Latitude#34: Macron, um centrista espremido pelos extremos
A professora de Relações Internacionais da ESPM Eveline Vieira Brígido acredita que o presidente da França, Emmanuel Macron, terá dificuldade em aprovar uma nova lei de migração no Congresso. Macron quer, ao mesmo tempo, facilitar a entrada de migrantes qualificados e expulsar os ilegais. No primeiro objetivo, enfrenta a resistência da direita radical. No segundo,...
A professora de Relações Internacionais da ESPM Eveline Vieira Brígido acredita que o presidente da França, Emmanuel Macron, terá dificuldade em aprovar uma nova lei de migração no Congresso.
Macron quer, ao mesmo tempo, facilitar a entrada de migrantes qualificados e expulsar os ilegais. No primeiro objetivo, enfrenta a resistência da direita radical. No segundo, da esquerda populista.
O presidente também não está numa situação confortável. Após os protestos pela morte violenta do jovem Nahel M. pela polícia, ele viu sua aprovação cair quatro pontos. Quem ganhou popularidade foi sua rival, Marine Le Pen, de direita, que tem dado apoio às forças de segurança.
Eveline também conversou sobre o protecionismo dos produtores rurais franceses e sobre a Cúpula Celac-UE, que acontece nesta semana. Ela conversou com os jornalistas Duda Teixeira e Rogério Ortega.
Assista ao vídeo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Odete6
2023-07-17 13:18:34Lá como cá, é preciso findar definitivamente com essa nefasta polarização e, deixar governarem líderes equilibrados, íntegros, preparados e racionais, sem comprometimento algum com nenhum fanatismo doentio e destrutivo, com o perdão da redundância. Isso é um fato óbvio, lógico, elementar mas, parece que as populações nunca ponderam a respeito na época das eleições, portanto lembrar essa realidade é a melhor das campanhas e deve permanecer constante.
Odete6
2023-07-17 13:04:20Esses "Le Pen", pai e filha, são um karma maldito na vida dos cidadãos franceses decentes, bem como a esquerdalha nociva, fanática e igualmente doentia, que há décadas transtorna a vida do país.
Odete6
2023-07-17 12:51:42Macron é sim um bom presidente. Os franceses são boa gente mas, não são fáceis e o país tem suas múltiplas complexidades, dificílimas de administrar.