Latitude #77: Negacionismo climático não tem lado político
Os brasileiros que não acreditam no aquecimento global estão tanto à direita quanto à esquerda do espectro político. Essa é a conclusão de um estudo científico publicado na revista Nature feito pelo pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Matias Spektor, o convidado do podcast Latitude desta semana. Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e...
Os brasileiros que não acreditam no aquecimento global estão tanto à direita quanto à esquerda do espectro político.
Essa é a conclusão de um estudo científico publicado na revista Nature feito pelo pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Matias Spektor, o convidado do podcast Latitude desta semana.
Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, onde os negacionistas são mais próximos da direita, no Brasil e na América Latina esse fenômeno não está relacionado à orientação política.
"Na América Latina no geral, e no Brasil em particular, a crença ou a descrença na mudança de clima não é mediada pela orientação política. Essa é uma notícia excelente porque, a princípio, nada impediria uma coalizão pró-clima incluindo eleitores de direita", diz Spektor.
"Isso nos mostra que mesmo cidadãos que votam na direita podem demandar do sistema político respostas para a crise climática. Esse é um dos principais chamativos da nossa pesquisa, porque é muito diferente do que a gente sabia sobre outras regiões do mundo", diz o professor de Relações Internacionais.
A pesquisa também concluiu que o principal fator ligado ao ceticismo climático é o seu grau de individualismo. Pessoas que acreditam que o Estado não é capaz de dar soluções e confiam mais em si mesmos, na própria família, na igreja ou no grupo mais próximo tendem a não acreditar nas mudanças climáticas.
Mas esse grupo dos individualistas, segundo Spektor, está tanto na direita quanto na esquerda.
A região do Brasil mais cética sobre os impactos severos do clima, segundo a pesquisa, foi o Nordeste, seguida pelo Sul.
Spektor também comentou sobre as desavenças entre o governo Lula e os presidentes de esquerda e de direita da América Latina.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da Revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)