Latitude #58 Teaser: A diplomacia isolada de Boric
O presidente do Chile, Gabriel Boric, é o principal representante da nova esquerda na América Latina. Trata-se de uma esquerda independente de maniqueísmos ultrapassados. Um exemplo é o posicionamento crítico a ditaduras latinoamericanas de esquerda, em especial a Venezuela. "Dados conflitos recentes, tanto Rússia e Ucrânia quanto Israel e Palestina, Boric tem sido bastante assertivo...
O presidente do Chile, Gabriel Boric, é o principal representante da nova esquerda na América Latina. Trata-se de uma esquerda independente de maniqueísmos ultrapassados.
Um exemplo é o posicionamento crítico a ditaduras latinoamericanas de esquerda, em especial a Venezuela.
"Dados conflitos recentes, tanto Rússia e Ucrânia quanto Israel e Palestina, Boric tem sido bastante assertivo nos fóruns internacionais, inclusive dando umas cutucadas no Lula", disse o cientista político Rodolfo de Camargo Lima na edição do podcast Latitude deste sábado, 30 de dezembro.
Segundo Lima, pesquisador do Itamaraty e da Universidade Católica de Temuco, no Chile, a geografia permite a independência da diplomacia de Boric.
"O Chile se beneficiou por muito tempo do fato de estar do outro lado da Cordilheira dos Andes. Ele ficou mais isolado. Ele é mais inserido regionalmente no Pacífico", afirmou Lima.
"Assim, o Chile tem mais liberdade para se pronunciar e isso dá mais liberdade para o Boric ser mais assertivo e cavar ganhos políticos eleitorais", acrescentou.
Em contraposição, o Brasil é mais sensível às relações diplomáticas na América Latina, incluindo as ditaduras, o que dificultaria mesmo o trabalho de um governo não alinhado ideologicamente com os autocratas de esquerda.
"O Brasil, querendo ou não, é um jogador mais importante tanto regionalmente como internacionalmente. E considerando nossa posição geopolítica no Cone Sul, é importante pela nossa tradição de política externa não fechar canais de diálogo com vizinhos, isso inclui a Venezuela", disse Lima.
"Se o presidente ou o ministro das Relações Exteriores dá uma declaração um pouco mais dura, isso pode fechar canais de diálogo e isso diminui o nosso poder de influência", acrescentou.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista a um trecho aberto do Latitude abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)