Latitude#68: A experiência dos médicos brasileiros no Benin
Trinta estudantes de medicina brasileiros e seus professores foram ao Benin, na África, em fevereiro deste ano, para tratar pacientes de uma comunidade no lago de Lok-Po. Lá, eles descobriram que as mulheres inférteis são descartadas das famílias, que aquelas que gritam na hora do parto são agredidas pelas parteiras e que crianças costumam morrer...
Trinta estudantes de medicina brasileiros e seus professores foram ao Benin, na África, em fevereiro deste ano, para tratar pacientes de uma comunidade no lago de Lok-Po. Lá, eles descobriram que as mulheres inférteis são descartadas das famílias, que aquelas que gritam na hora do parto são agredidas pelas parteiras e que crianças costumam morrer à noite ao caminharem pela região e caírem em buracos ou na água.
"As pacientes são muito hostilizadas. A gente está muito acostumado a ver no Brasil e no mundo moderno o parto humanizado, em que a mulher tem a liberdade para se expressar e se posicionar, em vários aspectos. Lá, não. Você assiste a um parte sem som, sem grito, sem gemido. É como se ela não estivesse sentindo dor", diz o médico ginecologista e obstetra Rodrigo Dias Nunes, que já esteve cinco vezes no Benin e participou da missão com estudantes brasileiros este ano. "As parteiras hostilizam demais as mulheres, inclusive fisicamente. As pessoas que trabalham nesses lugares entendem que o grito é uma agressão a elas."
Nunes participou do podcast Latitude desta semana, ao lado do cirurgião pediátrico José Lucio Martins Machado. Eles participam da Inspirali, uma rede de gestores de cursos de medicina de catorze universidades brasileiras.
A Inspirali já organizou cinco viagens para a Amazônia brasileira. A primeira para o Benin ocorreu este ano. Nunes e Machado compartilham a experiência dos alunos e comparam a realidade que encontraram na Amazônia e no Benin.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
AEC
2024-03-10 18:12:00Vale muito ver esta entrevista, Marcia...
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-03-09 18:21:34Não vou ver essa entrevista. Deve ser muito enriquecedora, mas só de ler o teaser já me deixou muito comovida. Muito triste. Eu me compadeço demais com essas mulheres e seus filhos.