Latitude#22: eleições na Argentina, MendoExit e vinho amarelo
A edição 22 do podcast Latitude, que vai ao ar neste sábado (22), conversa com o argentino Hugo Laricchia, integrante do movimento MendoExit, que pede maior autonomia para a província de Mendoza (foto), célebre por sua produção de vinhos. Ele fala sobre a inclinação política da região, onde o libertário Javier Milei lidera as pesquisas,...
A edição 22 do podcast Latitude, que vai ao ar neste sábado (22), conversa com o argentino Hugo Laricchia, integrante do movimento MendoExit, que pede maior autonomia para a província de Mendoza (foto), célebre por sua produção de vinhos. Ele fala sobre a inclinação política da região, onde o libertário Javier Milei lidera as pesquisas, e sobre o pleito presidencial deste ano.
“O peronismo [de Alberto Fernández] não tem a menor condição de ganhar essas eleições. Não há nenhuma possibilidade de que o peronismo continue governando a partir de dezembro de 2023, a data de mudança de presidente. Solucionar o problema da inflação, de 110%, requer um ajuste", diz Laricchia.
O argentino afirma ainda que, apesar do nome, o MendoExit não é um movimento separatista e defende que se dê "a Mendoza tudo que é de Mendoza" —ele calcula que a província perca anualmente US$ 1,5 bilhão, diferença estimada entre o que se paga ao governo central e o que se recebe em contrapartida. Guia turístico, Laricchia também comenta as inovações no mundo das “bodegas”, como o vinho amarelo: vinho branco feito com a pele das uvas.
Apresentado pelos jornalistas Duda Teixeira e Rogério Ortega, o podcast Latitude vai ao ar às 18h deste sábado, nos canais de O Antagonista no YouTube, no Spotify e no Apple Podcasts.
Atualização: após a gravação do programa, na sexta, 21, Alberto Fernández afirmou que não tentará a reeleição
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2023-04-22 13:11:49A Argentina sairá desta situação vexatória enquanto o Brasil sob uma quadrilha mergulhará no caos ... triste destino.