Latitude#30: os fatores que determinarão o voto este ano na Argentina
O consultor e analista político Gustavo Córdoba (foto), diretor do instituto de pesquisas Zubán Córdoba, na Argentina, fala das previsões para as eleições presidenciais no país. As disputas primárias, para decidir quais serão os candidatos em cada partido, ocorrerão em agosto. O primeiro turno está marcado para outubro. Nesta eleição, Maurício Macri e Cristina Kirchner,...
O consultor e analista político Gustavo Córdoba (foto), diretor do instituto de pesquisas Zubán Córdoba, na Argentina, fala das previsões para as eleições presidenciais no país. As disputas primárias, para decidir quais serão os candidatos em cada partido, ocorrerão em agosto. O primeiro turno está marcado para outubro.
Nesta eleição, Maurício Macri e Cristina Kirchner, dois ex-presidentes, desistiram de concorrer este ano porque não tinham chances. Ao fazer isso, contudo, a atual vice-presidente criou problemas para a oposição. "Ao sair da corrida, Cristina precipitou a briga dentro da oposição. O anti-kirchnerismo é uma das características mais importantes que define a política argentina, e agora a oposição está brigando, vendo uma chance passar pela frente, mas sem saber como aproveitá-la", diz Córdoba.
Os dois nomes mais fortes no peronismo que podem levar a candidatura são o do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e o ministro da Fazenda, Sergio Massa. "Scioli é resiliente. É um sobrevivente em um monte de coisas. O kirchnerismo resistiu muito a ele no início de sua carreira política mas hoje, creio que ninguém fala mal dele no peronismo", diz Córdoba.
Córdoba acredita que os eleitores moderados definirão a eleição. "Quem conseguir interpretar e dialogar com o eleitor moderado conseguirá a vantagem necessária para vencer a eleição", diz o consultor.
O podcast Latitude vai ao ar neste sábado, 17, às 18h.
Assista ao vídeo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2023-06-17 13:13:17Nada de novo ocorrerá na Argentina cujo povo é o mesmo lixo laTRino-americano com a insana ilusão que são europeus e não passam de mendigos.