Latitude#75 Teaser: As raízes do antissemitismo nas universidades americanas
Dezenas de universidades americanas registraram manifestações contra Israel e contra judeus nos últimos dias. O sentimento antissemita que foi exposto em frases como "matem mais um soldado (israelense)", "Israel deve cair", "a Palestina é árabe" e "Palestina livre, do rio ao mar" vem sendo cultivado há vários anos nos campi dos Estados Unidos. "Esses protestos...
Dezenas de universidades americanas registraram manifestações contra Israel e contra judeus nos últimos dias.
O sentimento antissemita que foi exposto em frases como "matem mais um soldado (israelense)", "Israel deve cair", "a Palestina é árabe" e "Palestina livre, do rio ao mar" vem sendo cultivado há vários anos nos campi dos Estados Unidos.
"Esses protestos não são de agora. A gente vê isso ocorrendo há muito tempo", diz Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fisesp.
Segundo ele, o movimento BDS (sigla para Boicote e Desinvestimento e Sanções) teve uma grande atuação nas universidades. Embora não tenha alcançado os seus objetivos, como o de prejudicar economicamente ou cientificamente o Estado israelense, o BDS conseguiu espalhar sua ideologia entre os estudantes.
"Se, por um lado, o BDS não teve um sucesso em (boicotar) produtos israelenses, é possível ver que eles tiveram sucesso entre os jovens, principalmente americanos, nas universidades. Essas manifestações já aconteciam, mas tinham um caráter muito menor", diz Knobel.
Ele acredita também que ONGs financiadas por outros países tiveram participação na disseminação do antissemitismo.
"O Catar, um dos países que mais fornece para as universidades americanas talvez seja um dos principais responsáveis por isso. Ao fornecer verba, com certeza, o Catar quer uma contrapartida. Talvez não seja uma contrapartida formal, mas seguramente pede uma contrapartida informal. Muitos do que nós estamos vendo tem o dedo do Catar e de outros estados e países, que muitas vezes são ditaduras que querem impor o seu regime dentro das universidades", diz Knobel.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista a um trecho do Latitude abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)