. Teme-se muito que ele queira mudá-la por mecanismos não legais para se perpetuar no poder", acrescenta Chacón.
Mas, o principal motivo é uma reforma que o governo tenta implementar sobre o sistema de saúde público.
Petro quer estatizar, por completo, o sistema, que hoje conta com uma parceria de empresas privadas.
"No caso da saúde, o governo não tem enviado recursos às entidades prestadoras de saúde, que são privadas, o que leva a problemas de financiamento e, logo, problemas na prestação dos serviços", afirma Chacón.
Ao Latitude, o advogado também analisa as negociações entre o governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).
Ele afirma que Petro considera garantir autonomia local aos guerrilheiros em algumas partes da Colômbia.
"O que se cogita é a definição de uma série de atividades e projetos em certos territórios onde a guerrilha tem presença. Isso gera preocupação, porque não sabemos se isso se tratará de um co-governo armado entre Estado e guerrilha", diz Chacón.
Ainda no episódio de Latitude deste sábado, o advogado fala sobre a crise de governabilidade de Petro desde o fim de sua coalizão eleitoral, em abril de 2023.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da Revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)