Latitude#78: Guerra entre Israel e Hamas favorece Trump
O professor de ciência política do Berea College, no estado americano de Kentucky, Carlos Gustavo Poggio acha que a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas terá bastante peso na eleição americana de novembro. Poggio, acredita que o tema deve favorecer principalmente o provável candidato republicano Donald Trump. Doutor em relações internacionais, o pesquisador...
O professor de ciência política do Berea College, no estado americano de Kentucky, Carlos Gustavo Poggio acha que a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas terá bastante peso na eleição americana de novembro.
Poggio, acredita que o tema deve favorecer principalmente o provável candidato republicano Donald Trump.
Doutor em relações internacionais, o pesquisador acha que o favorecimento a Trump deve se dar não tanto porque jovens democratas reprovam a ajuda dos Estados Unidos a Israel, e sim porque eleitores moderados podem aderir ao discurso da lei e da ordem para conter os protestos pró-Palestina em diversos lugares. Nos Estados Unidos, atualmente, esse discurso é personificado em Donald Trump.
"Normalmente, os temas internacionais, de política externa, não predominam nas eleições. Existem algumas exceções como a Guerra do Vietnã e a Guerra do Iraque. Nesta eleição, o tema não serão tão importante como nesses dois episódios, dos anos 60 e início dos anos 2000, mas vai ser mais importante do que a média das eleições americanas. Isso a gente viu nos debates entre os pré-candidatos republicanos, seja falando da Guerra da Ucrânia ou do conflito no Oriente Médio", diz Poggio, em entrevista ao podcast Latitude desta semana.
"Eu não acredito na ideia de que o Biden vai perder eleitores jovens, que tradicionalmente votam no Partido Democrata. Primeiro, porque o eleitor jovem já não vota. O comparecimento às urnas dos jovens nos Estados Unidos é abaixo de 50%", diz Poggio.
"Se houver uma percepção entre os eleitores do Biden, que são mais à direita, de que a coisa está descambando para uma violência e que é necessário impor lei e ordem, então o democrata pode perder esses votos. Esse é um eleitor mais velho, mais conservador e que vota. É o cenário ideal para o Donald Trump."
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da Revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)